Buscar

APX2 - 2020 2 ANDRESSA FERNANDA DAUMAS FARIA DE ALMEIDA 19116080115 POLO NITERÓI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
	Nome: ANDRESSA FERNANDA DAUMAS FARIA DE ALMEIDA
	Matrícula: 19116080115
	Polo: NITERÓI
APX2 – 2020.2º
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Coordenação: Prof.ª Anelize Reynozo/Mediadores: Profª. Flavia Martins e Profº André Nogueira
Prezadxs alunxs:
Esta é a sua segunda Avaliação Presencial, denominada APX, de Metodologia da Pesquisa em Educação.
Atenção aos avisos:
1. A pontuação Máxima da Avaliação é 07 (sete) pontos.
2. Esta avaliação é individual e COM consulta.
3. Você tem 11 dias para realizá-la.
4. A cópia do material anulará a resposta. Por favor, use suas palavras.
5. Guarde uma cópia da APX2.
Boa prova!!!
 (
Questão 01 (2,5 pontos)
)
Apresente, com suas palavras, as seguintes situações:
a) As características da Pesquisa Documental e Pesquisa Bibliográfica; (1,0)
RESPOSTA: A Pesquisa Bibliográfica utiliza fontes de referências já analisadas e publicadas, como livros e artigos, já a Pesquisa Documental recorre à fontes sem tratamento analítico, utiliza dados e informações ainda não tratados, diz respeito ao uso de documentos , relatórios e fotografias por exemplo, para análise de resultados e define os objetivos de uma pesquisa, muitas vezes, seguindo os mesmos passos da pesquisa bibliográfica.
b) A principal diferença entre elas; (0,5) 
RESPOSTA: A Pesquisa Bibliográfica se baseia em material já publicado, já tratado cientificamente, enquanto a Pesquisa Documental se baseia em fontes mais diversificadas, sem tratamento. 
c) Em que circunstância podemos usar cada uma delas. (1,0)
Exemplo da letra C: Em que circunstância usarei o tipo de pesquisa: Pesquisa de Campo (a questão pede pesquisa documental e pesquisa bibliográfica – ATENÇÃO)
O pesquisador fará uso da pesquisa de campo, quando ele desejar saber, por exemplo, a forma como as crianças se comportam durante as brincadeiras livres do Recreio. Para isso, o mesmo terá que ir à campo, ou seja, à escola, durante os momentos de recreação das crianças, observar essas dinâmicas. 
RESPOSTA: O pesquisador fará uso da pesquisa documental utilizando dados estatísticos divulgados em jornais de grande circulação, pois trazem credibilidade ao que está sendo pesquisado. Já na pesquisa bibliográfica, o pesquisador sai em busca de materiais como livros e artigos já publicados acerca do tema, para embasar sua teoria. 
 (
Questão 02 (2,0 pontos)
)
No livro “Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade”, Minayo (2002) apresenta os
três obstáculos na concretização de uma análise eficiente. Sobre esses conceitos abordados, apresente (V) para as sentenças Verdadeiras e (F) para as sentenças Falsas, sublinhando o que está de errado nessa última.
a) (V) A transparência é um obstáculo à análise, tendo em vista que que trata-se da ilusão do pesquisador em ver os dados de forma muito clara e óbvia, à primeira vista, conduzindo à conclusões equivocadas. (0,5)
b) (V) O envolvimento intenso com o método e a técnica podem fazer o pesquisador esquecer os significados presentes em seus dados. Assim, os dados coletados que compõem a análise podem não ser devidamente considerados. (0,5)
c) (V) Traçar os objetivos antes de ir ao campo pode ser um obstáculo na hora de analisar os dados, pois o pesquisador já encaminha o campo com ideias preconcebidas sobre o objeto de pesquisa. (0,5)
d) (F) A dificuldade que o pesquisador pode ter de articular as conclusões que surgem dos dados com conhecimentos mais amplos ou mais abstratos não pode ser considerada um obstáculo à análise, tendo em vista que não se faz necessária tal articulação, pois nem sempre precisamos articular a fundamentação teórica com a prática do campo/da pesquisa. O campo nos leva para outros caminhos não considerados. (0,25)
 (
Questão 03 (1,0 pontos)
)
Correlacione o tipo de pesquisa com o conceito a ele relacionado.
