A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
49 pág.
Controle interno na gestão pública - um estudo de caso da controladoria geral municipal no estado de Alagoas

Pré-visualização | Página 9 de 12

com objetivo de auxiliar sua gestão.
Na etapa de estrutura, foi verificado se a estrutura física e de equipamentos estavam em conformidade com as necessidades do setor, onde este quesito foi avaliado pelo entrevistado que os equipamentos estavam em quantidade e qualidade necessária para desempenho das funções. Entretanto, o quadro de pessoal disponibilizado para o órgão não era suficiente para as necessidades do setor, que foi afetado com a exonerações de servidores devido a falhas com pagamento de folha de pessoal pela prefeitura. O órgão estava com apenas 2 servidores efetivos, 4 comissionados e 2 estagiários. Também foi constatado que não é fornecido aos servidores treinamentos periódicos para desempenho da função.
Os relatórios que a controladoria recebe são analisados de acordo com sua natureza. Todos eles são averiguados com o uso do SIC, entretanto, os relatórios podem ser de origem contábil, econômica, jurídica ou administrativa. Para tanto, pelos dados coletados relacionados a formação e capacitação, a controladoria do município possui pessoas capacitadas em diferentes áreas como em ciências contábeis, economia, engenharia, direito, administração pública e privada. Sobre conhecimentos técnicos, a CGM é composta por pessoal com conhecimentos relacionados a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA) e Plano Plurianual (PPA), contabilidade, licitações e contratos, gestão de pessoas e gestão operacional do município e planejamento governamental, o que permite uma avaliação melhor dos relatórios e dados.
Relacionado a atividades submetidas, os períodos de execução de trabalhos que a CGM realiza, foi apontado que as ações são realizadas em períodos específicos, levando em consideração a necessidade do órgão, podendo ser semanais, mensal, semestral, entre outras. Esses mesmos procedimentos são operacionalizados, avaliados e validados pelo chefe do poder executivo, o prefeito. 
O entrevistado ainda declarou que a secretaria está com déficit de pessoal para realização das ações de controle, cortes na folha de pessoal foi realizado em todas as secretarias para que o município se enquadre ao limite definido pela lei de responsabilidade fiscal, 54% do orçamento, com isso chegaram a ter em toda secretaria apenas 3 funcionário, com apenas 1 efetivo. 
Durante a entrevista, o técnico ainda destacou que:
Além disso nossa força de ação é limitada, o chefe do executivo não observa a controladoria como um órgão de suporte para uso coerente e eficaz de orçamento, mas como um órgão que barra o uso do orçamento para serviços públicos. Nossa força de ação é baseada em encaminhar ao gestor imediato as irregularidades localizadas, tentamos observar as irregularidades antes, durante e depois de ocorrerem, mas o retorno com correções não temos na maioria das vezes, nem seguir com medidas de correção. É isso o que nos falta para sermos um órgão de referência e uma ponte entre o gestor público e a sociedade civil. (TÉCNICO DE CONTABILIDADE, 2020).
Para verificar outras informações da CGM, foi utilizada a avaliação documental com documentos disponibilizados pelo técnico. Esses documentos servem para auxiliar o chefe do poder executivo em sua gestão, um deles é o relatório de monitoramento direcionado ao repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) feito pelo governo federal (anexo 1), ele demonstra os repasses feitos a cada mês para a cidade de Arapiraca, o local de aplicação deste recurso, sendo dividido em PASEP, Saúde, FUNDEB e o valor livre para a gestão aplicar em área que a prefeitura avalie como necessária, e ainda apresenta desvios quanto aos gastos do município, como uma ação de natureza preventiva. Esse tipo de documento facilita ao prefeito para ter melhor visão de valores a serem alocados em cada segmento (ARAPIRACA 2020).
