Buscar

Temporada III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1º Desafio - Protocolos de rede
Na utilização dos protocolos de rede no modelo TCP/IP, a camada de transporte é responsável por dividir e ordenar os dados enviados pela camada de aplicação em segmentos, além de enviá-los para a camada de Internet.
Para esse desafio, considere que você começou a trabalhar como analista de redes em uma empresa de logística, que costuma efetuar troca de arquivos com seus clientes e fornecedores.
Como sua primeira tarefa, seus gestores solicitaram que você indique qual o melhor protocolo a ser utilizado na camada de transporte da rede, se o TCP ou o UDP, a fim de garantir a confiabilidade e a integridade na troca dos dados, indicando o motivo da escolha. Qual protocolo você recomendaria?
Padrão de resposta esperado
Entre os protocolos TCP e UDP, o melhor a ser utilizado é o TCP, pois garante a entrega confiável dos dados, exclui segmentos de dados duplicados e recupera dados corrompidos ao longo do processo de comunicação. 
Apesar de ser mais lento que o UDP, essa garantia o torna melhor, pois o UDP não é orientado à conexão, ou seja, não garante a entrega confiável dos dados, não exclui segmentos duplicados e não faz o controle de dados corrompidos.
_________________________________________________________________________
2º Desafio - Camada Física
A multiplexação é uma técnica que permite que mais de uma informação ocupe o mesmo meio físico de transporte. A capacidade de transmissão é dividida em canais, para que seja possível transportar informações de diferentes equipamentos.
Você é profissional da área de redes e trabalha na área de TI de uma empresa de logística. A sua equipe recebeu a incumbência de pesquisar a respeito da multiplexação e verificar se essa seria uma boa técnica a ser aplicada no caso de a rede da empresa precisar de comunicação simultânea entre os dispositivos utilizando um mesmo meio físico.
Mediante essa pesquisa, você e seus colegas descobriram que, de fato, a multiplexação tem como sua maior vantagem o fato de permitir que muitos nós se comuniquem de maneira simultânea por meio do mesmo meio físico, e ainda que o dispositivo responsável por realizar a multiplexação chama-se multiplexador.
Tendo esse conhecimento, você ficou incumbido de explicar a seus gestores, e também para os colegas que vão implementar as alterações na rede da empresa, a respeito da desvantagem de utilizar a multiplexação. O que você diria?
Padrão de resposta esperado
Como diversos nós podem se comunicar ao mesmo tempo por meio do mesmo meio físico, a grande desvantagem da multiplexação acaba sendo o trabalho que o demultiplexador vai ter, que é o de fazer uma filtragem de todos os sinais enviados, para conseguir descobrir de qual emissor veio cada mensagem.
_____________________________________________________________________________
3º Desafio - Camada de aplicação 
O Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP) ou HyperText Transfer Protocol é um protocolo de que especifica como um browser interage com o servidor Web para transferir dados. 
Levando isso em conta, considere este cenário:
​​​​​​​Diante disso, seu Desafio consiste em resolver as seguintes questões:
a) Você concordaria em realizar essa configuração mesmo que haja a possibilidade de o site ficar fora do ar? Caso sua resposta seja sim, qual protocolo você indicaria para ser utilizado? Justifique.
b) Se a modificação ocorrer, qual seria a nova porta adotada?
​​​​​​​c) Considerando ainda a modificação, qual seria o melhor procedimento para realizar a migração?
Padrão de resposta esperado
a) Sim, pois a utilização do protocolo HTTPS acarretaria em maior segurança dos dados do usuário e maior credibilidade do site aos usuários finais. Como principal diferença entre os dois protocolos, podemos dizer que o HTTPS é uma combinação entre o protocolo HTTP e o SSL.
b) A porta padrão a ser utilizada é a 443. 
c) O melhor procedimento para realizar essa migração seria contar com outro servidor e somente redirecionar o DNS para esse novo IP.
___________________________________________________________________________
4º Desafio - Camada de transporte: protocolo TCP
O protocolo TCP (Transmission Control Protocol) permite que os lados do cliente e do servidor de uma aplicação troquem dados em forma de fluxo de bytes. Para isso, o TCP cria a impressão de que há um tubo que transporta os dados entre ambos os lados pela Internet. 
Você é o analista de suporte em uma empresa. Seu colega Pedro, que faz parte do grupo de programadores, está desenvolvendo uma aplicação que necessita acessar arquivos remotos. Veja mais detalhes:
Como você pode explicar a Pedro as funções do TCP que garantem a entrega dos dados? Em sua explicação, dê exemplo de aplicações que necessitam do serviço de entrega confiável do TCP para funcionar adequadamente.
Padrão de resposta esperado
Pedro, realmente, você tem razão em alguns de seus comentários: os meios de comunicação não garantem a transmissão de dados sem erros; e os equipamentos que encaminham pacotes, por vezes, em cenários de congestionamento, não possuem recursos de armazenamento suficientes para manter esses pacotes, levando a seu descarte. No entanto, o TCP é considerado um protocolo de transporte confiável, orientado à conexão. Isso porque uma comunicação prévia deve ser estabelecida entre as partes antes que qualquer lado inicie o envio de dados. Assim, ambos se preparam para a conexão.
Para garantir o transporte confiável, o TCP divide o fluxo de dados em unidades menores (segmentos), que serão os pacotes. Então, ele insere um número de sequência em cada segmento, que será usado para ordenar os dados no destino. O sequenciamento é responsável por  controlar pacotes duplicados e entregas fora de ordem. O TCP também utiliza o reconhecimento positivo com retransmissão. É através do número de reconhecimento que a origem sabe quais segmentos não chegaram.
Exemplos de aplicações que necessitam do serviço de entrega confiável do TCP são: correio eletrônico, transferência de arquivos, acessa a páginas Web e acesso ao terminal remoto.

Outros materiais