Buscar

AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento (PED11)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512366) ( peso.:4,00)
	Prova:
	19214683
	Nota da Prova:
	2,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Desde o seu surgimento, a escrita passou por vários estágios. Quando não existia a escrita, as pessoas levavam a informação pessoalmente, mesmo a longas distâncias. O registro escrito possibilitou ao homem a possibilidade de manter viva a sua memória e essas serem lidas após séculos. O sistema de escrita mais antigo que se tem conhecimento é o dos sumérios. Disserte sobre as características deste sistema de escrita.
	Resposta Esperada:
Esse sistema de escrita é conhecido como escrita cuneiforme, pois era feito em forma de cunha em materiais sólidos. Não era feito por qualquer pessoa. Os escribas eram responsáveis por realizar essa escrita, pois era uma escrita difícil. Para facilitar, eles criaram um dicionário para elencar um significado específico a cada sinal. O comércio foi considerado um importante fator para o avanço desse sistema.
	2.
	Há uma estreita relação entre a alfabetização e o letramento, estes são considerados aliados nas conquistas de espaços sociais, pois a  escrita tem múltiplas funções. Disserte sobre o processo de alfabetização e letramento no ambiente educativo, mencionando a diferença entre alfabetizar e letrar.
	Resposta Esperada:
A escola é considerada a mais importante agência de letramento, pois é nela que se tem acesso ao ensino formal da escrita. A alfabetização refere-se a decifrar códigos e a alfabetização em compreender e saber empregar. Alfabetizar é diferente de letrar, mas é parte integrante do processo. A escola é mediadora entre a alfabetização e o letramento. Na escola aprendemos sobre o processo de escrita que, posteriormente, será usado no meio social de acordo com nossas necessidades.
Parte inferior do formulário

Outros materiais