Outro relatório de monitoramento se relaciona com uma ação preventiva feita pela controladoria, é o monitoramento de análise do balanço orçamentário do bimestre setembro\outubro de 2019 (anexo 2), que demonstra a receita atualizada, o montante de arrecadação do período e as despesas ainda não quitadas pelo município e alerta o aumento da dívida da cidade, mantendo as despesas maiores que as receitas. Esse relatório, segundo o entrevistado, também tem o objetivo de facilitar o processo de tomada de decisão do prefeito para solucionar os problemas destacados pela controladoria (ARAPIRACA 2020).
Também é possível fazer uma análise do trabalho desenvolvido pela controladoria através do relatório de gestão do município de 2018, localizado no site da prefeitura de Arapiraca na área do portal de transparência. Ele demonstra que a controladoria atuou em auxílio ao chefe do poder executivo, para as eventuais tomadas de decisões na gestão do município e, melhoria da prestação dos serviços públicos como educação e saúde (ARAPIRACA, 2020).
A CGM do município de Arapiraca, segundo o relatório, destaca-se pelo seu desenvolvimento em cumprimento do controle interno na região assistindo o prefeito nas ações desempenhadas no âmbito do poder executivo com eficácia a defesa do patrimônio público, a auditoria pública e combate preventivo quanto a corrupção, às atividades de ouvidoria e transparência na cidade.
No relatório de gestão de 2018, também está mencionando o fortalecimento do poder preventivo e controle feito pela CGM, que é caracterizado pelo auxílio na elaboração de procedimentos internos referente a licitações, contratos e convênios feitos pela prefeitura e, avaliação da gestão desses procedimentos. Além disso, a CGM também atuou na orientação relacionada a riscos das atividades desenvolvidas pelas outras secretarias para prevenir irregularidades que poderiam surgir para que os resultados sejam alcançados. Como consta no relatório de gestão de 2018, a CGM também desenvolveu o fortalecimento do poder preventivo, com ações de auditoria em acompanhamento na prestação de contas do município de 2017 e acompanhamento da execução orçamentária de 2018. 
Através da ouvidoria da prefeitura de Arapiraca, com o objetivo de fortalecer a gestão pública, a controladoria recebeu as denúncias, fez a análise e encaminhou resposta para os cidadãos, essa foi uma outra ação realizada pela controladoria de acordo com o relatório de 2018. A CGM também acompanhou a satisfação dos usuários da ouvidoria referente as respostas encaminhadas e os serviços que a prefeitura presta para a sociedade. 
Visando o segundo objetivo relacionado a transparência, foi observado que, nesse relatório, atividades relacionadas a transparência e acesso à informação também foram desenvolvidas, caracterizadas por disponibilizar a população canais de comunicação com a prefeitura como o SIC (Sistema de Informação ao Cidadão), o e-SIC (Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão) e o fale conosco do portal de transparência. Todos os canais de comunicação da prefeitura com o cidadão seguem os procedimentos relacionados com a LAI. A CGM ainda realizou acompanhamento das atualizações no portal de transparência pelas secretarias, monitoramento e divulgação da LAI, com o objetivo de fortalecer a gestão pública.
Todas as ações que a controladoria desempenha também são incluídas no relatório de gestão, para atualização no portal de transparência, local que a sociedade tem acesso para conferir atividades desempenhadas pela prefeitura como um todo. Além da CGM atualizar o portal de transparência com suas informações, também analisa as atualizações feitas pelos outros órgãos, em forma de auditoria no portal relacionando as informações que a CGM recebeu e o que está descrito na página. 
O acompanhamento da gestão da cidade também faz parte do relatório de gestão, em que a controladoria desenvolveu ações preventivas de acompanhamento ao uso da verba oriunda de impostos e repasses da União e do Estado de Alagoas para serviços de saúde, educação, segurança, entre outros. Também foi realizado acompanhamento da execução orçamentária de 2018 pelas secretarias e o fundo municipal, assim como o cumprimento de disposições legais

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.