Buscar

AV 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Introdução à nutrição (17495)
Avaliação: Avaliação I - Individual Semipresencial 
Prova Objetiva: 28600773
1.	Das tuas altas moradas regas as montanhas; com a bênção da chuva sacias a terra. Fazes germinar a erva para o gado e as plantas úteis para o homem, para que da terra possa tirar o seu alimento: o vinho, que alegra o coração do homem, o azeite, que lhe faz brilhar o rosto, e o pão, que lhe robustece as forças (Salmos, 104) (BÍBLIA, 2008). Na Idade Média, os hábitos alimentares passaram a ser influenciados pelo cristianismo, assim, a população mesclava costumes bárbaros e romanos. Sobre as características desse período, analise as sentenças a seguir:
I- Por influência do cristianismo, o consumo de peixe aumentou durante a Idade Média.
II- A carne de porco era consumida principalmente pelos bárbaros de origem germânica.
III- A carne de gado era amplamente consumida pelos romanos, por ser considerada uma carne pura.
IV- Acreditava-se na Idade Média que as frutas e verduras eram pouco digeríveis e por aconselhamento médico os mais nobres não as consumiam.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BÍBLIA. Sagrada Bíblia Católica: Antigo e Novo Testamentos. Tradução: José Simão. São Paulo: Sociedade Bíblica de Aparecida, 2008.
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	b) As sentenças III e IV estão corretas.
	c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 
2.	"A primeira energia natural utilizada pelo homem de forma intencional foi o fogo. Quando um raio, que anunciava uma tempestade, incendiava uma árvore, o homem não conseguia ainda ter controle sobre ele. Se o fogo adquirido a partir desse episódio se apagasse, era necessário aguardar por outros incêndios para que se pudesse obter fogo novamente. No entanto, este fogo já o ajudou bastante a cozinhar seu alimento, a iluminar algum lugar na hora desejada, em seu aquecimento e também para se proteger de animais que não se aproximavam do fogo". Sobre a qual período o trecho exposto se refere, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MUSITANO, Manuela. O homem e o fogo. FioCruz: In Vivo, 2012. Disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1014&sid=9&tpl=printerview. Acesso em: 19 ago. 2020.
	a) Era Paleolítica.
	b) Era Neolítica.
	c) Idade do fogo.
	d) Idade dos Metais.
3.	Conhecer as Eras Históricas é importante para que se possa compreender a evolução humana. Nesse sentido, deve-se relacioná-las aos eventos climáticos e às descobertas realizadas em cada época que proporcionaram o seu desenvolvimento. Sobre as Eras Históricas, ordene os itens a seguir:
I- Idade Antiga.
II- Idade Moderna.
III- Idade Média.
IV- Idade Contemporânea.
V- Pré-História.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) IV - III - I - II - V.
	b) V - I - III - IV - II.
	c) V - I - III - II - IV.
	d) V - III - I - IV - II.
4.	É possível observar uma grande relação entre a mitologia grega e romana. A adoração desses povos a diversos deuses é uma característica importante a ser destacada. Considerando a deusa conhecida como Deusa da Agricultura ou das plantas que brotam, tanto na mitologia grega quanto na mitologia romana, e regente dos ciclos da natureza, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Céres na mitologia romana e Deméter na mitologia grega.
	b) Cerealis na mitologia romana e Plantae na mitologia grega.
	c) Cerealis na mitologia romana e Hera na mitologia grega.
	d) Celene na mitologia romana e Horas na mitologia grega.
5.	Houve, na história, um período em que os seres humanos aprenderam as técnicas de fundição. Nesse momento, os povos começaram a produzir seus instrumentos de cobre, prata, ouro, bronze e ferro. Sobre esse período, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Idade Média.
	b) Idade dos Metais.
	c) Idade da Pedra Lascada.
	d) Idade Antiga.
6.	Além de não se utilizar pesticidas, fertilizantes nem organismos geneticamente modificados, o sistema produtivo deve ser socioeconomicamente sustentável, de modo a maximizar os benefícios sociais, diminuir a dependência de energia não renovável, proteger o meio ambiente e empregar métodos culturais, biológicos e mecânicos (LUZ, 2019). Sobre esse conceito apresentado, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LUZ, Andrea da. Horta em casa: serviços de entrega de orgânicos estão mais acessíveis e personalizados. ND Mais. Florianópolis. 23 fev. 2019. Disponível em: https://ndonline.com.br/noticias/horta-em-casa-servicos-de-entrega-de-organicos-estao-mais-acessiveis-e-personalizados/. Acesso em: 26 fev. 2019.
	a) Planta alimentícia.
	b) Alimento sem agrotóxico.
	c) Alimento geneticamente modificado.
	d) Alimento orgânico.
