Buscar

Aula 1 - Constitucional III[1]

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório - Plano de Aula
	
		19/07/2013 09:04
	
	
	
	
	
	
	
	
		 
	
	
	
	
	
	
	
	
		Página: 1/3
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Acadêmico: Jonas Teixeira
Disciplina: CCJ0021 - DIREITO CONSTITUCIONAL III
	Semana Aula: 1
	APLICAÇÃO PRÁTICA/ TEÓRICA
	Questão discursiva: 
A Constituição de determinado Estado nacional, ao dispor sobre o catálogo de direitos fundamentais do cidadão comum, estabelece que a proteção constitucional se dará apenas aos direitos e garantias individuais perante a intromissão indevida do Estado. Trata-se, portanto, de uma Constituição meramente negativa e absenteísta, que privilegia o caráter absoluto da propriedade privada, da autonomia da vontade, da igualdade formal e de outros direitos e garantias fundamentais focados na proteção do homem em face do poder do Estado. Além disso, a referida Constituição foi positivada em um documento escrito que sistematiza os princípios e ideias dominantes da atual teoria política e do direito dominante no tempo presente. E mais: apesar de concebida pelo grande líder carismático que governa o País há oito anos, o texto constitucional foi submetido à ratificação popular por intermédio de um referendo, cujo resultou foi amplamente favorável às ideias do governante detentor do poder. 
Diante deste quadro, indaga-se: 
a) É correto associar tais características ao modelo de constituição-compromissória, próprio do constitucionalismo brasileiro? Justifique sua resposta. 
Resposta: Não, pois a CRFB/88, é democrática e liberal e apresenta legitimidade popular no poder de escolhas, além disso, dispõe de um rol de direitos e princípios em defesa dos direitos não só individuais, mas coletivos, sociais e difusos.
Dispõe também em seu texto a prevalência do interesse público em detrimento ao interesse particular. E, nas atividades econômicas preconiza a sua função social para redução das desigualdades.
Para escolha da forma de governo (manutenção da República Constitucional) e sistema de governo (presidencialista), foi realizado um plebiscito em 21/04/1993.
b) É correto afirmar que a Constituição em comento é democrática porque, muito embora tenha sido concebida pelo líder carismático, foi submetida à ratificação do voto popular? Justifique sua resposta. 
Resposta: Não, pois há uma democracia camuflada que não dá ao povo poder e liberdade plena de escolhas através de um referendo. O referendo é convocado e aplicado depois da criação do ato legislativo ou administrativo, por meio do qual o cidadão pode ratificar ou rejeitar a proposta de lei; visa a aprovação de uma lei já criada.
c) Qual seria a classificação da Constituição em tela quanto ao modo de elaboração? Justifique sua resposta. 
Promulgada, em razão da realização de um referendo para ratificação.
Questão objetiva (fonte: VUNESPE - 2009 - TJMT - Concurso para o ingresso na Magistratura - Adaptada) 
Aponte a alternativa que corresponde aos respectivos autores ou defensores das seguintes ideias ou teorias do direito constitucional: conceito jurídico de constituição; poder constituinte; poder moderador; e Constituição como mera folha de papel. 
(A) Ferdinand Lassale; Konrad Hesse; D. Pedro I; e Montesquieu. 
(B) Konrad Hesse; Ferdinand Lassale; Rui Barbosa; e Rudolf Von Ihering. 
(C) Hans Kelsen; Emmanuel J Sieyès; Benjamin Constant;e John Marshal. 
(D) Carl Schimidtt; Ferdinand Lassale; Clóvis Bevilaqua; e Immanuel Kant. 
(E) Hans Kelsen; Emmanuel J. Sieyès; Benjamin Constant; e Ferdinand Lassale. 
	CONSIDERAÇÃO ADICIONAL

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes