Buscar

AV 1 DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

Prévia do material em texto

Av1 - Direitos Humanos e Cidadania
×Sua avaliação foi confirmada com sucesso
Informações Adicionais
· Período: 22/03/2021 00:00 à 03/05/2021 23:59
· Situação: Cadastrado
· Pontuação: 750
· Protocolo: 592346256
Avaliar Material
1)
Analise o texto abaixo:
“A internacionalização dos direitos humanos constitui, assim, movimento extremamente recente na história, que surgiu a partir do pós-guerra, como resposta às atrocidades e aos horrores cometidos durante o nazismo. […] No momento em que os seres humanos se tornam supérfluos e descartáveis, no momento em que vige a lógica da destruição, em que cruelmente se abole o valor da pessoa humana, torna-se necessária a reconstrução dos direitos humanos, como paradigma ético capaz de restaurar a lógica do razoável. […] Diante dessa ruptura, emerge a necessidade de reconstruir os direitos humanos, como referencial e paradigma ético que aproxime o direito da moral.”
“O Sistema Global é composto por documentos gerais e especiais. Tanto as convenções especiais quanto as gerais incluem uma série de mecanismos de proteção, tais como o Conselho de Direitos Humanos, os Comitês sobre os Direitos da Criança e da Mulher, o Comitê contra a Tortura, o Comitê pela Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, etc.”
Flávia Piovesan faz referência ao processo de internacionalização dos direitos humanos no cenário global e sua reconstrução a partir de qual evento? Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
· a)
· A Revolução Francesa em 1789
· b)
· A Guerra de Independência dos Estado Unidos em 1776.
· c)
· A Guerra Fria entre 1945 e 1991.
· d)
· A Segunda Guerra Mundial entre 1939 e 1945
· Alternativa assinalada
· e)
· A Primeira Guerra Mundial entre 1914 e 1918
2)
“Mineradores em Gana, pescadores de Bangladesh e trabalhadores que derrubam árvores na Amazônia brasileira têm duas coisas em comum: são submetidos a condições semelhantes ao trabalho escravo enquanto destroem florestas e rios. [...]
As pessoas submetidas à escravidão estão sendo usadas, sendo forçadas a cortar árvores de florestas protegidas em todo o mundo. A escravidão está na raiz de uma parte significativa da destruição ambiental, principalmente em termos de emissões de CO2.”
“No Brasil, a escravidão foi abolida legalmente, e de modo definitivo, no século passado; desde então ficou suprimida qualquer referência expressa ao termo ‘escravidão’ no plano constitucional, seja para permiti-la, seja para coibi-la, por desnecessário uma vez que estava a escravidão definitivamente repelida perante a ordem constitucional brasileira.
A Constituição de 5/10/1988 também não contém referência expressa a respeito. E nem seria necessário contê-la, uma vez que, assegurando, em seu artigo 5o, caput, como direito básico do ser humano a ‘liberdade’, proíbe por decorrência a escravidão e toda e qualquer forma de sujeição pessoal análoga à escravidão.
[...] De outro lado, é o Brasil signatário de documentos internacionais que proscrevem a escravidão, todos já integrados ao ordenamento jurídico brasileiro”
Considerando os excertos acima, analise as seguintes afirmações e marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) A escravidão viola o direito à liberdade que, embora seja um direito civil, tem íntima ligação com os direitos políticos, sociais e os chamados direitos de terceira geração.
( ) É responsabilidade do Estado brasileiro proteger os indivíduos contra o abuso de direitos humanos em seu território. Por isso, deve garantir, não só que nenhuma prisão aplique a pena de trabalhos forçados, mas também que nenhuma empresa faça uso de trabalhos forçados, fiscalizando e, quando necessário, responsabilizando juridicamente as empresas que façam uso desse tipo de trabalho.
( ) O direito à liberdade é um direito civil que limita a ação do Estado em relação ao indivídio, mas não diz respeito à submissão do indivíduo à escravidão por uma empresa privada, por exemplo.
( ) A proibição da escravidão não tornou-se um direito fundamental, pois não foi incorporada ao ordenamento jurídico brasileiro por meio da ratificação de tratados.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Alternativas:
· a)
· V-F-V-V
· b)
· F-F-V-V
· c)
· V-V-F-F
· Alternativa assinalada
· d)
· F-V-F-F
· e)
· V-V-F-V
3)
Os direitos humanos, após a Segunda Guerra Mundial, foram reconhecidos internacionalmente e passaram a vincular os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) juridicamente, pois um de seus principais objetivos é a promoção desses direitos. Nesse sentido, a soberania dos Estados passou a ser relativizada nessa matéria, pois eles cederam parte dessa autonomia de atuação na esfera internacional em prol da promoção da dignidade humana, que é um conceito essencial para o reconhecimento e aplicação dos direitos humanos em geral. Assim, no Brasil, temos atualmente em vigor a Constituição Federal de 1988, conhecida como Constituição Cidadã.
