Buscar

Estudo dirigido - Epidemiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
 
ENFERMAGEM - P
 
MARIA LUIZA CANDIDO CARDOSO
 
EXERCÍCIO
 
OBS: As respostas estão na cor vermelha e em negrito.
 
1. Qual alternativa não pode ser elencada como definição da epidemiologia
a. Epidemiologia é a principal ciência da saúde coletiva, da informação e das formações profissionais em saúde.
b. Ciência que estuda a distribuição das doenças e suas causas em populações humanas.
c. Ciência que estuda o processo saúde-enfermidade na sociedade, propondo medidas de prevenção e controle, produzindo informação para apoiar a tomada de decisão nas ações em saúde.
d. Ciência que estuda a doença no indivíduo analisando caso a caso.
 
2) São aplicações da epidemiologia
a. Estudo dos determinantes de saúde-doença, estudo dos tratamentos, avaliação de tecnologia e processos no campo da saúde
b. Estudo dos determinantes de saúde-doença, análise da situação de saúde, avaliação de tecnologia e processos no campo da saúde
c. Estudo do diagnóstico e o tratamento de doenças, análise da situação de saúde, qualificação do modo de fazer saúde
d. Avaliação de tecnologia e processos no campo da saúde, análise da situação de saúde, qualificação do modo de fazer saúde
 
1. São pilares da epidemiologia:
a. Clínica, estatística e matemática.
b. Clínica, matemática e biologia,
c. Biologia, matemática e medicina social.
d. Clínica, estatística e medicina social.
 
1. Marque com V ou F, indicando se verdadeiro ou falso, as assertivas acerca dos acontecimentos históricos envolvendo a epidemiologia no século XIX.
 
( V ) Fortalecimento da medicina científica de caráter individual, curativo com o avanço da fisiologia, da patologia e da bacteriologia, superando o enfoque coletivo higienista da medicina social.
 
( V ) Nascimento da medicina social após o processo de revolução industrial que trouxe impactos para as condições de vida e saúde das populações.
 
( F ) A ascensão da medicina social com o avanço da fisiologia, da patologia e da bacteriologia, devido a pensadores como Virchow e Pasteur.
 
( V ) Consolidação da hegemonia da medicina científica no final do século com a publicação do relatório Flexner que preconizava o enfoque reducionista ao ensino médico e a valorização do âmbito individual no campo da saúde.
 
 
1. Associe a primeira coluna com a segunda a respeito dos cientistas e suas principais contribuições no século XIX para a evolução da epidemiologia
 
 
1. John Snow
2. Florence Nightingale
3. Louis Pasteur
 
( 2 ) Realizou estudos pioneiros sobre a mortalidade por infecção pós-cirúrgica nos hospitais militares na Guerra da Criméia, introduzindo o gráfico setorial e o aperfeiçoamento de estudos comparativos controlados.
 
( 1 ) Tratou do problema médico-soci al da epidemia de cólera como uma questão científica, rejeitando a hipótese miasmática sobre a origem da epidemia, afirmando a via de transmissão hídrica de microorganismos e os aspectos sociais relacionados ao evento.
 
( 3 ) Trouxe muitas contribuições para a microbiologia e para a medicina, especialmente quando se trata de esterilização e assepsia. Ampliou o conceito de teoria microbiana e destacou-se no desenvolvimento de vacinas contra doenças como a cólera aviária e raiva. 
 
 
1. Marque com V ou F, indicando se verdadeiro ou falso, as assertivas acerca dos acontecimentos históricos envolvendo a epidemiologia no século XX
 
( V  ) A crise econômica mundial na primeira metade do século precipitou uma crise na medicina científica, permitindo a redescoberta do caráter social e cultural das doenças e da medicina.
 
( V  ) Nesse século a investigação epidemiológica experimentou a mais profunda transformação de sua história, tendo como resultado a matematização da área, ampliação dos banco de dados, dando maior precisão às técnicas analíticas.
 
( V  ) Na década de 1980 consolida-se a proposta da epidemiologia clínica, com uma maior ênfase metodológica nos procedimentos de identificação de casos e na avaliação da eficácia terapêutica, conformando a conhecida medicina baseada em evidências.
 
( V  ) Nesse século, no campo da saúde, organizou-se o movimento da medicina comunitária, baseado na implantação de centros de saúde, subsidiados pelo governo, para efetuar ações preventivas e prestar cuidados básicos de saúde à população.

Outros materiais

Outros materiais