Buscar

Atividade 2 - Programação Orientada a Objetos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
“Vimos que o uso de campos públicos é uma prática que talvez crie uma forma desnecessariamente forte de acoplamento entre as classes, com este acoplamento forte, pode ser necessário fazer alterações em mais de uma classe para o que deveria ter sido uma simples modificação. Portanto, campos públicos devem ser evitados. Contudo, há uma forma ainda pior de acoplamento, que é o acoplamento implícito”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos com Java – uma introdução prática usando o Bluej. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. p. 194.).
 
Podemos compreender a complexidade de encapsulamento na orientação a objeto. Neste sentido, qual o objetivo do método set ?
Resposta Selecionada:	
Correta .É nomeado um método de acesso com set sempre que este método for modificar algum campo ou atributo de uma classe.
Resposta Correta:	
Correta .É nomeado um método de acesso com set sempre que este método for modificar algum campo ou atributo de uma classe.
Feedback da resposta:	Resposta correta. Criam-se métodos de acesso para atribuição de valores a esses atributos e essas propriedades de set para a escrita de um valor no atributo.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
“Os modificadores de acesso definem a visibilidade de um campo, construtor ou método. Elementos públicos são acessíveis a partir de dentro da mesma classe e de outras classes; elementos privados são acessíveis somente a partir de dentro da mesma classe. Por outro lado, o ocultamento das informações é um princípio que declara que detalhes internos da implementação de uma classe devem ser ocultos de outras classes.”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java . São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 138.).
Podemos compreender a importância dos princípios fundamentais de modificadores de acesso e ocultamento nas classes. Neste sentido, qual o objetivo do modificador Private ?
Resposta Selecionada:	
Correta .Deixa os atributos visíveis apenas para a classe na qual eles estão declarados.
Resposta Correta:	
Correta .Deixa os atributos visíveis apenas para a classe na qual eles estão declarados.
Feedback da resposta:	Resposta correta. É correto afirmar que o modificador Private deixa os atributos visíveis apenas para a classe na qual eles estão declarados.
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
“A diretriz de encapsulamento (ocultar informações de implementação de visualização) sugere que somente as informações sobre o que uma classe pode fazer devem ser visíveis externamente, não como ela é. Isso apresenta uma grande vantagem: se nenhuma outra classe sabe como nossas informações são armazenadas, podemos facilmente alterar como elas são armazenadas sem quebrar outras classes.”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java . São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 188.).
É possível compreender a utilização de encapsulamento como uma forma de programação com maior segurança. Porém, qual a maneira de se acessar os atributos encapsulados?
Resposta Selecionada:	
Correta .Criando métodos que liberam o acesso.
Resposta Correta:	
Correta .Criando métodos que liberam o acesso.
Feedback da resposta:	Resposta correta. Segundo os fundamentos de orientação a objeto, ao utilizar o encapsulamento, só atributos são protegidos, sendo necessário criar métodos adicionais para o acesso a estes atributos por outras classes.
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
“As variáveis de classe são frequentemente utilizadas para armazenar um valor que deve ser sempre o mesmo para todas as instâncias de uma classe. Em vez de armazenar uma cópia do mesmo valorem cada objeto, o que seria um desperdício de espaço e que talvez fosse difícil coordenar, um único valor pode ser compartilhado entre todas as instâncias. Java suporta métodos de classe.”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java . São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 136.).
Podemos compreender o nível de complexidade ao criar instâncias para classes na orientação a objeto. Neste sentido, qual o objetivo de se criar um atributo com o tipo static ?
I. O atributo se torna um atributo da classe.
II. Não se torna um atributo para cada objeto do tipo daquela classe.
III. O atributo fica restrito somente àquela classe.
IV. Torna inacessível o conteúdo dos atributos por outras classes.
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:	
Correta .I e II.
Resposta Correta:	
Correta .I e II.
Feedback da resposta:	Resposta correta. Em Java, podemos declarar essa variável como sendo do tipo estática ( static). Fazendo o uso do tipo static, nosso atributo se torna um atributo da classe, e não um atributo para cada objeto do tipo daquela classe.
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
“O encapsulamento consiste em evidenciar ou não as funcionalidades do objeto ao ambiente externo. Um exemplo é o motor de um carro sendo um objeto acionado através do método da ignição e que [...] este método interage com outros métodos internos, como acender vela de ignição para prover a funcionalidade de ligar o carro. O método responsável por acionar a vela de ignição não está visível ao usuário do carro. Não é ele quem decide quando a vela irá acender ou não. Esse método é interno, pois a entidade usuário do carro, que interage com o carro, não interage com o motor”. (CASTRO, F. R; CRUZ. F. M.; ODDONE, N. E. O paradigma da orientação a objetos, a linguagem unificada de modelagem (UML) e a organização e representação do conhecimento: um estudo de caso de um sistema para bibliotecas. Inf. Inf ., Londrina, v. 18, n. 1, p. 82-105, 2013. p. 91.
É possível compreender a importância do encapsulamento nos códigos orientados a objeto. Neste sentido, qual é a real vantagem obtida do encapsulamento no código?
Resposta Selecionada:	
Correta .Se for necessário fazer alteração no código, em vez de mudar informações em vários lugares do código, fará apenas a alteração necessária em um único lugar.
Resposta Correta:	
Correta .Se for necessário fazer alteração no código, em vez de mudar informações em vários lugares do código, fará apenas a alteração necessária em um único lugar.
Feedback da resposta:	Resposta correta: Uma das grandes vantagens do encapsulamento é a facilidade de mudança, pois caso seja necessário, a alteração é realizada somente em um ponto do código e não em vários pontos distintos, tornando a alteração mais confiável.
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
“Chamamos métodos que alteram o estado de seu objeto de métodos modificadores. Da mesma maneira como pensamos nos métodos de acesso como solicitações de informações (perguntas), você pode pensar nos métodos modificadores como solicitações para um objeto alterar seu estado. Um efeito característico de um método modificador é que um objeto exibirá com frequência o comportamento ligeiramente antes e depois de ser chamado.”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java . São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 28.).
Os modificadores de acesso permitem liberar, ou não, informações do código. Neste sentido, analise os modificadores e associe com as afirmativas.
(1) Public .
(2) Protect .
(3) Private .
( ) Permite acesso à classe, pacote, subclasse e globalmente.
( ) Permite acesso à classe, pacote, subclasse, mas não globalmente.
( ) Permite acesso à classe, não ao pacote, nem subclasse e nem globalmente.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta Selecionada:	
Correta 1, 2, 3.
Resposta Correta:	
Correta 1, 2, 3.
Feedback da resposta:	Resposta correta. O modificador Public libera acesso irrestrito, sendo que o Protect
não libera globalmente e Private somente à classe que pertence.
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
“Como implementação, muitas bibliotecas de software disponíveis comercialmente, que o habilitam a construir interfaces janela/mouse/ícone, são escritas em linguagem orientada a objeto. Uma vez que uma janela naturalmente tem muitas propriedades de
um objeto, a maioria das ferramentas de desenvolvimento para interfaces providas com janelas também tem uma emenda de orientação a objeto que as percorre .”. (PAGE-JONES M. Fundamentos do desenho orientado a objeto com UML. São Paulo: Makron Books, 2001. p. 72.).
 