A. Pesquisa-ação
B. Estudo de Caso
C. Pesquisa Etnográfica
D. Pesquisa de Campo
a) (C) A presente pesquisa pode ser entendida como o estudo de um grupo ou povo. Exemplos desse tipo são as pesquisas realizadas sobre os processos educativos, que analisam as relações entre escola, professor, aluno e sociedade, com o intuito de conhecer profundamente os diferentes problemas que sua interação desperta. Apresentam as seguintes características: As características específicas são: o uso da observação participante, da entrevista intensiva e da análise de documentos; a interação entre pesquisador e objeto pesquisado; a flexibilidade para modificar os rumos da pesquisa; a ênfase no processo, e não nos resultados finais; a visão dos sujeitos pesquisados sobre suas experiências; a não intervenção do pesquisador sobre o ambiente pesquisado; a coleta dos dados descritivos, transcritos literalmente para a utilização no relatório.
b) (D) Esse tipo de pesquisa pode ter como instrumento de coleta de dados, a entrevista, o questionário, a roda de conversa, a observação. O instrumento escolhido dependerá do seu objetivo de pesquisa e do foco que o pesquisador dará a mesma.
c) (A) A presente pesquisa articula, radicalmente, a produção de conhecimentos com a ação educativa, isto é, por um lado, investiga, produz conhecimentos sobre a realidade a ser estudada e, por outro e ao mesmo tempo, realiza um processo educativo para o enfrentamento dessa mesma realidade.
d) (B) Para Alves-Mazzotti (2006, p. 640), os exemplos mais comuns para esse tipo de estudo são os que focalizam apenas uma unidade: um indivíduo, um pequeno grupo, uma instituição (como uma escola, um hospital), um programa (como o Bolsa Família), ou um evento (a eleição do diretor de uma escola). Ainda segundo a autora, podemos ter situações múltiplas, nos quais vários estudos são conduzidos simultaneamente: vários indivíduos (como, por exemplo, professores alfabetizadores bem-sucedidos), e várias instituições (como, por exemplo, diferentes escolas que estão desenvolvendo um mesmo projeto).
 (
Questão 04 (1,5 pontos)
)
Considerando a pesquisa que desenvolverá em seu TCC1, retome o seu objetivo
(lembrando que são construídos iniciando com um verbo no infinitivo) e apresente o tipo de pesquisa, o instrumento de pesquisa e como os usará em sua investigação.
Exemplo: Em minha pesquisa pretendo...
Retomando o objetivo: “refletir sobre como as relações de presença e distância colaboram para o engajamento (ou não) destes estudantes e como outros aspectos, em especial a qualidade das interações realizadas virtualmente, influenciam este processo” (FREITAS, 2020).
Para desenvolver a seguinte pesquisa e atingir o objetivo proposto acima, pretendo utilizar os seguintes: Tipo de pesquisa e instrumento de pesquisa, respectivamente:
Pesquisa de Campo
Instrumento de Pesquisa: Questionário e Roda de Conversa
Assim, farei uma pesquisa de campo em dois momentos: no primeiro aplicarei questionário aos sujeitos da pesquisa (alunos, coordenadores e mediadores) e no segundo momento, reunirei os grupos por pares, em diferentes momentos, para uma Roda de Conversa, onde trataremos das questões que envolvem a relação do engajamento com a presença e distância na Educação a Distância - No Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIRIO -, materializada pelas interações (ou não) presentes na plataforma.
Resposta:
Em minha pesquisa, pretendo analisar as diferenças entre os tipos de educação oferecidas e mostrar a importância da inclusão para o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais.
Para desenvolver a pesquisa e atingir o objetivo proposto, pretendo num primeiro momento utilizar pesquisas de campo tanto quantitativas quanto qualitativas, além de pesquisas bibliográficas para em seguida fazer uma sondagem através de questionário, com os pais e profissionais envolvidos no processo de inclusão escolar, para verificar as expectativas dos pais e responsáveis e também o conhecimento e engajamento dos profissionais envolvidos, além do desenvolvimento desses alunos e como ocorre a inclusão e o processo educativo do aprendizado para que o mesmo tenha equidade para adquirir saberes.Assumo o compromisso de confidencialidade e de sigilo escrito, fotográfico e verbal sobre as questões do exame ou avaliação pessoais que me serão apresentadas, durante o curso desta disciplina. Comprometo-me a não revelar, reproduzir, utilizar ou dar conhecimento, em hipótese alguma, a terceiros e a não utilizar tais informações para gerar benefício próprio ou de terceiros. Reitero minha ciência de que não poderei fazer cópia manuscrita, registro fotográfico, filmar ou mesmo gravar os enunciados que me são apresentados. Declaro, ainda, estar ciente de que o não cumprimento de tais normas caracterizará infração ética podendo acarretar punição nas esferas penal, civil e administrativa de acordo com a legislação vigente. 
Nome completo: Andressa Fernanda Daumas Faria de Almeida
Matrícula: 19116080115

Outros materiais