Buscar

ATV 2 DESENVOLVIMENTO .DE PRODUTO INTEGRADO

Prévia do material em texto

Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	O pensamento enxuto disseminado no mundo a partir da década de 1960, com as franquias de empresas japonesas, conseguiu capitalizar o olhar focado na diminuição dos desperdícios e na satisfação do cliente entre vários nichos produtivos. Assim, muitas startups, atualmente, fazem uso dessa mentalidade no PDP.
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. (    ) O Toyotismo foi uma resposta japonesa ao modelo Fordista.
II. (   ) A colaboração entre os funcionários é um objetivo incentivado no pensamento lean.
III. (   ) Pivotar é o ato de adaptar o projeto após um feedback.
IV. (  ) O centro do modelo de lean startups está no ciclo de feedback.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, já que apresenta a sequência adequada, pois o Toyotismo foi uma forma dentro do contexto japonês pós-guerra de se manter competitivo no momento em que o modelo de produção preponderante era o Fordismo Americano. A colaboração entre funcionários era vista como algo que incentiva o empoderamento e liderança, características que ajudam na produtividade com qualidade e agilidade. Pivotar é exatamente a adaptação ao longo do projeto. Por fim, o centro do modelo de lean startups equivale ao ciclo de feedback construir-avaliar-aprender
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“Muitos empreendedores concentram energia nos substantivos: ter a melhor ideia de produto, ter o produto inicial mais bem projetado ou ter obsessão por dados e métricas. A verdade é que nenhuma dessas atividades em si é de grande importância. Em vez disso, precisamos concentrar nossa energia na minimização do tempo total gasto nesse ciclo de feedback. Essa é a essência da direção de uma startup [...]”.
RIES, E. The lean startup: how today’s entrepreneurs use continuous innovation to create radically successful businesses. New York: Crown Business, 2011. p 57-58.
 
 
Com base no seu conhecimento sobre lean startups, assinale a alternativa que apresenta corretamente informações quanto ao pensamento lean.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O pensamento lean, originado no Toyotismo, foca a eliminação dos desperdícios.
	Resposta Correta:
	 
O pensamento lean, originado no Toyotismo, foca a eliminação dos desperdícios.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o Toyotismo enxergou que a chave do sucesso frente aos concorrentes estaria em diagnosticar e eliminar qualquer desperdício e gerar o máximo de valor aos seus clientes. Isso ocorre de forma ágil ao escutar os clientes em ciclos curtos de feedback, gerando melhorias nos projetos de produto.
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“Empresários americanos e os estudiosos da administração atentaram-se à compreensão de ferramentas e metodologias gerenciais que embasaram as empresas japonesas no desempenho de alta qualidade . Em 1983, em uma conferência em Chicago, quase uma centena de empresários aguardava ansiosamente para ouvir o Prof. Yoji Akao sobre uma nova ferramenta à qual se atribuía a orientação do processo de qualidade dentro da Toyota, o QFD [...]”.
EUREKA, W. E.; RYAN, N. E. QFD: perspectivas gerenciais do desdobramento da função Qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 1993. p. 56.
 
No que diz respeito ao QFD, analise as afirmativas a seguir e assinale V
para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( )  O QFD também é conhecido como desdobramento da função qualidade.
II. ( ) O QFD foi criado na Toyota, mas sistematizado na Mitsubishi.
III. ( ) O QFD aumentou o retrabalho e a satisfação do clientes.
IV. ( ) O QFD acontece nas fases ligadas à manufatura.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, já que apresenta a sequência adequada, pois o QFD (Quality Function Deployment) é conhecido como desdobramento da função qualidade. Criado conceitualmente durante o desenvolvimento do Toyotismo, foi organizado em termos de ferramental por meio de matrizes nos estaleiros de Kobe, do grupo Mitsubishi Heavy Industries.
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“[...] Se hoje, ao ler ou ouvir a palavra ‘startup’, você tem uma boa ideia do que se trata, um dos culpados é o americano Steve Blank. Ele é considerado uma das maiores lendas do Vale do Silício [...]. As principais lições compartilhadas por Blank são: para inovar, é preciso ousar, adote um novo jeito de pensar, aprenda a lidar com o cenário adverso, desafie seu plano de negócios, entenda a demanda do seu cliente [...]”.
5 LIÇÕES
de Steve Blank, o mentor da geração Lean Startup. StartSe, out. 2018. Disponível em:  https://www.startse.com/noticia/empreendedores/55980/o-vale-do-silicio-e-uma-colecao-de-pessoas-loucas-diz-steve-blank. Acesso em: 10 nov. 2019.
 