Portanto, podemos saber aplicar as propriedades das interfaces nas linguagens orientadas a objeto. Qual é o objeto da interface list?
Resposta Selecionada:	
Correta .Usamos a interface List quando queremos que nossa coleção seja ordenada e que possa adicionar objetos duplicados.
Resposta Correta:	
Correta .Usamos a interface List quando queremos que nossa coleção seja ordenada e que possa adicionar objetos duplicados.
Feedback da resposta:	Resposta correta. Usamos a interface List quando queremos que nossa coleção seja ordenada e que possa adicionar objetos duplicados.
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
“Ao aceitarmos a concorrência, também permitimos que um objeto destinatário seja bombardeado por mensagens de vários objetos remetentes executando concorrentemente. Uma vez que essas mensagens podem chegar mais rápido do que o objeto destinatário consegue processá-las, elas terão de ir a algum lugar para esperar pela vez delas. Elas vão para uma ‘sala de espera’, mais frequentemente conhecida como uma fila [queue] de mensagens.”. (PAGE-JONES M. Fundamentos do desenho orientado a objeto com UML. São Paulo: Makron Books, 2001. p. 158.).
Portanto, podemos compreender a partir da citação, que existem diversas interfaces, inclusive de filas. Neste sentido, o que significa a interface Queue?
Resposta Selecionada:	
Correta .A interface Queue será utilizada quando a ordenação de inserção e remoção dos elementos forem importantes e forem passíveis de aceitar duplicação de elementos.
Resposta Correta:	
Correta .A interface Queue será utilizada quando a ordenação de inserção e remoção dos elementos forem importantes e forem passíveis de aceitar duplicação de elementos.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A interface Queue (fila) deve ser utilizada com o objetivo de ordenação e inserções dos elementos forem relevantes e forem aceitas duplicidades dos elementos.
Pergunta 9
0 em 0,25 pontos
“Um map é uma coleção de pares chave/valor de objetos. Como o arraylist, um map pode armazenar um número flexível de entradas. Uma diferença entre o ArrayList e um map é que com um map cada entrada não é um objeto, mas um par de objetos. Esse par consiste em um objeto chave e um objeto valor. Em vez de pesquisar entradas nessa coleção que utiliza um índice de inteiros, utilizamos o objeto chave para pesquisar o objeto valor.”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java. Editora Pearson Prentice Hall. São Paulo, 2004. p. 120.).
Apesar de não ser considerada uma Collection, a interface Map faz parte da API Collection. Neste sentido, existe uma árvore de hierarquia do map. Assinale a ordem correta hierarquia do map.
Resposta Selecionada:	
Incorreta . TreeMap
- SortedMap - Map.
Resposta Correta:	
Correta .Map - SortedMap - TreeMap.
Feedback da resposta:	Sua resposta está incorreta. Tente novamente. Não se esqueça de que a hierarquia é importante na API Collection.
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
“Uma complicação do processo de remoção de uma coleção é que ele pode alterar os valores de índice em que outras notas da coleção são armazenadas. Se um item com um número de índice baixo é removido, então a coleção move todos os itens seguintes para frente por uma posição para preencher na lacuna. Como consequência os números de índice serão diminuídos por 1.”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos com Java – uma introdução prática usando o Bluej. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. p. 83.).
É fundamental compreender os fundamentos de orientação a objeto e a construção das coleções para não incorrer em erros de execução. Neste sentido, existe a árvore da hierarquia de interfaces e classes da Java Collections Framework , que são derivadas da interface Collection . Qual a ordem correta da hierarquia para fazer um sorteamento dos dados?
Resposta Selecionada:	
Correta . Collection > Set > SortedSet > TreeSet.
Resposta Correta:	
Correta .Collection > Set > SortedSet > TreeSet.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A ordem correta é Collection, Set, SortedSet e TreeSet.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais