Buscar

Avaliação Individual I (objetiva) - Organização de Unidade de Informação

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Organização de Unidade de Informação (BIB10)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:676289) ( peso.:1,50)
	Prova:
	29909684
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No planejamento de uma biblioteca, deve-se ter cuidados com pisos, paredes, tetos e outros itens estruturais. Almeida (2005) sugere algumas orientações quanto às estruturas de bibliotecas. Sobre essas orientações, analise as sentenças a seguir:
I- Quanto aos tetos e coberturas das bibliotecas, deve-se assegurar qualidade, garantindo coberturas estanques, impermeabilização adequada, pingadeiras, calhas bem dimensionadas, entre outros.
II- Quanto às instalações hidráulicas, são necessárias tubulações nas áreas de acervo, exceto às destinadas aos sistemas de aspersão contra incêndio.
III- Quanto à rede elétrica, além de cuidar das emergências e fornecimento de energia nessas situações, deve-se prever flexibilidade nos pontos das redes elétrica e lógica, permitindo a ampliação dos pontos e a expansão da rede.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ALMEIDA, M. C. B. de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. rev. e ampl. Brasília: Briquet de Lemos, 2005.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	2.
	Uma boa sinalização na biblioteca traz facilidades de interação com o usuário, bem como demonstra uma boa organização administrativa da biblioteca. Existem quatro tipos de sinalizações a serem feitas nas bibliotecas. Sobre esses tipos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sinalização externa.
II- Sinalização interna.
III- Sinalização de uso do espaço.
IV- Sinalização temática das estantes.
(    ) De recepção: deve estar próxima à entrada e orientar os alunos dentro da biblioteca. Pode conter todas as informações dos serviços oferecidos pela biblioteca, como: empréstimo de livros, reforço escolar, hora do conto, horário de funcionamento, normas de uso, documentos necessários para inscrição ou cadastro etc.
(    ) Facilita o acesso à biblioteca e assinala a importância concedida a ela no conjunto das instalações.
(    ) Cada estante deve ter, em local de fácil visualização, a relação dos assuntos pelos quais foram distribuídos os livros mais procurados, por exemplo: literatura brasileira, literatura infantil, obras de referência etc.
(    ) Deve sinalizar os espaços de atividades de biblioteca, como estudo individual, estudo de grupo, mural interativo, mural de informações, atendimento, catálogos etc.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - IV - III - II.
	 b)
	IV - II - I - III.
	 c)
	II - I - IV - III.
	 d)
	II - III - I - IV.
	3.
	Os livros de referência destinam-se à consulta e oferecem ao leitor informações resumidas de caráter rápido e imediato. São ponto de partida para estudos mais completos. Sobre os livros de referência, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- São constituídos por dicionários técnicos e gerais, enciclopédias, bibliografias nacionais e estrangeiras, guias, manuais e atlas.
PORQUE
II- O tamanho e a diversidade do acervo de referência depende do tipo de instituição.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	4.
	O acervo de uma unidade de informação é composto por todos os materiais que podem ser úteis aos usuários como fonte de informação. Em sua maioria, é composto de materiais escritos no formato de livro, que também são disponibilizados no formato digital. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Acervos em unidades de informação.
II- Descarte.
III- Acervos de bibliotecas universitárias.
(    ) São compostos principalmente de três formas como: compra, permuta e doação.
(    ) Se diferenciam de acervos de outros tipos de biblioteca porque são objeto de avaliação junto ao Ministério da Educação.
(    ) É a retirada do material de informação do acervo da biblioteca, em razão de sua não utilização, por não atender às necessidades dos usuários, ou pelo seu desaparecimento da coleção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - II - III.
	5.
	O planejamento do espaço físico de uma biblioteca é uma das atividades que o profissional da informação precisa entender, pois é a partir desse ambiente que os diversos serviços serão organizados. Existe uma série de características essenciais no planejamento do espaço físico de uma biblioteca, entre eles: ser flexível, ter um espaço econômico, organizado e de preservação. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Espaço econômico.
II- Espaço Organizado.
III- Espaço de preservação.
(    ) Refere-se ao layout, ou seja, a disposição dos setores e mobiliários presentes na unidade de informação, que vise facilitar o cotidiano de trabalho dos funcionários e o acesso da comunidade de usuários.
(    ) Refere-se não apenas ao custo da construção, mas também da manutenção. Não são raras as soluções arquitetônicas, ou de mobiliário e instalações que implicam altos custos de manutenção onde não há recursos sistemáticos para isso, como em órgãos da administração pública. A consequente falta de manutenção acarreta a deterioração do edifício, prejudica o acervo e afasta o público.
(    ) Consiste em prover o edifício de condições ambientais que, além de oferecer conforto ao usuário, garantam o cuidado do acervo. Para isso deve-se sempre que possível buscar luz natural, que além de economia financeira e de recursos pode proporcionar conforto térmico no inverno e claridade para a leitura. Contudo, deve-se planejar a biblioteca de uma forma de evitar-se que a luz solar incida diretamente no acervo danificando-o.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	II - I - III.
	6.
	O planejamento do espaço físico de uma biblioteca é uma das atividades que o profissional da informação precisa entender, pois é a partir desse ambiente que os diversos serviços serão organizados. Existem uma série de características essenciais no planejamento do espaço físico de uma biblioteca, entre eles: ter um espaço acessível, organizado e agradável. Sobre os conceitos e as características citadas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Espaço acessível.
II- Espaço organizado.
III- Espaço agradável.
(    ) Uma série de elementos do projeto concorre para este requisito, dentre os quais podemos destacar a iluminação, a acústica, o nível de umidade e temperatura e o mobiliário. A biblioteca deve ser um lugar em que os funcionários e usuários se sintam à vontade de frequentar e permanecer ali.
(    ) Refere-se tanto ao acesso ao edifício quanto ao acesso aos serviços desejados. Item fundamental quando se busca incluir a todos os usuários reais e em potencial.
(    ) Refere-se ao layout, ou seja, à disposição dos setores e mobiliários presentes na unidade de informação, que vise facilitar o cotidiano de trabalho dos funcionários e o acesso da comunidade de usuários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	II - III - I.
	7.
	O planejamento do espaço físico de uma biblioteca é uma das atividades que o profissional da informação precisa entender, pois é a partir desse ambiente que os diversos serviços serão organizados. Sobre a estruturação dos espaços físicos, assinalea alternativa CORRETA:
	 a)
	A estruturação pode ser pensada considerando a criação de uma nova unidade ou ainda a sua ampliação.
	 b)
	Para o planejamento de uma estruturação é preciso obrigatoriamente contratar um engenheiro para auxiliar no processo.
	 c)
	A estruturação depende apenas dos recursos financeiros disponíveis.
	 d)
	A estruturação deve ser pensada mês a mês, a fim de organizar as atividades da biblioteca.
	8.
	Almeida (2005) aponta cinco fatores preponderantes para a realização de planejamento para a adequação de uma biblioteca já existente, pensando em sua ampliação ou modernização. Sobre quando esta necessidade ocorre, segundo o autor, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ALMEIDA, M. C. B. de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. rev. e ampl. Brasília: Briquet de Lemos, 2005.
	 a)
	Quando a pintura das paredes internas e externas está ruim e as lâmpadas queimadas; quando o setor de empréstimos já não dá mais conta da demanda; quando o acervo está velho; quando há alteração da missão, objetivo ou finalidade da biblioteca; quando a biblioteca vai ofertar novos serviços ou produtos.
	 b)
	Quando percebida a necessidade de espaços para circulação e atuação de funcionários e usuários; quando há necessidade de readequar e distribuir o acervo nas estantes considerando o crescimento da coleção; quando a pintura das paredes internas e externas está ruim e as lâmpadas queimadas; quando o setor de empréstimos já não dá mais conta da demanda; quando o acervo está velho.
	 c)
	Quando os usuários reclamam que o espaço para leituras e pesquisas está desconfortável; quando a pintura das paredes internas e externas está ruim e as lâmpadas queimadas; quando há necessidade de readequar e distribuir o acervo nas estantes considerando o crescimento da coleção; quando se prevê a ampliação da abrangência da comunidade atendida; quando a direção da instituição quer impressionar os usuários.
	 d)
	Quando percebida a necessidade de espaços para circulação e atuação de funcionários e usuários; quando há necessidade de readequar e distribuir o acervo nas estantes considerando o crescimento da coleção; quando se prevê a ampliação da abrangência da comunidade atendida; quando há alteração da missão, objetivo ou finalidade da biblioteca; quando a biblioteca vai ofertar novos serviços ou produtos.
	9.
	O acervo de uma unidade informacional é sensível a mudanças excessivas de temperatura e de umidade acentuada. As mudanças podem ocasionar o surgimento de fungos e bactérias nos diversos tipos de suportes. Quanto ao controle da temperatura, umidade e ventilação em uma biblioteca, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na impossibilidade de manter o ar-condicionado permanentemente ligado e controlado, a recomendação é manter o ambiente arejado naturalmente.
	 b)
	Não se deve instalar ar-condicionado, para evitar que as variações de temperatura e pingos d'água danifiquem os documentos e livros.
	 c)
	As variações constantes de temperatura podem levar à perda de flexibilidade da fibra do papel, facilitando o manuseio de um documento por parte do usuário.
	 d)
	Temperaturas altas, umidade, má ventilação, iluminação inadequada e acúmulo de pó combatem o desenvolvimento de mofo em documentos e livros.
	10.
	O espaço de uma biblioteca deve ser planejado levando-se em conta diversas áreas como: a área de armazenamento, a área de atividade e a área de circulação. Nesses três espaços estão incluídos diversos outros, como recepção, espaços de leitura, áreas de estudo, banheiros, áreas de processamento técnico, acervo de livros, espaços multimídia, entre outros. De acordo com as orientações espaciais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para se calcular a área necessária em uma biblioteca, pode se considerar 2 m² por usuário e 15 m² por empregado.
(    ) Para as estantes de livros e de periódicos, o espaço poderá ser de 30 m² para cada 1.000 volumes e se for uma estante expositora, o cálculo é de 6 m². Com relação ao espaço para leitura, calcula-se 20 lugares para cada 1.000 hab.
(    ) A biblioteca deve contar com pelo menos uns 60 m² e avalia-se que, em cinco anos, esta área possivelmente aumente em 30%, sendo necessário planejar esse crescimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - V - F.

Outros materiais