A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
QUESTIONÁRIO - Suporte Básico de Vida

Pré-visualização | Página 1 de 2

QUESTIONÁRIO - Suporte Básico de Vida – Nota 10
Questão 1
Segundo o Conselho Federal de Medicina (Resolução CFM nº 1451/95), “define-se por urgência a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata”. Já o conceito de emergência é entendido como “a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato”. Sobre o cuidado emergencial, é verdadeiro o que se afirma em: 
I - Pode ser definido como o cuidado episódico ministrado ao paciente que solicita atendimento. 
II - Deve-se realizar uma avaliação inicial rápida para identificar os problemas com risco de vida (via aérea, respiração). 
III - Os pacientes que apresentam condições como: choque, parada cardíaca e eclampsia devem receber um atendimento de urgência. 
IV - Pacientes estabilizados, mas com quadro clínico que exige intervenções médicas em algumas horas, devem receber um atendimento de emergência. 
Escolha uma: 
a. Afirmativa I e III. 
b. Afirmativa I e II. 
c. Afirmativa II e IV.
d. Apenas IV.
e. Apenas II. 
Questão 2
Considere tal situação: Você é enfermeiro do ambulatório da cardiologia e uma paciente entra na sala de espera referindo dor no peito e perde a consciência. A recepcionista pede sua ajuda, pois o médico está atendendo outro paciente. Assinale a alternativa que melhor descreve a sequência de ações recomendadas. 
Escolha uma: 
a. Pedir ajuda, checar pulso, iniciar as compressões torácicas, olhar se apresenta movimentos ventilatórios, abrir vias aéreas e realizar ventilações. 
b. Administrar respirações de resgate, verificar sinais de circulação, pedir ajuda e iniciar as compressões torácicas externas. 
c. Pedir ajuda, checar pulso, avaliar consciência, abrir as vias aéreas e, na sequência, fornecer respirações de resgate, se necessário.
d. Abrir as vias aéreas, se necessário fornecer respirações de resgate, verificar sinais de circulação e pedir ajuda, caso estes sinais estejam ausentes.
e. Avaliar consciência, pedir ajuda, checar pulso, olhar se há movimentos ventilatórios, iniciar as compressões torácicas, abrir vias aéreas e realizar ventilações. 
Questão 3
“A Emergência Médica é uma ocorrência perigosa; um incidente que exige atuação imediata, envolvendo uma ou mais vítimas, havendo a necessidade de um conjunto de meios extra e intra-hospitalares, contemplando intervenções pluridisciplinares para facilitar uma ação rápida e eficaz.” Leia as afirmações abaixo referente aos objetivos de atendimento em uma emergência médica e escolha a alternativa correta: 
I. Identificar alterações das funções vitais, tais como, parada cardíaca e ventilatória, hemorragia, sinais e sintomas de choque, lesões cerebrais e medulares.
II. Avaliar sinais vitais.
III. Detectar alterações morfológicas e funcionais.
IV. Estabilizar e reverter situações de emergências. É correto afirmar:
Escolha uma: 
a. Todas as afirmações estão incorretas. 
b. Todas as afirmações estão corretas. 
c. Afirmações I e II.
d. Afirmações II e III.
e. Afirmações III e IV.
Questão 4
As queimaduras podem ser classificadas de acordo com o mecanismo agressor, em físicas e químicas. As queimaduras causadas por agentes químicos podem ser provocadas por ácidos ou álcali. Atualmente, são identificados mais de 25.000 produtos capazes de causar tais lesões. Referente à temática, analise a seguir os cuidados que devem ser oferecidos devido a uma queimadura química e escolha a alternativa incorreta: 
Escolha uma: 
a. Não remover a substância da pele ou roupas que provou a queimadura devido ao risco de autocontaminação. 
b. Encaminhar o indivíduo ao hospital o mais precoce possível. 
c. Cobrir a área lesionada com compressa estéril.
d. Enxaguar o local com água por 20 minutos.
e. Se a substância estiver seca, é indicado escovar o excesso e lavar após.
Questão 5
