A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
apol seguranca alimentar e nutricional

Pré-visualização | Página 1 de 1

Política de Seguridade Social - Transferência de Renda e Segurança Alimentar e Nutricional
Questão 1
Tendo em vista o aprofundamento do debate sobre distribuição de renda no Brasil apresentado no texto da aula 3, marque a alternativa correta para um dos problemas da distribuição de renda em nosso País:
C	Concentração de renda. Poucos tem muito e muitos tem pouco	
Questão 2
Tendo em vista os conceitos de mínimo e básico, segundo apontado Potyara A. P. Pereira, qual a afirmação correta:
	C	Mínimo e básico são, na verdade, conceitos distintos, pois, enquanto o primeiro tem conotação de menor, de menos em sua acepção mais íntima, identificada com patamares de satisfação de necessidades que beiram a desproteção social, o segundo não;
	
Questão 3
Tendo em vista o citado por Flávia Neme, Henrique Fialho Barbosa, João Pedro Lang e Raphaella Gurgel Pinheiro no texto da aula 3 qual era o objetivo do surgimento dos programas de transferência de renda?
A	Promover igualdade de oportunidades e desenvolvimento econômico e social;
	
Questão 4
Na aula 2 apresentamos uma citação da Doutora em Serviço Social, Maria Ozanira da Silva e Silva, que avalia os limites e desafios para os programas de transferência de renda. Nesta citação ao citar o tempo de implementação dos programas ela considera:
	
	D	Tempo insuficiente para verificar impactos mais significativos que só serão dimensionados em gerações futuras
Questão 5
No tema 4 da aula 2 nos referimos ao principal, no nosso entendimento, limitador dos programas de transferência de renda. Este limitador é
	
	D	A situação econômica do País
Questão 6
Apresentamos na aula 2 uma definição de concepção de Estado para os defensores do liberalismo e neoliberalismo, assinale a resposta correta.
	A	O Estado deve ser mínimo e a regulação deve ser dar pelas leis do “mercado”
	
Questão 7
Tendo em vista o conteúdo apresentado na aula 3 e o citado no livro de Evaristo Almeida o que são bens primários?
	D	É um complexo que abrange direitos fundamentais e renda básica;
Questão 8
Na aula 2 apresentamos os consenso e dissensos sobre renda mínima. Identifique abaixo o consenso entre correntes ideológicas sobre o tema apresentado no texto.
	D	É necessário diminuir a distância entre os poucos que ganham muito e os muitos que ganham quase nada ou nada.
Questão 9
Levando em consideração o apresentado na aula 1, o Brasil é:
	A	Um País onde o sistema econômico é capitalista;
Questão 10
No texto apresentado na aula 1, para Rawls o princípio da justiça está associado a:
	
	D	Equidade
Questão 11
 
Na aula 1 quando iniciamos o debate sobre distribuição de renda afirmamos que a política social é produto, uma demanda. A referência produto, demanda representa:
	
	C	Demandas concretas da realidade, uma demanda da sociedade, fruto das múltiplas determinações desta.
	
Questão 12 – 
No texto apresentado na aula 1, para Evaristo Almeida a renda é:
B	Uma forma de inclusão social, mas não é a única, porém e fundamental.
Questão 13
Ao falarmos de superação do individualismo na aula 3 citamos que é necessário evoluir para um pensamento de relação social mais avançado. Que pensamento é este?
	
	D	Uma sociedade onde o interesse coletivo prevaleça aos interesses pontuais dos indivíduos;
Questão 14- 
De acordo com o texto da aula 5 os equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional são:
	A	A operacionalização do concreto para além das questões administrativas ou de planejamento;
	
Questão 15
Segundo o texto da aula 4 quais são os 2 enfoques que estiveram na base da noção de Segurança Alimentar e Nutricional brasileira:
D	Socioeconômico e Saúde;
Questão 16
Qual das alternativas abaixo é correta, baseado no texto da aula 4, ao justificar o reconhecimento da Segurança Alimentar e Nutricional como interesse público:
	
D	Lógica de direito à vida;
Questão 17- 
Na aula 5 ao fazermos referência aos equipamentos da Segurança Alimentar e Nutricional definimos uma “ideia central” deste sistema, ou seja, sua função. Assinale a afirmativa correta.
	A	Criar uma rede de equipamentos que possam estruturar operacionalmente o sistema dando coerência e efetividade para os planos e ações que versam sobre o tema;
	
Questão 18- 
De acordo com o texto da aula 5 os equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional são:
	A	A operacionalização do concreto para além das questões administrativas ou de planejamento;
	
Questão 19- 
O que são indicadores de acordo com a citação de Julia Deisré Vásquez Ângulo:
B	Medidas-síntese que contêm informações relevantes sobre determinados atributos e dimensões do estado de segurança alimentar, informando aspectos da realidade ou mudanças em processo, tendo em vista a formulação de políticas públicas, além de esclarecer as mudanças e os determinantes dos diferentes fenômenos;
Questão 20- 
Quais são os elementos fundamentais para a construção do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) segundo o contido no texto da aula 5?
	B	Formulação, implementação e monitoramento das políticas públicas;
	
Questão 21 - 
Segundo o texto da aula 4 existe um fato internacional marcante para a área de Segurança Alimentar e Nutricional, marque a alternativa correta:
	C	Criação da FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (1945);
	
Questão 22 - 
	A	Retirar o debate sobre fome do terreno moral e sagrado e desnudar o sistema perverso de acumulação de renda que desumaniza as relações sociais no Brasil e no mundo;
	
Questão 23-
Em que direito humano ancora-se a área da Segurança Alimentar e Nutricional segundo o contido no texto da aula 5. Assinale a alternativa correta:
D	Direito humano a alimentação adequada;
Questão 24- 
Quais dos itens abaixo pode ser considerado um equipamento da política de Segurança Alimentar e Nutricional? Assinale a alternativa correta.
D	Restaurante Popular – RP;
Questão 25- 
Segundo o texto da aula 4, Segurança Alimentar e Nutricional consiste:
D	Na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis;
Questão 26 - 
Dentro da lógica da Segurança Alimentar e Nutricional, segundo o texto da aula 5, qual é a prioridade da inclusão produtiva? Assinale a alternativa correta.
	A	Prioriza o combate à pobreza no campo, mas também cria condições objetivas para a produtividade o que transforma a ação em um processo de desenvolvimento social em uma vertente e econômico em outra, do ponto de vista do incremento a produtividade agrícola;
	
Questão 27 - 
De acordo com o texto da aula 6 podemos afirmar que os indicadores são:
D	Fundamentais para a política de Segurança Alimentar e Nutricional pois nos permitem uma avaliação pontual e de larga escala de uma política, seja na esfera de atuação nacional, regional, municipal e até local;