A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
QUESTIONÁRIO ODONTOLOGIA

Pré-visualização | Página 1 de 2

1
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: TJ-AL Prova: Analista Judiciário ¿ Odontologia
Acerca das perícias e auditorias em odontologia, assinale a opção correta.
 
		
	
	
O paciente deve ser submetido a perícia na esfera trabalhista quando se sente lesado pelos procedimentos realizados pelo cirurgião-dentista para a devolução do que foi pago na forma de indenização ou para a realização do tratamento adequado por outro profissional.
	
	Na maioria dos processos, as radiografias estão presentes como matéria de prova, não sendo permitida, na eventualidade de requisição das radiografias pela justiça ou pelo paciente, a entrega de cópias duplicadas, mesmo que elas representem o embasamento de atos operacionais realizados pelo profissional.
	
	Para esclarecer à justiça problemas que são pertinentes à sua profissão, o perito odontológico examina e relata fatos de natureza específica, exclusivamente referentes às características dentárias dos cadáveres.
	 
	O juiz deve nomear dois peritos oficiais para processo penal ou civil e um para processo trabalhista ou administrativo, facultando às partes indicar assistentes técnicos, cujos nomes deverão ser submetidos à apreciação do magistrado.
	 
	Com o plano de tratamento cumprido, o auditor deve, após fazer constar observação em relatório sigiloso, oferecer oportunidade de defesa para o cirurgião-dentista caso o plano de tratamento proposto não esteja em conformidade com o exame inicial do paciente e com as normas do convênio. 
	Respondido em 06/04/2021 00:15:53
	
Compare com a sua resposta:
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Assinale a alternativa correta:
		
	
	Os erros e acidentes de trabalho não tem qualquer relação com o equipamento utilizado.  O bom profissional trabalha bem em todo tipo de equipamento, sem qualquer objeção. 
	
	 O dentista precisa compreender que o produto que ele oferece ao paciente é o seu trabalho.  A produtividade não tem relação com esse trabalho.
	
	A principal preocupação na hora da compra  do equipamento odontológico é a rentabilidade.  Quanto mais caro o equipamento, mais recursos  este terá e mais rentabilidade propiciará.
	
	A rentabilidade não tem qualquer relação com a produtividade.  A rentabilidade está relacionada ao dinheiro que o dentista ganha.  A produtividade está relacionada com os produtos que o profissional precisa utilizar.
	 
	 O conforto da equipe de saúde deve ser uma preocupação na hora da compra do equipamento porque a produtividade do profissional está diretamente ligada a esta questão, uma vez que o profissional que trabalha mal posicionado, entre outras coisas, está mais susceptível a acidentes e ausências ao trabalho.
	Respondido em 06/04/2021 01:10:18
	
Compare com a sua resposta:
Equipamentos adequados para a prática odontológica aumentam o conforto.  Também melhoram a produtividade e, consequentemente, a rentabilidade do profissional.  Utilizar equipamentos adequados aumenta, ainda, a segurança, diminuindo o risco de erros, acidentes e, consequentemente, ausências.  Diminui-se também o custo do consultório, em razão dos menores gastos com o conserto do equipamento.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	A compra do equipamento odontológico é um passo importante na montagem do consultório/clínica.  Exige conhecimento do equipamento e planejamento.  Existem critérios que facilitam a seleção e compra do equipamento para o consultório odontológico.  Com relação a esses critérios, assinale a alternativa correta:
		
	
	O profissional deve verificar se o equipamento possui todas as funcionalidades possíveis e comprar o equipamento mais completo disponível.  Nunca se sabe o que se vai precisar na hora do atendimento!
	
	Um equipamento antigo, de design ultrapassado, mas com qualidade e em bom estado é uma excelente compra para o profissional que deseja comprar um equipamento usado.
	 