Você está almoçando com um grupo de amigos quando, subitamente, um dos clientes do restaurante, um adulto IMC 23 se engasga, a pessoa tenta tossir e não consegue e você visualiza que ela está muito agitada, em pé, levando a mão a garganta, com dificuldade em falar e iniciando desconforto respiratório. Considerando a Manobra de Heimlich que deve ser aplicada à vítima de engasgamento, analise as afirmativas a seguir e escolha a alternativa incorreta: 
Escolha uma: 
a. Em vítimas gestantes e obesos, deve-se realizar golpes abdominais e subdiafragmáticos. 
b. Momentos que antecedem a manobra: mantenha a pessoa em uma posição ereta, certifique-se que o espaço é suficiente e seguro para realizar a manobra. 
c. Estão entre os sinais e sintomas da OVACE, dificuldade para falar ou a vítima não fala; dificuldade para respirar; tosse fraca ou não tosse ou tosse silenciosa; cianose, sinal de angústia (sinal universal da asfixia).
d. Antes de iniciar a manobra o socorrista deve certificar-se de que a pessoa esteja realmente engasgada. As pessoas que realmente estão se asfixiando, muitas vezes, colocam suas mãos em torno da garganta e têm um olhar de desespero ou pânico em seus rostos.
e. Para o procedimento, posicione-se atrás da vítima, circunde seus braços na cintura da vítima; feche o punho de uma das mãos; posicione o punho com polegar voltado para o abdômen da vítima, e a outra mão sobre o punho; aplique pressionando para dentro e para cima, na região logo acima da cicatriz umbilical.
Questão 6
A asma é caracterizada pelo estreitamento dos bronquíolos, ocasionando dificuldades na passagem do ar atmosférico para os pulmões, resultando em comprometimento do ciclo respiratório e outras alterações graves. Referente à temática, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa incorreta: 
Escolha uma: 
a. Deve-se tentar tranquilizar a vítima para se eliminar o componente emocional. 
b. Estão entre os sintomas de uma crise asmática: tosse seca e repetitiva, dispneia, respiração sibilante, audível, ruidosa, fraca e difícil, pulso lento, ruborização, sudorese, prostração, apatia e ausência de cianose em extremidades. 
c. Durante a crise asmática, torna-se necessário manter o indivíduo em local arejado onde não haja pó, cheiros ou fumo.
d. Não devem ser administradas as medicações de resgate em crises moderadas a grave devido ao risco de piora da gravidade, portanto, o paciente deve ser encaminhado ao hospital e na instituição ser medicado.
e. Se a vítima não apresentar melhora da crise, esta deve ser transportada ao Hospital.
Questão 7
Considere esta situação hipotética: Você está na praia e presencia um adulto sendo resgatado do mar devido afogamento. Considerando os cuidados que devem ser prestados a uma vítima de afogamento, em água doce ou em água salgada, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta. 
I. A respiração boca a boca somente deverá ser feita fora da água.
II. A cabeça deve ficar em nível inferior para facilitar a drenagem da água dos pulmões.
III. Quando a vítima de afogamento apresenta tosse e não apresenta espuma na boca ou nariz, usualmente, não necessita de atendimento médico.
IV. O transporte tipo Australiano da água para areia provoca menos vômitos e mantém vias aéreas abertas.
É correto afirmar:
Escolha uma: 
a. As afirmações II, III e IV estão corretas. 
b. As afirmações I e II estão corretas. 
c. Todas as afirmações estão incorretas.
d. As afirmações III e IV estão corretas.
e. As afirmações I e IV estão corretas.
Questão 8
Você presencia uma queda de moto. O SAMU é chamado e você começa a realizar o atendimento da vítima que está na calçada até que o atendimento especializado chegue ao local. Para casos como o descrito, o profissional de saúde deve executar uma avaliação padronizada: Qual a sequência de avaliação que deve ser seguida? 
Escolha uma: 
a. Avaliar via aéreas com proteção de coluna cervical, avaliar respiração, avaliar a circulação e sinais de hemorragia, realizar avaliação neurológica e expor o paciente com controle de hipotermia. 
b. Expor o paciente para controle de hemorragia, avaliar via aéreas com

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.