A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
A cidade planejada de Teresina, PI

Pré-visualização | Página 1 de 1

A cidade planejada de Teresina, PI
O planejamento urbano de Teresina, no Piauí, foi pensado antes mesmo da sua fundação. Em 1952, a cidade foi a primeira capital planejada do Brasil. O responsável pelo projeto foi  José Antônio Saraiva, um conhecido advogado e político da época. . O modelo urbanístico foi baseado no modelo europeu de construção do século XVIII. Pensando na estruturação da forma urbana. Para isso, tomou como base as cidades de Lisboa (Portugal) e Paris (França).As principais características do projeto foram as linhas retas, as formas geométricas e a concentração do governo e da justiça ao redor de uma praça principal. 
Trecho do mapa da província do Piauí, onde se vê as cidades de Teresina e Timon, em 1872. Observe-se que o norte magnético é invertido. 
(Fonte: Recenseamento de 1872, Coleção Mapas do Império).
 
Basicamente, existem dois mapas/figuras que mostram o plano inicial da capital piauiense, na época de sua fundação. O primeiro deles (figura 1) é um documento anexado ao ofício de 28 de abril de 1855, da Câmara Municipal de Teresina, apresentado pela primeira vez por Abreu e Lima, num estudo de 1987. O segundo (figura 2),trata-se de uma planta da cidade assinada por Firmino Nunes d‘Almendra, encarregado do balizamento da cidade à época.
Em 1890, ao completar 40 anos, Teresina seguia o plano de desenvolvimento traçado pelo conselheiro Saraiva, mas ainda estava longe de ocupar a área que ele havia previsto. 
No início do século XX, a cidade ganhou novas vias e serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo motorizada. Entre 1900 e 1910, o crescimento populacional foi de 4,37% ao ano.
A partir de 1920 a ferrovia que ligaria Teresina – São Luiz aumentou o movimento na estação, o que estimulou a construção de casas no trecho a partir da Igreja matriz deu origem aos bairros Cabral e Ilhotas, que hoje são divididos pela avenida Frei Serafim. Na época, as construções passavam a iniciar a ocupação dos espaços entre os rios Poti e Parnaíba.
Fig 1: Alameda Parnaíba no trecho do Morro da Esperança.
(1976 / O Dia / Acervo digital Teresina Antiga / Foto por: n/d)Fig 2:Vista áerea da cidade de Teresina.
(1934 / O Malho / Acervo digital Teresina Antiga / Foto por: Capitão Manoel Oliveira)
A sua expansão urbana se deu no sentido norte, sul e leste, sendo que a expansão para o norte se deu de forma mais lenta, enquanto que para ao sul houve um incentivo, com as melhorias na infraestrutura, implantação do Distrito Industrial e a implantação dos primeiros conjuntos habitacionais. 
Conjunto Parque Piauí, na zona sul da cidade. Fonte: Acervo da SEPLAM/PMT
A expansão urbana de Teresina está relacionada a uma série de fatores de ordem histórica e econômica que conjugados ou não, são fundamentais para justificar e explicar o desenvolvimento e o seu crescimento. 
As questões ambientais e o cuidado com a estética fazem parte da historia de Teresina desde a fundação. E isso também faz da cidade ser um exemplo para o Brasil.
OBRIGADA!
Natália Domingos Martins Makhajda
Id: 312315

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.