Buscar

3 PROVA DISCURSIVA - LEGISLAÇÃO ADUANEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nas comercializações de mercadorias e bens entre países, temos severas fiscalizações nas alfândegas, Receita Federal e demais órgãos competentes, respeitando as leis de cada país. Com relação às mercadorias exportadas ou importadas, o despacho aduaneiro tem a função de verificar os dados declarados pelo exportador ou importador na documentação apresentada para o desembaraço aduaneiro. No regime comum nas exportações e importações, será efetuado o pagamento dos impostos devidos. Com relação ao regime de admissão temporária, ocorrem outras regras e condições estipuladas para este regime. Diante destas informações, disserte sobre a admissão temporária e mencione três exemplos de bens que são submetidos a este regime.
	Resposta Esperada:
A admissão temporária é o regime especial que permite a importação, com o pagamento proporcional de impostos ou a suspensão do pagamento dos tributos aduaneiros, de bens que devem permanecer no país durante prazo fixado, com o compromisso de serem reexportadas (bens que devem retornar ao exterior sem sofrer modificações).
Podem ser submetidos ao regime de admissão temporária os bens destinados:
equipamentos de som para apresentação de show; materiais, mercadorias para exposição em feiras, congressos e eventos científicos; mercadorias destinadas, consertos, reparos ou restaurações; material para eventos esportivos, culturais e bens ou materiais aos indivíduos que estarão a trabalho.
	2.
	Com o objetivo de fornecer padrões gerais de distribuição, os Incoterms (International Commercial Terms/Termos Internacionais de Comércio) foram criados pela Câmara de Comércio Internacional - CCI -, em 1936. Com o passar dos anos, as formas de comércio foram evoluindo, novos meios de transporte foram surgindo, e os Incoterms foram se modificando para se adaptar a esta evolução. As últimas revisões dos Incoterms ocorreram no ano de 2000 e em setembro de 2010. Na versão 2000 dos Incoterms, os 13 termos eram classificados em quatro grupos; E ; F; C e D.  Na versão 2010, os 11 termos não são mais divididos em grupos. A classificação passou a ser em termos para qualquer modal de transporte: EXW; FCA; CTP; CIP; DAT; DAP; DDP e termos para transporte marítimo ou hidroviário interior: FAS; FOB; CFR; CIF. Com base nessas informações, disserte sobre as finalidades dos Incoterms.
	Resposta Esperada:
Os Incoterms são representados por siglas e definem as responsabilidades administrativas e financeiras entre o vendedor e o comprador praticadas sobre as operações no comércio exterior, nas mercadorias que serão comercializadas, como gastos logísticos internacionais, seguro, custos da operação, local de entrega da mercadoria, riscos de transportes, definindo assim as responsabilidades sobre as partes envolvidas. São regras internacionais que definem a responsabilidade do exportador como do importador.

Outros materiais