A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
RESUMO SISTEMA ESQUELÉTICO

Pré-visualização|Página 1 de 1

RESUMO SISTEMA ESQUELÉTICO

A Osteologia é a parte da anatomia que estuda os ossos. Todos os ossos encontrados no ser humano (aproximadamente 206 ossos no adulto) formam o esqueleto.

Estrutura ossea

O osso é formado por matriz óssea e por três tipos de células.

Matriz óssea e células denominadas osteócitos, osteoblastos e osteoclastos. Os ossos são recobertos por camadas de tecido e células, constituindo o periósteo e endósteo. 

Metade da matriz óssea é constituída por matéria inorgânica, tendo presentes bicarbonato, magnésio, potássio, sódio, citrato e íons fosfato e cálcio, sendo estes dois os mais frequentes. Possui uma região denominada capa de hidratação, que facilita a troca de íons. A parte orgânica é formada, principalmente, por fibras colágenas.

Osteócitos são achatados e se localizam no interior da matriz óssea, em lacunas. São via de transporte de nutrientes e metabólitos entre os vasos sanguíneos e a morte destes confere a reabsorção da matriz.

HTML image 0

Osteoblastos sintetizam a região orgânica da matriz óssea e participam da mineralização da matriz, uma vez que possuem capacidade de concentrar fosfato de cálcio. Aprisionados pela matriz recém-sintetizada, passam a ser chamado de osteócitos.