A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Primeiras civilizações - com margem p anotação

Pré-visualização | Página 1 de 1

Resumo de história (parte 1): 1 Primeiras civilizações.
· Primeiras civilizações: Egito e Mesopotâmia. (3.100 a. C.):
- Berço das primeiras civilizações.
- Crescente fértil (aborda todo um processo que parece uma lua, presença dos grandes rios que deixam a terra propícia à agricultura): atual Iraque até o Egito. 
+ Mesopotâmia (terra entre rios): atual Iraque. Entre o rio Tigre e Eufrates. 
- Economia baseada na agricultura, comércio e artesanato. 
- Política voltada para a teocracia (poder vinculativo DEUS e CRATUS – vinculação ao poder religioso e político). O poder dos grandes representantes eram representantes dos deuses. 
- Religião politeísta, adoravam várias divindades. 
- Diversos povos que ali adentraram: sumérios (na parte sul da Mesopotâmia, formação de cidades-estados, ou seja, cidades descentralizadas/independentes, invenção da roda pelos povos sumerianos, invenção da escrita cuneiforme [desenhos que representavam ideias], desenhos zigurates [templos/armazém/depósito de aspecto piramidal]), acadianos (fizeram apenas uma realização: promoveram o processo de centralização – unificação com Sargão I, o rei), amoritas (também chamados de babilônios. Lembrar do código de Hamurabi – olho por olho, dente por dente), assírios (estavam na parte norte da Mesopotâmia, e são os mais violentos dos povos, eram guerreiros e protegiam sua nação: primeiro exército permanente), caldeus (rei Nabucodonosor – que criou os jardins suspensos da Babilônia).
Atenção: cuneiforme quer dizer CUNHADA no barro, eles não tinham papel, então faziam pedras de barro e cunhavam com um ferro.
Atenção 2: Os judeus são a primeira religião monoteísta – o judaísmo. 
Atenção 3: O principal legado dos fenícios foi o comércio marítimo. Comercializam em toda a bacia do Mediterrâneo. 
+ Egito Antigo (que fica no Nordeste da África): presença do rio Nilo.
- Proteção natural, pois era rodeado de desertos. 
- Economia baseada na agricultura. 
- Política: FARAÓ, que trazia junto a TEOCRACIA, mas aqui ele representava a própria divindade. 
- A cultura trazia as pirâmides do Egito: quanto maior fosse a construção, maior seria o poder do Faraó. Servia para guardar o sarcófago, o corpo. 
- Escrita hieroglífica, que tinha a divisão de: hierática, utilizada mais no comércio e demótica, mais usada pelo povo. 
- A religião era politeísta: e tinha o antropozoomorfismo, os deuses podiam ter formato de homem ou mulher, mas também de animais, ou os dois. Tinha também a mumificação, pois preservar o corpo era importante para a vida após a morte (ressurreição). 
- A sociedade era estratificada, não tinha mobilidade social, nasce pobre e morre pobre. 
- Pesavam o coração (órgão) do morto para saber se tinha sido bom ou ruim, como o juízo final: TRIBUNAL DE OSÍRES. 
	Atenção: Essas duas civilizações são hidráulicas (dependem de água), são desérticas, só tem fertilização por causa da água dos rios. 
Questões:
1. Em relação às primeiras civilizações, analise o item a seguir. A antiga sociedade egípcia estava dividida de maneira rígida, e nela havia intensa mobilidade social. Certo ou errado.
Errada, era uma sociedade estratificada, com pouca mobilidade social.
2. Em relação às primeiras civilizações, analise o item a seguir. Os habitantes do Egito Antigo conviviam com um ciclo de cheias do rio Nilo (Lembrar: ESSE CICLO REALMENTE OCORRE) que deixava o solo árido e pouco fértil, impedindo assim a prática da agricultura. Certo ou errado.
Errada, era uma área chamada crescente fértil, tendo como atividade principal a agricultura.
3. Em relação às primeiras civilizações, analise o item a seguir. No Egito antigo, a arquitetura foi profundamente marcada pela religiosidade, com destaque para a construção de grandes templos. Certo ou errado.
Certa. Exemplos: pirâmides, zigurates.
4. Em relação às primeiras civilizações, analise o item a seguir. Originários da Mesopotâmia, os hebreus eram povos semitas que se estabeleceram em Canaã (A TERRA PROMETIDA), uma fértil região junto ao Mar Mediterrâneo. Certo ou errado.
Certa. Hebreus = hibri = povos do outro lado do rio. 
5. Em relação às primeiras civilizações, analise o item a seguir. A economia do Egito Antigo era baseada principalmente na agricultura que era realizada nas margens do fértil Nilo. Certo ou errado.
Certa.
6. Em relação às primeiras civilizações, analise o item a seguir. O primeiro rei dos hebreus foi Saul, que acabou cometendo um suicídio. Seu sucessor, Davi, era um líder carismático que promoveu uma intensa campanha militar para conquistar o Egito. Certo ou errado.
Errada. Ordem: Saul, Davi e Salomão. Foi dominação territorial.
7. Em relação às primeiras civilizações, analise o item a seguir. Na história da civilização hebraica, a fase de disputa pela região da Palestina é denominada Fase dos Juízes. Certo ou errado.
Errada. Começa com a chegada de Abraão. 
8. Em relação às primeiras civilizações, analise o item a seguir. A Mesopotâmia histórica é comumente confundida como uma civilização e cultura ordenada e centralizada, mas na realidade é o berço de diversas culturas e povos ao longo da história. Certo ou errado.
Certa.
9. Em relação às primeiras civilizações, analise o item a seguir. As cidades mesopotâmicas são chamadas pelos historiadores de Cidades-estados. Esta denominação decorre das seguintes características por serem independentes, possuírem um governo próprio, divindades protetoras e capacidade de defesa militar própria. Certo ou errado.
Certa.
10. Em relação às primeiras civilizações, analise o item a seguir. Os antigos egípcios eram politeístas, seus deuses tinham formas humanas, humanas e animais, ou somente formas animais. Certo ou errado.
Certa.
11. Em relação às primeiras civilizações, analise o item a seguir. Os egípcios nunca foram monoteístas, e recusavam totalmente qualquer ideia unificadora na religião. Certo ou errado.
Errado, já foram sim.