Buscar

atividade59281 (1)filme pronto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia - Turma: 2021/1 Semestre: 4º 
Disciplina: Educação Especial e Escola Inclusiva
Professora: Georgia Borges
Polo:coxim MS
Acadêmico:jaquelaine pereira da silva RGM: 053.16748
ATIVIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL ESCOLA INCLUSIVA
Sejam objetivos e claros nas suas respostas! Escreva seu entendimento, não copie textos da internet, nem dos colegas de turma, pois essas atividades serão identificadas e zeradas.
1- Leia o que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva fala sobre a escolarização de pessoas com deficiências, e descreva as diferenças e semelhanças entre Educação Especial e Educação Inclusiva. 
 A educação especial ela atua de forma articulada no ensino e no atendimento educacional ao aluno ,promovendo o desenvolvimento da habilidade com as deficiência seja ela múltipla auditiva intelectual garantindo o ajuste da necessidade dos alunos . 
A educação inclusiva busca atender as necessidades educativas especiais de todos os alunos em sala de aula com um sistema regular de ensino promovendo o desenvolvimento e a aprendizagem. A semelhanças dos dois ensino na escola a educação especial e a educação inclusiva tem direitos iguais às duas possui um grande apoio sobre a integração da criança seja ela no ensino público ou privado. 2-De acordo com Sassaki, (2012), os preconceitos em relação à inclusão poderão ser eliminados ou, pelo menos, reduzidos por meio das ações de sensibilização da sociedade e, em seguida, mediante a convivência na diversidade humana dentro das escolas inclusivas, das empresas inclusivas, dos programas de lazer inclusivo. Diante do exposto no vídeo “Wheels” disponível em: https://youtu.be/pFuwUiHo-WI, elabore um texto reflexivo sobre a questão do preconceito e da adaptação da sociedade. 
Podemos dizer que ainda ocorre muitos preconceito na sociedade mais os seres humanos deve ter a ciência que a inclusão e um direito de todos pois trabalhar com a inclusão e viver novas experiências para poder vencer todo o preconceito existente .devemos combater todo preconceito pois ele tira a esperança de viver de uma pessoa ,faz com que ela não consiga agir perante as dificuldades da vida.saber trabalhar com as dificuldades e as diferenças tornar-se um ser humano melhor valorindo o que cada um pode ser e se tornar fazer com que a sociedade se torne inclusa faz com que o mundo seja melhor em todos aspecto. 3-Assista ao filme, leia as aulas da disciplina Educação Especial e Educação Inclusiva e a Lei 13. 146/15, e faça uma análise da metodologia utilizada pela escola comparada ao do professor substituto de artes do filme. Ele atende ao perfil de professor descrito na aula 6, por que?
Link do filme: http://www.youtube.com/watch?v=6rxSS46Fwk4
Resenha do filme disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/20287/resenha-critica-do-filme-como-estrelas-na-terra
 
O filme faz um relato da história de um menino com dislexia onde ninguém consegue notar o problema que ele tinha ,mas um professor de artes entra em cena e identifica que a criança fazia a troca de palavras ela escrevia espelhado .era uma criança muito dispersa e possuía muita dificuldade na aprendizagem .mas o professor começou a fazer a utilização de sua própria metodologia então ele começou a trabalhar com o menino de forma inovadora motivando e através das aulas de artes ele foi se desenvolvendo .portanto podemos dizer que o professor não atende o professor da aula 6 pois ela trata se de um ensino tradicional focado em planejamento e métodos que devem ser seguidos o professor do filme fez ao contrário utilizou uma metodologia própria que obteve ótimos resultados para a necessidade do menino.
4 -Comente quais são os direitos que a família de uma criança com deficiência poderia recorrer para garantir a educação do filho, qual lei garante esse direito, cite pelo menos um artigo da lei? 
A família com uma criança portadora de alguma deficiência deve ter a educação gratuita e acompanhada perante a lei .o aluno deve ser adaptado mediante as suas limitações ,deve ser promovido ao ensino inclusivo pois as necessidades especial de um aluno não deve jamais ser motivos de exclusão. A lei que garante esse direito é a 7.853/89 da Constituição Federal, todos têm direitos à educação, inclusive as pessoas com necessidades especiais, ela dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência e sua integração social, pois é crime recusar, suspender, adiar, cancelar ou extingui a matricula de qualquer curso ou nível de ensino sendo público ou privado.
1. 5-Assista o filme, Extraordinário, (Link do filme: https://www313.o0-1.com/token=elFerwLVnfcrpHP6J3nxTg/1600882199/138.97.0.0/83/e/95/03969e82535807a82e94733ba5f1195e-720p.mp4), e descreva a importância da família (Isabel Pulman, Nate Pulman e Olivia Pulman) e da escola ( Mr. Browne e colegas de sala), diante das mudanças na rotina de Auggie Pulman. 
Podemos dizer que a família tem um grande papel no enfrentamento que o menino começou a passar na escola muito preconceito e discriminação por sua má formação que possuía em seu rosto a família sempre motivou o menino dando a ele suporte para enfrentar toda a situação que ele iria passar desde o momento que começou a frequentar a escola mas já a escola aalguns alunos que aí frequentava não sabia lidar era preconceituoso pela diferenca mas do meu ponto de vista a escola deve ser um ambiente acolhedor em que todos saibam respeitar as diferenças e fazer com que a pessoa que possui alguma deficiência se sinta bem .
6- De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015) disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm , elabore um texto de até 15 linhas respondendo as seguintes questões.
a) O que é considerado deficiência? 
b) O que a lei define como “barreiras” e quais são elas?
c) Qual é a função da escola no processo de inclusão?
 d)Descreva o que diz a lei em relação ao direito ao trabalho podemos dizer que a pessoa que possui uma deficiência é aquela que tem suas habilidades reduzidas são: motora, física, mental, intelectual ou sensorial, porém há barreiras que obstrui sua participação plena, efetiva e com igualdade na sociedade, portanto na definição da lei as barreiras são tudo que se considere qualquer obstáculo, atitude ou comportamento que limita ou impeça a participação social da pessoa como gozo, fruição e a prática de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento, expressão, comunicação, acesso a informação, compreensão, circulação com segurança e entre outras. Porém ser deficiente não quer dizer que a pessoa é incapaz e inútil para elaborar qualquer atividade, portanto a pessoa que tem deficiência auditiva, motora, visual e mental pode sim executar atividades no tanto que seja adequada para ela.
O processo de inclusão na escola é muito importante no acolhimento dos educandos sem restrição para o bom desenvolvimento e apropriaçãodo saber de cada um, favorecendo o fortalecimento e o enriquecimento social e identidade cultural, ao trabalhar com o processo de inclusão a escola tem que estar preparada para fornecer melhor conforto, aperfeiçoamento do conhecimento escolar, objetivando para os portadores de necessidades especiais o desenvolvimento integral de suas habilidades motoras e intelectuais.
A Lei defini que todos portadores com deficiência possui o direto de designar suas funções em ambiente inclusivo e de fácil acesso, com igualdade de privilégios e oportunidades como os outros trabalhadores.

Outros materiais

Perguntas Recentes