Buscar

AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Estratégias de Leitura (LEE27)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:656228) ( peso.:4,00)
	Prova:
	26364374
	Nota da Prova:
	2,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Segundo mostram os PCN, à escola cabe a tarefa de formar alunos ditos bons leitores. Estes dispõem de capacidade de ler proficientemente o que está explícito e o que está contido nas entrelinhas do texto. Portanto, o bom leitor é capaz de perceber o não dito no texto, identificando com isso os elementos que estão implícitos no texto. Diante disso, o leitor consegue estabelecer a intertextualidade, graças à sua percepção acurada entre o que está no texto lido e o que já foi lido em outros textos. Trata-se, com isso, do leitor competente, cuja formação é preconizada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Diante disso, explique o que é leitura competente.
	Resposta Esperada:
O processo de leitura competente diz respeito a um processo de leitura que se processa mais individualmente, pessoal, privativo, em que o leitor não somente decifra palavras, mas é capaz de estabelecer sentidos a partir da formulação de hipóteses antes de o texto ser lido. Com a leitura, confirmar-se-á se tais hipóteses se realizam. Além disso, a construção do sentido textual passa pela interação entre o autor, o texto e o leitor, por isso se entende a leitura competente como um ato de dialogismo. Diante disso, o bom leitor, ou leitor competente, é capaz de efetuar a leitura com diferentes intencionalidades, por isso ativar estratégias de leitura seguindo o objetivo: prazer, extração de informações pontuais, enriquecer conhecimento etc. E, por fim, a leitura competente permite que o leitor seja capaz de selecionar diferentes tipos de textos, de várias esferas sociais e extrair informações de acordo com o seu objetivo de leitura.
	2.
	Para uma leitura ser compreendida de maneira efetiva, isto é, para que ela alcance os objetivos que o leitor se propôs ao realizá-la,
necessita de planejamento. A escola é um importante elemento na condução e no entendimento desse processo. Dentre as estratégias de leitura, destacamos a previsão/antecipação, a leitura pontual e o resumo. Descreva três objetivos do resumo.
	Resposta Esperada:
O resumo tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto. Sua elaboração é complexa, pois envolve habilidades como leitura competente, análise detalhada das ideias do autor, discriminação e hierarquização dessas ideias e redação clara e objetiva do texto final. Assim, reproduzir as opiniões do autor do texto original, buscar a essência do texto e manter-se fiel às ideias do autor e identificar o gênero a que pertence o texto são alguns dos objetivos dessa estratégia de leitura.
Parte inferior do formulário

Outros materiais