	É importante verificar se há assistência técnica que atenda a marca escolhida.  O fabricante é obrigado a disponibilizar assistência técnica de qualidade.  Caso não o faça, o profissional deve buscar atendimento de assistência técnica em cidades que a ofereçam.  Atualmente, como contamos com uma boa infraestrutura de logística, não há problema para isso.
	 
	Deve-se levar em conta a qualidade do equipamento, para que, desta forma, se adquira um equipamento com um bom tempo de vida útil e com o menor custo possível de manutenção.
	
	O profissional deve buscar comprar o equipamento mais caro que puder, mesmo que isso implique em fazer sacrifícios.  Entretanto, o preço do equipamento deve caber no bolso do profissional.  Um equipamento caro faz parte da estratégia para mostrar ao paciente que ele está sendo tratado da melhor forma, pelo melhor profissional.
	Respondido em 06/04/2021 01:09:09
	
Compare com a sua resposta:
Equipamentos adequados para a prática odontológica aumentam o conforto.  Também melhoram a produtividade e, consequentemente, a rentabilidade do profissional.  Utilizar equipamentos adequados aumenta, ainda, a segurança, diminuindo o risco de erros, acidentes e, consequentemente, ausências.  Diminui-se também o custo do consultório, em razão dos menores gastos com o conserto do equipamento.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O Código de Ética Odontológica foi atualizado em 2012, e as alterações passaram a valer a partir de 1º de janeiro de 2013. O documento estabelece não somente os direitos e deveres do cirurgião-dentista, mas, também, de profissionais técnicos e auxiliares, além de pessoas jurídicas que atuam na área da Odontologia. O Código de Ética Odontológica (CEO) é o referencial normativo para os cirurgiões- -dentistas (CDs) que atuam no território nacional, cujas normas têm o sentido pedagógico de se evitar que se cometam atos antiéticos, que resultem prejuízos para o profissional e/ ou para o paciente. De acordo com o Código de Ética Odontológica aprovado pela Resolução CFO n.º 118/2012, constitui infração ética.
		
	
	Comunicar aos Conselhos Regionais quanto a atitudes que caracterizem o exercício ilegal da odontologia e que sejam de seu conhecimento.
	 
	Assumir emprego ou função sucedendo um profissional demitido ou afastado, em represália por atitude de defesa de movimento legítimo da categoria ou da aplicação desse Código.
	
	Assumir responsabilidade pelos atos praticados, que tenham sido solicitados ou consentidos pelo paciente ou seu responsável.
	
	Apontar falhas nos regulamentos e nas normas das instituições em que trabalhe, mesmo quando as julgar indignas para o exercício da profissão.
	
	Abster-se da prática de atos que impliquem mercantilização da odontologia ou sua má conceituação.
	Respondido em 06/04/2021 00:57:49
	
Compare com a sua resposta:
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	São características importantes para a escolha do mocho odontológico:
(A) O mocho deve ter amplo limite de elevação e abaixamento, para permitir que profissionais de todo tipo antropomorfo métrico fique bem posicionado.
(B) O mocho deve ter estofamento o mais macio possível, para proporcionar conforto ao profissional.
(C) O mocho deve ter encosto regulável para as costas.
(D) O mocho deve ter 3 rodizios.
(E) O mocho deve ter revestimento de fácil limpeza.
		
	
	B / C / E
	 
	A / C / E 
	
	B / C / D
	
	C / D / E
	
	A / B / C
	Respondido em 06/04/2021 00:39:34
	
Compare com a sua resposta:
Preço: O preço do equipamento deve ser compatível com o tipo de paciente que se deseja atender e com o valor que o profissional dispõe para investir na montagem do consultório.
Qualidade: Deve-se levar em conta a qualidade do equipamento, para que, desta forma, se adquira um equipamento com um bom tempo de vida útil e com o menor custo possível de manutenção.
Aparência: Este critério é especialmente importante para o profissional que vai adquirir equipamentos de 2ª mão.  É importante que o equipamento esteja em boas condições e possua um design atual.