Buscar

APX1 ANDRESSA FERNANDA DAUMAS FARIA DE ALMEIDA 19116080115 NITERÓI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
)                                                  
	Nome: ANDRESSA FERNANDA DAUMAS FARIA DE ALMEIDA
	Matrícula: 19116080115
	Polo: NITERÓI
APX1 – 2020.2
DISCIPLINA: GESTÃO 2
Coordenação: Profª Elisangela da Silva Bernado
Caro(a) Discente:
Essa seria a sua primeira avaliação presencial. Mas em função da pandemia será online. Leia o enunciado com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de sua resposta.
Leia atentamente as Instruções abaixo:
· Você vai encontrar uma questão-única nesta avaliação;
· Leia atentamente a questão;
· Revise sua resposta e verifique se as ideias estão claras;
· Esta avaliação é individual e COM consulta;
· Consulte os textos da bibliografia da nossa disciplina e desenvolva as respostas sem copiar (LEMBRETE: plágio é crime e o autor deve responder judicialmente pela cópia ilegal do trabalho de outrem. Plágio significa infringir a Lei n. 9.610/88 dos Direitos Autorais);
· Caso queira fazer citações diretas e/ou indiretas, utilize as Normas da ABNT (Para saber como usar os tipos de citação, veja a norma ABNT NBR 10520);
· Queremos ver a sua reflexão sobre os textos, portanto, argumente e/ou critique a posição dos autores;
· As respostas que tiverem plágio serão zeradas;
· Escreva com calma e cuidado procurando as palavras e conceitos que exprimam, teoricamente, o que você quer dizer;
· O arquivo postado deverá ser em formato Word;
· NÃO ESQUEÇA DE POSTAR ATÉ O DIA 27/09 às 17h.
Textos utilizados 
Texto 1 – PNE 2014-2024: UMA REFLEXÃO SOBRE A META 19 E OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA de Elisangela Bernado e Amanda Borde
Texto 2 – POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: LIMITES E PERSPECTIVAS de Luiz Fernandes Dourado
Texto 3 – Política educacional, gestão e aprendizagem: por uma escola de qualidade de Sofia Lerche Vieira
Texto 4 – Profissão docente e gestão democrática da educação de Dalila Andrade Oliveira
Todos os textos estão disponíveis na plataforma!!!!!!
Questão-única da APX1 – Gestão 2
Prezado estudante, ainda estamos vivendo um momento único e mundial com a pandemia do COVID-19 que nos afeta desde março. Desejamos que todos estejam bem e com saúde em seus lares!!!
Nesse contexto de adaptação, seja no cotidiano dos nossos lares como na vida acadêmica, aos desafios impostos pela pandemia, a nossa avaliação visa contextualizar e compreender tal momento relacionando com o conteúdo da nossa disciplina. Mas não podemos esquecer das nossas escolas, da forma como cada rede de ensino está se organizando para atender a carga horária e os dias letivos presentes na nossa LDBEN n. 9394/1996. 
Nesse sentido, a partir dos primeiros quatro textos da nossa disciplina, primeiro imagine e depois escreva se você é um diretor de escola pública ou privada e justifique a sua escolha (2 pontos). Em um segundo momento, descreva e reflita sobre os desafios de um gestor escolar (de escola pública ou privada) diante do atual contexto em que estamos passando da pandemia COVID-19 e do eminente retorno às aulas presenciais (4 pontos). Em um terceiro momento, relate os desafios enfrentados e as suas ações, enquanto gestor escolar, para dar conta das atuais demandas vivenciadas no contexto da escola (4 pontos). Não esqueça de dialogar com os autores dos quatro artigos listados acima!!! (Total da questão: 10pontos)
Resposta: A Educação transformada. Um vírus afetou a saúde pública e privada, mudou a forma de agir e pensar no mundo, trazendo conseqüências para todos. Na educação, houve a suspensão das aulas da rede pública e privada, pois o protocolo pede que seja evitada aglomeração para não ter propagação do vírus e isolamento social a fim de parar a transmissão do COVID-19.
O gestor de escola privada, que é algo mais próximo das experiências profissionais que tive, está diante de um cenário novo e incerto, aonde tem que acompanhar as mudanças aliando a teoria aos avanços tecnológicos, garantindo o direito dos estudantes a uma educação de qualidade, participativa e democrática. Um gestor bem preparado profissionalmente conseguirá manter o padrão e a eficiência do ensino, pois apesar de ser uma situação atípica, a cada dia, contará com o apoio da equipe na elaboração doe propostas pedagógicas adequadas à nova realidade, para uma aprendizagem criativa e proveitosa para os alunos. 
A escola além de promover a aprendizagem e preparar o cidadão para o convívio social, ela é formadora de opiniões, ela constrói pessoas com capacidade argumentativa. O gestor encontra inúmeros desafios, pois o vírus desestruturou financeira e psicologicamente várias famílias, aumentando a evasão escolar, que é mais um desafio a ser superado pela gestão, encontrar meios para garantir a permanência e não prejudicar a aprendizagem do aluno.
A Educação tomará novos rumos e jamais será a mesma! A partir de agora, precisamos nos reorganizar, debater e refletir sobre esses novos rumos.
A participação ativa dos pais da família, agora é pelas redes sociais e é por lá que a equipe deve se engajar e focar, pois muitos estão em casa por conta da pandemia. O maior desafio encontrado pelo gestor escolar privado além dos meios tecnológicos, já que nem todos sabem utilizar corretamente, apesar de possuírem o acesso, são as mudanças e o novo sem planejamento prévio, pois a gestão online traz mais desafios, exige mais criatividade e flexibilidade da equipe para que o distanciamento físico não cause grandes problemas no processo de ensino e aprendizagem.
Boa Prova!!!
Equipe Gestão 2!!!

Outros materiais