Buscar

A escola norte americana de psicanálise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A escola norte-americana de psicanálise irá ser compreendida a partir dois pontos marcantes; o primeiro em 1909, quando Freud irá fazer uma visita à Universidade de Clark, e a partir disso a psicanálise ganhará grande visibilidade dentro da classe médica, até então se utilizava do método da hipnose e sugestão, nesse sentido irão à busca de um maior aprofundamento dentro do que a psicanálise propõe, como é visto com o psicólogo Stanley Hall. O outro ponto de destaque na história será a chegada dos imigrantes europeus em consequência da segunda guerra mundial, irá acrescentar grandemente no arcabouço teórico da psicologia norte-americana. 
Tendo em vista a popularidade obtida pela psicanálise, ela irá servir de ponto de união dentre grupos teóricos divergentes; exemplo disso serão os médicos, que estarão em busca de um aprofundamento nos estudos sobre o inconsciente, os grupos feministas, que entenderão a psicanálise como uma forma de combater a repressão sexual e a ciência cristã, vendo na psicanálise um meio de diminuição de sofrimento nos pacientes. Sendo assim, Freud fará críticas ao uso da psicanálise de modo indevido, pois estas estariam deturpando-a e usando um método diferente do proposto. 
Adiante, com o crescimento da psicanálise nos Estados Unidos, cada vez mais teóricos buscavam Freud a procura de um aprofundamento maior dentro da psicanálise, desse modo, Freud irá sugerir a criação de organizações para que haja esse embasamento teórico maior. Por conseguinte, serão criados em 1911 a American Psychoanalytic Association (APA) e a New York Psychoanalytic Society (NYPS), e em 1914 a Boston Psychoanalytic Society (BPS), outras estarão associadas a International Psychoanalytic Association (IPA). Posteriormente, com a popularização massiva da psicanálise dentro da cultura norte-americana, essas organizações irão encontrar algumas dificuldades em conseguir fazer aprofundamento teórico junto a pesquisas significativas, logo, surgirá a proposta de restringir o acesso aos leigos dentro das organizações; essa proposta gera diversos conflitos junto com a IPA, de modo que ocorrerá um distanciamento. 
Por fim, com o princípio da segunda guerra mundial e consequentemente, com a chegada de imigrantes, a psicanálise norte-americano irá ter um salto dentro de suas produções teóricas, o número de profissionais dentro das organizações irá aumentar significativamente, com isso, constata-se a estabilização crescente da psicanálise norte-americana, que virá a ser conhecida como psicologia do ego.

Continue navegando