Buscar

Hidronefrose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Hidronefrose
A hidronefrose é a dilatação do rim. Isso acontece quando a urina não consegue passar até à bexiga e, por isso, se acumula dentro do rim.
Quando isso acontece, o rim não consegue funcionar normalmente, Dessa forma, sua função vai diminuindo, podendo existir risco de desenvolver uma insuficiência renal.
Geralmente, a hidronefrose surge como complicação de outra doença como pedra nos rins ou tumor nas vias urinárias.
A recomendação é consultar o nefrologista ou o clínico geral. Esse profissional vai identificar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado, com o objetivo de evitar sequelas mais graves.
Os sintomas principais da hidronefrose estão relacionados a dores no abdome, flanco e lombar.
As dores são mais intensas na forma aguda da doença e podem vir acompanhadas de vômitos, mal estar, prostração e até febre, nos casos inflamatórios e infecciosos.
Além disso, pessoas com hidronefrose também possuem maior risco de desenvolver infecções urinárias. Estas, por sua vez, são acompanhadas de outros sintomas como queimação ao urinar, urina turva, dor nas costas e arrepios, por exemplo.
O tratamento para hidronefrose consiste em retirar a urina acumulada e eliminar a causa da doença, para que a urina possa fluir livremente até à bexiga e sair do rim, diminuindo o inchaço.
Sendo assim, o tratamento pode variar de acordo com a causa da hidronefrose:
– Pedra nos rins: o médico pode recomendar fazer terapia com ultrassom ou cirurgia para retirar a pedra, de acordo com o tamanho;
– Aumento da próstata no homem: pode ser feito o tratamento prostático para aliviar a pressão causada pela próstata e permitir o fluxo de urina;
– Infecções urinárias: podem ser tratadas apenas com o uso de um antibiótico;
– Já no caso de tumores, pode ser necessário fazer cirurgia para remover a massa, além de ser necessário fazer tratamento com quimio ou radioterapia, por exemplo.
Normalmente, o rim recupera em cerca de 6 semanas após o início do tratamento, não existindo risco de novas lesões no órgão além das que já surgiram até o momento em que o tratamento foi iniciado.

Outros materiais