7.	Em algum momento, há cerca de 12 mil anos, os humanos começaram a plantar. A agricultura foi inventada várias vezes ao longo da história humana e em diferentes partes do mundo. Os primeiros grupos de agricultores tinham vantagens em relação a seus colegas que caçavam e coletavam plantas. Eles comiam melhor, se tornaram mais prósperos, numerosos e, graças a esse sucesso, a ideia de cultivar o próprio alimento e criar animais para o abate se popularizou (CISCATI, 2016). Sobre a agricultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A agricultura é um marco histórico e para o seu desenvolvimento foi essencial instrumentos como a enxada, inventada na Idade dos Metais.
( ) O machado possibilitou o corte de árvores e construção de cabanas, ele foi inventado pelo homem no final do Período Paleolítico, conhecido como Idade da Pedra Polida.
( ) A fabricação de utensílios de cerâmica aconteceu no final da Era Paleolítica, bem como a fabricação de cestas para coleta de alimentos.
( ) O desenvolvimento ocorrido na Idade dos Metais permitiu a elaboração de instrumentos utilizados na agricultura. Um desses instrumentos foi a foice, essencial na colheita de cereais como o trigo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CISCATI, Rafael. Quem inventou a agricultura? Revista Época. Online. 15 jul. 2016. Disponível em: https://epoca.globo.com/vida/noticia/2016/07/quem-inventou-agricultura.html. Acesso em: 13 fev. 2020.
	a) F - V - V - F.
	b) V - F - F - F.
	c) F - V - F - V.
	d) V - F - F - V.
8.	Apesar de ser considerada a vilã das dietas, é fundamental o consumo da gordura, pois participa de importantes funções do corpo humano. No entanto, é preciso estar atento a qual tipo de gordura é ingerida. Os ômegas são gorduras poli-insaturadas e benéficas para o corpo humano. Sobre os ômegas e seus alimentos-fonte, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ômega 3.
II- Ômega 6.
( ) É encontrado em alimentos de origem vegetal e de origem animal.
( ) É encontrado em alimentos de origem vegetal.
( ) É associado a processos inflamatórios.
( ) É associado a processos anti-inflamatórios.
( ) Os alimentos fontes são os óleos vegetais e os peixes de águas profundas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) II - I - I - II - II.
	b) I - II - I - II - I.
	c) I - II - II - I - I.
	d) II - I - II - I - II.
9.	Desde a antiguidade as sociedades humanas exploraram a terra a procura de alimentos, deixando uma herança filogenética de experiências. Tanto as sociedades primitivas, quanto as atuais, buscam mais do que o alimento em si. O sabor dos alimentos influenciou na arte de comer e beber, originando os modelos alimentares (PEREIRA, 2013) Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O fogo representou um grande salto evolutivo, pois era usado para proteção contra o frio, para espantar animais e assar/cozinhar os alimentos, eliminando microrganismos patogênicos.
( ) A agricultura é um marco histórico e para o seu desenvolvimento foi essencial instrumentos como a enxada, inventada na Era da pedra lascada.
( ) A busca por novos sabores, por meio das especiarias e temperos, impulsionou as transações comerciais e proporcionou uma troca de cultura, hábitos e receitas entre os povos.
( ) A RevoluçãoFrancesa influenciou fortemente a culinária por meio da invenção de restaurantes sofisticados, talheres de metais nobres e louças de porcelana.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - F - V - F.
	b) V - F - F - V.
	c) F - V - V - F.
	d) F - V - F - V.
10.	Segundo Pereira (2013), durante a Idade Média houve uma maior preocupação com a aparência das iguarias do que com o seu gosto. A investigação cromática de que testemunham as receitas não resultava de uma qualquer fantasia, era nada mais que um reflexo do estatuto cultural ligado a cada uma das cores. Considerando as especiarias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O cacau era consumido salgado pelos astecas.
( ) O milho foi levado da América Central para a Europa, onde passou a ser moído, originando o fubá.
( ) O açafrão é proveniente da Índia, assim como a batata.
( ) Nos séculos XV e XVI, a Índia era conhecida pelas suas especiarias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PEREIRA, Ana Maria. Hábitos Alimentares: Uma Reflexão Histórica. Nutrícias, Porto, n. 18, p. 18-20, set. 2013.
	a) F - F - V - F.
	b) V - F - F - V.
	c) V - V - F - V.
	d) F - V - F - F.
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.

Outros materiais