Buscar

ATIVIDADES REFLEXIVA PEDAGOGIA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Reflexiva – Unidade: II – Áreas de atuação da Gestão e Gestão Democrática
Nome: Victória Ferreira dos Santos
RGM: 24480398
Sobre a necessidade de exercermos uma liderança flutuante na escola, reunindo todos por meio do Projeto Político-Pedagógico, podemos dizer que traçando um paralelo com a educação Brasileira apresentamos a necessidade de uma igualdade no sistema escola, ou seja, a importância do currículo e do projeto pedagógico são cruciais, mas é importante que o educador seja um facilitador do conhecimento e não somente aquele que o centraliza. Nisto temos que a concorrência e a competição devem ser balizadas pelo bom relacionamento no convívio escolar, de modo que diretores, coordenadores, professores, pais, alunos e a comunidade sejam mais resilientes e não sobreponham seus interesses sobre o interesse maior: que é a integração do aluno à escola com desenvolvimento da educação formal pelas melhores técnicas de ensino. 
Vale destacar que é importante que o diretor utilize de uma gestão democrática na direção da escola sob seu comando, e o professor seja um facilitador do conhecimento, de modo a possibilitar uma maior integração e participação de todos os demais nas resoluções dos problemas a serem enfrentados na gestão escolar e comunidade escolar. Desta forma todos devem agir em união de jeito a facilitar a transposição desta “ponte” que é a chegada do aluno, fazendo com que a escola não seja apenas só um simples ambiente de ensino, mas sim um segundo lar, um lugar que seja prazeroso o convívio entre todos. Portanto, enquanto a gestão escolar apoia os professores e pais nas tomadas dessas decisões, estes poderão auxiliar melhor os alunos e realizar esta travessia e adentrar este mundo novo com uma maior tranquilidade, os isentando de possíveis traumas. 
Este tipo de dialogo entre gerações talvez seja a chave para a compreensão e a evolução no aprimoramento da relação escola-família e escola-sociedade. Por isso que a gestão de um projeto faz parte do resultado final enquanto o conhecimento transmitido para os alunos dever ser elaborado de modo que eles possam descobrir como chegar em melhores resultados.
Bibliografia
NASCIMENTO, Profa. Dra. Julia de Cassia Pereira do. Prática de Ensino Em Gestão Educacional: Áreas de atuação da Gestão e Gestão Democrática. [S.l.: s.n.].
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO. 21 de dezembro de 2012. 4:52. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iLPVxmu1pHY. Acesso em: novembro/2020.
GADOTTI, Moacir. Pressupostos do Projeto Pedagógico. Anais da Conferência Nacional de Educação para Todos. MEC, 1994.

Outros materiais