A partir do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Trabalhar com o cenário de incertezas e com clientes exigentes é um diferencial das lean startups.
Pois:
II. Usam da flexibilidade lean para gerenciar o ciclo de feedback
construir-avaliar-aprender.
A seguir, assinale a alternativa correta.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois
a asserção I é uma proposição verdadeira, na medida em que descreve o ambiente de trabalho das startups. Por trabalharem, primordialmente, com inovação, elas equivalem a uma aposta incerta de sucesso e satisfazer e fidelizar os clientes são ações imprescindíveis. Ademais, essas ações podem ser feitas usando o pensamento lean e suas ferramentas, entre elas se destaca o ciclo de feedback construir-avaliar-aprender.
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“Por que as startups fracassam tanto? O primeiro problema é a fascinação associada a um bom plano, a uma estratégia sólida e a uma pesquisa de mercado completa [...]. As startups ainda não sabem quem são seus clientes ou como devem ser seus produtos. À medida que o mundo fica mais incerto, é cada vez mais difícil prever o futuro. Os métodos antigos de administração não estão à altura da tarefa [...]”.
RIES, E. The lean startup: how today’s entrepreneurs use continuous innovation to create radically successful businesses. New York: Crown Business, 2011. p. 14.
 
Sobre as características do ambiente e da gestão de startups, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e
F para a(s) Falsa(s).
I. (    ) Trabalham em ambientes de incerteza e preferem modelos ágeis de gestão.
II. (   ) Usam ferramentas enxutas para testar suas soluções.
III. (   ) Vêm ganhando mercado frente a empresas tradicionais pelos produtos inovadores.
IV. (   ) Usam o PMBOK preferencialmente para gerir seus projetos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, já que apresenta a sequência adequada, pois, por estarem formatadas para criar produtos e serviços inovadores, ou seja, muitas vezes atendendo a uma necessidade nova em um mercado inexistente, as startups
equivalem a um ambiente incerto de sucesso e aceitação do público. As ferramentas enxutas ou leans se adaptam melhor em termos de adaptabilidade ao incerto.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	O projeto informacional é a primeira fase do desenvolvimento de produtos, segundo o modelounificado de PDP. Essa fase é de extrema importância justamente por ser dela que serão desdobradas as execuções das fases posteriores. Erros posteriores poderão ser extremamente caros de se reverter.
Considerando o exposto, relacione os seguintes objetivos do projeto informacional as suas respectivas descrições:
 
(1)  Mapear o ciclo de vida do produto.
(2)  Definir requisitos do produto.
(3)  Definir o problema do projeto.
 
(  ) Compreensão do problema que o produto visa solucionar no mercado ou para o público-alvo.
(    ) Definição para cada fase dos stakeholders e identificação da “voz do cliente”.
(  ) Descrição dos requisitos dos clientes (necessidades) em forma de caraterísticas técnicas e mensuráveis do produto.
 
A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
3, 1, 2.
	Resposta Correta:
	 
3, 1, 2.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, já que apresenta a sequência adequada, segundo a descrição do modelo unificado de PDP. Mapear o ciclo de vida do produto relaciona a questão de entender o ciclo de vida de produtos e projetar em um cenário hipotético as necessidades dos clientes e como o produto deve atendê-los. Já a definição dos requisitos do produto é o primeiro momento em que soluções do produto serão descritas. Por fim, o problema de projeto significa detalhar aspectos tecnológicos da solução que a empresa identificou como oportunidade de mercado.
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) engloba muitas atividades que, mesmo alterando os contextos produtivos, têm suas fases, hierarquias de fases e macrofases preestabelecidas. Isso demonstra uma complexidade em sua gestão e interdependência dos elementos.
 
