Buscar

Pichon Rivière - resumo dinamicas de grupo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Pichon Rivière
Pichon se preocupou em estudar o homem como um ser inserido na sociedade, principalmente na família, pois não via o indivíduo como ser isolado. Também se ocupou em formar algumas hipóteses sobre as transferências na relação grupal, já que para ele o que se produz na transferência grupal é um estancamento da aprendizagem, uma inibição no processo de apropriação da realidade por se tratar de uma apropriação mediada, ou seja, as questões colocadas no grupo farão parte da realidade de cada sujeito, mas não necessariamente da realidade grupal. E para ele, essa transferência pode ser considerada como um fracasso na aprendizagem da realidade e da integração. 
Pichon também descreve o grupo como algo essencial para o desenvolvimento do psiquismo, pois nele é possível crescer, seja como pessoa ou como grupo. E esse grupo nasce das necessidades e interesses em comum dos seus membros, mesmo que cada indivíduo carregue um histórico além do social. Então, para ele existem alguns passos para que esses grupos sejam formados com base nos interesses e nas necessidades dos seus membros. 
Primeiramente surge o questionamento do “para quê o grupo foi formado?” e depois “qual a tarefa que será conduzida?”. Só após esses questionamentos é que um grupo pode se formar, pois só quando essas duas questões são resolvidas é que o indivíduo pode estabelecer os parâmetros de compromisso, ou seja, envolver-se emocional e conceitualmente, conciliando ação e reflexão na vivência grupal, na busca da realização da tarefa e da consciência da dinâmica do grupo.
Só após esse compromisso ser firmado é que irão emergir questões para serem trabalhadas e essas questões estão inseridas em três grupos de relações: a) dos membros com um grupo como um todo e com a tarefa em si; b) de cada membro com os outros; c) de cada membro com a proposta didática. 
Pichon também definiu conceitos básicos que justificam a sua proposta e aqueles que facilitam o início de um grupo. São eles: 1. A aprendizagem, que se trata de uma apropriação da realidade no intuito de transformá-la; 2. A interação, que pressupõe o contato com o outro e, desse modo, a comunicação e acesso mais detalhado da realidade; 3. O vínculo, que se trata de uma ligação entre sujeitos mais duradoura que a interação; 4. O descentramento, que seria a possibilidade de se desligar de nós mesmos e ir ao encontro do outro. A partir disso, ele traz que o sujeito é aquele que sempre está em contato com o outro e através das internalizações que faz daquilo que lhe é significativo para ele. 
Desta forma, para ele o conhecimento do grupo sobre qual o motivo pelo qual está inserido ali, qual sua tarefa e se sentir motivado é o que pode levar os membros a participarem de forma mais crítica e mais criativa. E nesse processo grupal ele também sinaliza algumas questões que podem ocorrer, como o do desejo de participar do grupo e ao mesmo tempo do temor das suas questões serem colocadas em análise pelo grupo, as leis internas do grupo e o ato de se colocar, a perda do individualismo porque o grupo também se coloca em questionamento de seus posicionamentos. Sendo assim, o processo de aprendizagem tanto envolve conflitos como processos de interação e comunicação. 
Pichon também trouxe o conceito de Grupo Operativo como a sua maior contribuição, se trata de uma técnica grupal que se caracteriza por estar de forma explícita numa tarefa, que pode ser de aprendizagem, cura, diagnóstico de uma situação de trabalho e criação, etc. A técnica é utilizada com o objetivo de esclarecer os obstáculos que se apresentam na tarefa proposta, procurando uma maior eficácia na resolução da mesma. E para avaliar a interação em um grupo Pichon desenvolveu alguns critérios. São eles: a) afiliação e pertença; b) cooperação; d) comunicação; e) aprendizagem; f) tele: pode ser um fator positivo ou negativo, implica num reencontro realista e verdadeiro entre os participantes do grupo, sem as projeções e distorções transferenciais.
Embora Pichon não apresente suas teorias de forma sistematizada, estas são de grande aplicabilidade.

Outros materiais