Buscar

Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Uninassau
Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada
Aluno: Elton Cardoso Soares
Matrícula: 01401569
Curso: Tecnólogo em Logística
Toda empresa tem de fazer análise competitiva, o que parece não ser o caso da Tecno Plus, uma das formas é fazendo uso das 5 forças de Porter que são: ameaça de produtos substitutos; ameaça de entrada de novos concorrentes; poder de negociação dos clientes; poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes. São os pilares de uma empresa, e se algum mudar, deve-se reavaliar seu posicionamento e planejamento estratégico.
A empresa pode ter se precipitado em contratar a consultoria, uma vez que o problema já tinha sido diagnosticado pelo departamento de marketing. O prazo de contrato com a consultoria foi longo tendo em vista que necessidade de solução teria que ser o mais breve possível. A empresa indicou para compor o grupo de trabalho, funcionários sem muita experiência. Os consultores internos deveriam ser funcionários mais experientes, de preferência ter representante de cada área operacional. 
Para resolução desse impasse seria fundamental a formação de uma liderança clara e objetiva, melhorando a comunicação organizacional, maior interação com seu quadro funcional, com participação mais ativa de seus colaboradores.
Referências bibliográficas
Affonso, Ligia Maria Fonseca. Teorias da administração. [recurso eletrônico] / Ligia Maria Fonseca Affonso, Fernanda da Luz Ferrari; [revisão técnica: Carlos Artur dos Santos Lencini]. – Porto Alegre: SAGAH, 2018.
De Vito, Pedro. Estudo de concorrência: como alcançar vantagem competitiva. 27 de nov. de 2019. Disponível em: https://gobacklog.com/blog/estudo-de-concorrencia/. Acesso em: 01 de fev. de 2021.
Goulart, Felipe. Funções da comunicação organizacional. 02 de set. de 2015. Disponível em: <https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/funes-da-comunicao-organizacional/>. Acesso em: 01 de fev. de 2021.
Rovina, Jackson. Planejamento Estratégico: entenda como criar e gerenciar a estratégia da sua organização. 21 de jan. de 2019. Disponível em: <https://www.euax.com.br/2019/01/planejamento-estrategico/> Acesso em: 01 de fev. de 2021.

Outros materiais