Sobre o projeto conceitual, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Após finalizada a fase, o mercado potencial, bem como os princípios operacionais do produto, serão conhecidos.
II. Deve ser estimulada a geração do maior número de alternativas viáveis que, posteriormente, serão lapidadas na concepção.
III. O projeto informacional entrega dados objetivos e mensuráveis à fase de projeto conceitual.
IV. O engenheiro, nessa fase, deve ser criativo e usar diversas ferramentas que ajudem a pensar de forma inovadora.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois os profissionais envolvidos no PDP devem ser estimulados a usar ferramentas e metodologias para o desenvolvimento criativo, devido ao contexto subjetivo vindo do projeto informacional, de modo a gerar uma maior quantidade de alternativas de soluções, as quais, posteriormente, serão analisadas como viabilidade técnica e econômica de construção. Ao final da fase de projeto conceitual, a empresa será capaz de entender o mercado potencial, os princípios operacionais e os aspectos técnicos mais essenciais do produto enquanto foco do PDP.
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	O projeto informacional tem a complexa missão de definir os requisitos de produtos que serão detalhados ao longo das fases do PDP. Por se tratar de algo extremamente subjetivo à atividade de ouvir os clientes, algumas ferramentas ajudam a transformar a voz do cliente em aspectos técnicos e mensuráveis.
Considerando o exposto, relacione as seguintes atividades do projeto informacional aos respectivos blocos do QFD:
 
(1)  Requisitos dos clientes.
(2)  Quantificação dos requisitos do produto.
(3)  Requisitos do produto.
 
(  ) Identificar os requisitos dos clientes e do produto.
(  ) Definir os requisitos do produto.
(  ) Definir especificações-meta do produto.
 
A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
1, 3, 2.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
	Resposta Correta:
	 
1, 3, 2.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, já que apresenta a sequência adequada. Segundo a descrição do modelo unificado de PDP, o QFD usado no projeto informacional auxilia em algumas atividades e objetivos dessa fase. Em especial, na identificação dos requisitos dos clientes e do produto (campo 1 e 2 do QFD), na definição dos requisitos do produto (campo 4 e 5 do QFD) e na definição das especificações-meta do produto (campo 6 do QFD).
	
	
	
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Pode-se considerar o PDP um processo que comunica e interage a organização com o mercado. Sua estruturação é pautada na otimização de quesitos, tais como: qualidade, custo e tempo de lançamento. No modelo unificado de PDP, as macrofases são inter-relacionadas pelos outputs da fase anterior. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta corretamente as entradas e saídas ( outputs ) da primeira macrofase do PDP.
 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Minuta de projeto e plano de projeto.
	Resposta Correta:
	 
Minuta de projeto e plano de projeto.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, dentro do modelo unificado de Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP), a macrofase inicial (pré-desenvolvimento) se inicia com a minuta de projeto e se finaliza com o plano de projeto que inclui desde o escopo de produto e projeto, bem como a descrição inicial dos custos e cronogramas das atividades seguintes.
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) engloba diversos profissionais, muito além da engenharia e áreas correlatas das ciências exatas. Como um processo de negócios, comunica-se com algumas áreas do conhecimento, por exemplo, marketing, logística, manufatura, design e outras. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a macrofase em que os profissionais de engenharia são mais atuantes.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Desenvolvimento.
	Resposta Correta:
	 
Desenvolvimento.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  A alternativa está correta, pois a macrofase, na qual os profissionais de engenharia são mais atuantes, é a de Desenvolvimento. Nela, as atividades relacionadas à manufatura são mais presentes, principalmente, nas fases de Projeto Informacional, Projeto Conceitual, Projeto Detalhado e Preparação da Produção.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes