Buscar

Estratégia Saúde da Família

Prévia do material em texto

Estratégia Saúde da Família – vídeo aula 
É um dos mais importantes componentes de serviço de saúde no Brasil.
Surgiu em 1994, quando foi concebido o Programa de Saúde da Família (UBSF). Inicialmente, foi implantado nos municípios conhecidos como para da fome, hoje, mais de 22 anos após a iniciação do Programa de Saúde da Família no SUS, praticamente todos os municípios brasileiros contam com Unidades Básicas de Saúde nos seus territórios. 
Todos nós moramos em uma cidade à qual é formada por diferentes distritos e bairros. Elementos que possuem características únicas. Dessa ideia, podemos afirmar que cada lugar tem as suas necessidades de acordo com as características da população, sabendo-se disso, pensou-se em uma estratégia que dentro do próprio SUS pudesse ajudar as comunidades, ofertando serviços de saúde respeitando as diferenças. 
A Estratégia de Saúde da Família surgiu também como uma forma de considerar as pessoas como elemento de um meio social, o qual também influenciam as questões relacionadas à saúde e ao adoecer. 
Acontece através da implantação de equipes multiprofissionais em Unidades Básicas de Saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de cerca de 3.000 a 4.500 pessoas em uma determinada área. 
As equipes são compostas no mínimo por:
· 1 médico da família 
· 1 enfermeiro 
· 1 auxiliar de enfermagem
· 6 a 8 agentes comunitários de saúde 
Quando ampliadas contam ainda com:
· 1 dentistas
· 1 auxiliar de consultório dentário ou 1 técnico em higiene dental
A atuação das equipes ocorre principalmente nas Unidades Básicas de Saúde, nas residências e na mobilização da comunidade como os grupos de idosos ou de gestantes que acontecem nas próprias unidades ou mesmo nos espaços sociais nos bairros.
As equipes da Estratégia Saúde da Família têm como estratégia de trabalho conhecer a realidade das famílias pelas quais são responsáveis, fazendo através do cadastramento das pessoas que moram em uma comunidade, conhecendo as características sociais, os limites espaciais e os riscos dos que moram em um mesmo lugar e que utilizarão a mesma unidade. Ou seja, na Unidade Básica de Saúde, poderá contar com profissionais que estão capacitados para enfrentar os problemas da sua comunidade, de uma maneira individualizada e respeitando as necessidades da identidade da sua comunidade

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes