Buscar

Fatores Determinantes da Primeira Guerra Mundial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fatores Determinantes da Primeira Guerra Mundial
· Morte do herdeiro do trono austríaco Francisco Fernando e sua esposa, no dia 28 de junho de 1914;
· Progresso do capitalismo e consequentes problemas sociais do proletariado urbano e dos trabalhadores pobres em geral;
· O imperialismo e o colonialismo gerados pelo extraordinário crescimento industrial que acirrava os choques de interesse econômico e político entre as potências industrializadas;
· O expansionismo alemão e a transformação da Alemanha na maior potência industrial da Europa, fizeram brotar contra ele uma rivalidade na França, Inglaterra e Rússia;
· O antigermanismo francês, em consequência da Guerra Franco-Prussiana (1870-1871), na qual a França foi derrotada e obrigada a entregar para os alemães as regiões de Alsácia e Lorena, esta última rica em minério de ferro;
· A rivalidade russo-germânica, causada pela pretensão alemã de construir uma estrada de ferro ligando Berlim a Bagdá. A Rússia reagiu, pois a estrada ligaria a Alemanha ao Oriente Médio, rico em petróleo e possuidor de um atraente mercado consumidor, além de passar por regiões onde os russos pretendiam aumentar sua influência;
· O antigermanismo inglês, resultado da concorrência industrial alemã. À vésperas da guerra os produtos alemães e ingleses concorriam em mercados que até então haviam sido dominados exclusivamente pela Inglaterra. Quando os produtos alemães começaram a penetrar na própria Inglaterra, a burguesia industrial e financeira inglesa, passou a alimentar a ideia de que a Alemanha deveria ser contida.
Contexto Histórico
Na década que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, a Península Balcânica vivia em eterno conflito.
O Império Austro-Húngaro, composto de povos de diferentes nacionalidades, sentia-se ameaçado pelas manifestações nacionalistas de suas minorias étnicas, principalmente dos tchecos e dos eslavos do sul.
Os sérvios pretendiam formar a Grande Sérvia, que englobaria a Bósnia e a Herzegóvina, e todos os povos eslavos que viviam em regiões dominadas pela Áustria. Para os austro-húngaros, a Sérvia era uma ameaça e deveria ser eliminada.
Outra grande ameaça para o Império Austro Húngaro era o Império Russo. Esta nação eslava, que defendia a ideia de que tinham a missão de libertar os eslavos do domínio dos turcos e dos austríacos.
Alemanha, França, Áustria-Hungria,Rússia e Reino Unido sentados no caldeirão "Problemas dos Balcãs" que está prestes a explodir
Por sua vez, a Rússia tinha tratados de amizade e defesa com a Sérvia, que garantiam a intervenção do Império caso ela fosse atacada. Com este acordo, a Rússia também pretendia impor monopólios comerciais na região.
Em 1908, a Áustria anexou a Bósnia e a Herzegóvina frustrando as pretensões da Sérvia. A região entra em sucessivas guerras internas e a partir daí aceleraram-se os passos rumo à guerra mundial que se conhecerá a partir de 1914.
Com o assassinato do herdeiro do trono austríaco e sua esposa, o Império Austro-Húngaro dá um ultimatum à Sérvia. O Império exige participar do tribunal que julgaria o culpado, o estudante Gavrilo Princip.
A Sérvia não aceita esta condição e o Império Austro-Húngaro declara guerra ao país fazendo girar a complexa engrenagem de acordos e tratados das nações europeias. Dentro de um ano, as colônias europeias também estariam envolvidas no conflito.
Assim, vemos que a morte do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa Sofia, foi um pretexto para a explosão de um conflito que poderia ser limitado às duas nações.
No entanto, envolveu as grandes potências imperialistas e seus aliados, entre 1914 e 1918.

Outros materiais