Buscar

Introdução a Pedagogia Bilíngue

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução a Pedagogia Bilíngue
1) O conceito de bilíngue tem diversas definições; no entanto, na pedagogia bilíngue, o conceito é conciso e simples, porque: 
A) a pedagogia bilíngue entende que bilíngue é quem tem algum conhecimento numa segunda língua e consegue com isso estabelecer comunicação, mesmo sem fluência. 	B) a pedagogia bilíngue entende que bilíngue é alguém que tem competência mínima em uma das quatro habilidades linguísticas (falar, ouvir, ler e escrever). 
C) a pedagogia bilíngue entende que ser bilíngue não é a capacidade individual de falar uma segunda língua obedecendo suas estruturas sem parafrasear a primeira língua. 	D) a pedagogia bilíngue entende que bilíngue não é quem nasceu em uma realidade de conhecimento em duas línguas. 
E) a pedagogia bilíngue entende que bilíngue não é quem tem domínio línguístico global e outros conhecimentos quanto à etmologia da segunda língua.
2) A pedagogia bilíngue apresenta os princípios necessários para a prática docente. Quais são esses princípios? 
A) Inclusão, informação e leis. 
B) Inclusão, recursos didáticos e escolas.
 	C) Inclusão, poder e escola. 
D) Inclusão, processo identitário e relações de poder. 
E) Inclusão, processos políticos e Estado.
3) Entre os princípios da pedagogia bilíngue há a socialização e interação da pessoa surda, levando-se em conta seus direitos e deveres, em que a propagação do ensino de Libras romperia muitas barreiras de comunicação. Nesse sentido, qual a principal crítica ao modelo atual de acesso da pessoa surda, por exemplo, em orgãos públicos?
 A) Os espaços públicos não têm investimentos direcionados ao atendimento à pessoa surda e, quando oferecem assistência, trata-se de um serviço restrito. 
B) A disponibilidade de intérpretes tem sido alvo de muitas ações para o atendimento à pessoa surda em órgãos públicos. 
C) Os surdos poucos utilizam os serviços de orgãos públicos, o que demonstra que esse poderá ser um investimento sem retorno. 
D) Alguns órgãos públicos têm acesso pela Internet para surdos e até TDD (telefones para surdos), possibilitando o pleno acesso aos serviços. 
E) A comunidade surda pode, por meio de ONGs, oferecer intérpretes para os órgãos públicos a fim de garantir o seu próprio direito social. 
4) A ideia principal da pedagogia bilíngue é promover o reconhecimento da identidade surda por meio de uma educação social da pluralidade cultural. Por muito tempo os surdos foram discriminados e alvo de muitos preconceitos. O que caracteriza uma discriminação à pessoa surda? 
A) União de uma pequena parte de surdos conforme interesses e exclusão de outros de acordo com as condições sociais e culturais da sua origem. 
B) Segregação de pessoas por um aspecto baseado na diferença – a discriminação está no simples ato de separar para distinguir as diferenças. 
C) Avaliação das capacidades diferenciadas dos surdos em relação aos ouvintes, que as limitam de certo modo para alguns aspectos da vida social. 
D) A existência de níveis cognitivos diferentes entre surdos e ouvintes no ambiente escolar, que provocam limitações no processo de ensino e aprendizagem. 
E) A variação dos níveis de surdez de leve a profunda, o que poderá limitar a vida em sociedade da pessoa. 
5) Com o avanço da tecnologia, muitos surdos têm utilizado WhatsApp, e-mail, Facebook, Skype e outros. Assinale a alternativa que corresponde a essa vivência dos surdos atualmente. 
A) Extinção da pluralidade cultural. 
B) Inclusão digital para os surdos. 
C) Exclusão social de boa parte da comunidade surda. 
D) Desintegração de ideias e deformidades sociais. 
E) Mediação das indiferenças presentes em sociedade

Continue navegando