Buscar

APS CLÍNICA DE PEQUENOS ANIMAIS I (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APS CLÍNICA DE PEQUENOS ANIMAIS I - DOENÇAS INFECCIOSAS
Instruções: 
- Leia o material de apoio disponibilizado na pasta de anexos; 
- Responda as perguntas abaixo. 
1- A Panleucopenia felina é uma doença frequente em filhotes e que pode estar relacionada com a transmissão congênita ou adquirida. Quais os sinais clínicos mais relevantes em gatos que se contaminam por via fecal oral e quais os possíveis diagnósticos diferenciais? 
2- Leia o caso clínico abaixo e respondas as perguntas: 
“Um gato macho de 4 meses de idade foi atendido no HOVET/UniRitter com a queixa de incoordenação e perda de equilíbrio. Ao exame físico, o paciente apresentou leve desidratação e demais parâmetros dentro da normalidade para espécie. Segundo o tutor, o paciente e os seus contactantes (3 felinos adultos, inclusive a mãe) nunca haviam sido vacinados. Qual o diagnóstico presuntivo deste paciente e que tratamento podemos instituir? 
3- Leishmaniose é uma zoonose importante, atual e que vem crescente dentro da população canina na nossa cidade. Quais as manifestações clínicas mais frequentes nos cães e como podemos realizar a sequência do diagnóstico definitivo. Quais os cães que podem receber o tratamento medicamentoso? E quais fármacos podem ser usados nestes animais? 
4- As doenças transmitidas pelo carrapato canino são frequentes na rotina clínica de pequenos animais, entre elas destacamos a babesiose e a rangeliose. Como podemos realizar o diagnóstico diferencial destes agentes e quais as particularidades das apresentações clínicas nos cães? 
5- Como devemos realizar o controle e tratamento da babesiose e rangeliose em cães?

Outros materiais