Um caso bastante emblemático de ofensa aos direitos humanos no Brasil é o caso do pedreiro Amarildo de Souza, morador da favela da Rocinha na cidade do Rio de Janeiro, que foi torturado e morto por policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) daquela região.
Com base em seus conhecimentos sobre teoria geral dos direitos humanos e como estes estão previstos na Constituição Federal de 1988, bem como do trágico caso da morte do pedreiro Amarildo de Souza, que teve repercussão internacional, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)
· O caso Amarildo de Souza não afronta a Constituição Federal de 1988 bem como outros pactos ou tratados internacionais que proíbem a tortura em virtude de aquele cidadão estar em atitude suspeita e por ter reagido de forma violenta à abordagem policial a que foi submetido.
· b)
· Os direitos humanos, em especial a preservação da dignidade humana no tocante à vedação da prática de tortura pelos Estados signatários da Convenção contra Tortura da ONU, de 1984, podem ser relativizados quando ocorre uma situação de suspeita de prática de um crime por qualquer cidadão dos países partes da convenção citada.
· c)
· O caso Amarildo de Souza afronta a Constituição Federal de 1988 pelo fato de que esta veda a tortura como forma de tratamento de qualquer cidadão em seu território, exemplificando também uma afronta à Convenção contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanas ou Degradantes da ONU, de 1984.
· Alternativa assinalada
· d)
· A tortura poderá ocorrer como forma legítima de atuação da soberania dos Estados em matéria interna, independentemente de estes serem signatários da Convenção contra Tortura da ONU, de 1984, ou de aquela ser vedada internamente por suas respectivas constituições.
· e)
· Os direitos humanos não foram violados no caso Amarildo porque ele mora em uma comunidade em que há altos índices de violência, o que justificou a ação mais incisiva por parte da polícia existente na favela da Rocinha (UPP)
4)
A Lei de Execução Penal brasileira (Lei Federal nº 7.210/84) é uma lei que objetiva cumprir o princípio da humanidade das penas. Nesse sentido:
I – não se pode criar distinções de crença, religião, social, étnica ou política para o cumprimento das penas pelos condenados à prisão.
II – há necessidade de se separar presos do sexo masculino e do feminino em estabelecimentos prisionais distintos para que se garanta a dignidade humana dos mesmos.
III – não há que se falar em qualquer distinção para o cumprimento das penas, pois todos devem ser tratados de maneira igual perante a lei de uma forma geral.
Com base na afirmação acima, julgue as afirmativas acima como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a opção correta em seguida:
Alternativas:
· a)
· V-F-V.
· b)
· V-V-F.
· Alternativa assinalada
· c)
· V-F-F.
· d)
· F-V-V.
· e)
· F-F-V.
5)
O direito à saúde na Constituição Federal de 1988 também está previsto em seu artigo 194. Nesse sentido, os princípios que estão contidos nele, tais como a universalidade da cobertura de atendimento em serviços públicos de saúde e a seletividade na prestação dos serviços e de seus benefícios,são considerados como os norteadores do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário, elaborado em 2004 pelo Ministério da Saúde brasileiro objetiva a integração dos estabelecimentos prisionais ao SUS. Dessa maneira, garante-se o direito à saúde, que é um direito social, de todos os presos no Brasil.
Sobre o texto acima, julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) e escolha a alternativa correta:
I – O direito à saúde dos presos não pode estar ameaçado ou ser diminuído caso o Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário seja restringido ou extinto futuramente por mudança na gestão do Ministério da Saúde ou alteração de governo, em virtude de eleições presidenciais.
II – não há que se falar em direito à saúde dos presos, pois estes perderam sua liberdade de locomoção, dentre outras, em virtude de lei e de sentença judicial, em que se configurou a prática de crimes.
III – O direito à saúde é um direito social amplamente reconhecido, em âmbito internacional, com o Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos e Sociais de 1966, e internamente pela Constituição brasileira de 1988, demonstrando a complementaridade existente entre direitos humanos de segunda dimensão e os direitos humanos sociais internos, evidenciada pela existência do Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário.
Alternativas:
· a)
· F-F-V.
· b)
· V-V-F.
· c)
· F-V-F.
· d)
· V-F-F.
· e)
· V-F-V.
· Alternativa assinalada
	
	ResponderEncaminhar

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes