Buscar

avaliação 1 modulo 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Suely Silva Mundim Frauches (2010641)
	Disciplina:
	Fundamentos da Educação Especial: Aspectos Históricos, Legais e Filosóficos (LEE01)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:455106) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	14067550
Parte superior do formulário
	1.
	Com a criação da APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais -, muitas crianças foram segregadas das escolas regulares, pois alegava-se que elas não poderiam frequentar a escola regular de ensino porque não acompanhavam as atividades e o ritmo das demais crianças. Hoje, a APAE tem outro enfoque, ela é um complemento à aprendizagem e ao desenvolvimento das pessoas com deficiência. No início, não tinha esse enfoque então o movimento de pais e amigos das pessoas com deficiência começou a reivindicar alguns direitos, conquistando algumas vagas nas escolas regulares. Sobre esse movimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A conquista de algumas vagas nas escolas regulares ocorreu na década de 1970.
(    ) Nas escolas especiais, o atendimento foi reduzido a grupos que não tinham condições de frequentar a escola regular.
(    ) A classe especial era para alunos que não se enquadrassem ao padrão da escola regular.
(    ) A segregação deixou de existir com esse movimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) V - V - V - F.
	
	c) F - V - V - V.
	
	d) V - V - V - V.
	 
	 
	2.
	A integração escolar pode ser representada por um canal educacional em que se encontram diferentes serviços disponibilizados aos alunos, desde a escolarização em classes regulares até a segregação em escolas especiais. Essa visão da integração é também chamada de Sistema em Cascata, cujo pressuposto é oportunizar ao aluno o livre trânsito no sistema escolar, desde que cumprido o princípio da normalização, porque:
	
	a) Os conceitos de normalização e integração não refletiam um conhecimento das potencialidades dos portadores de deficiências, pois a sociedade não intencionava oferecer a essas pessoas condições para que elas pudessem frequentar o espaço comum aos normais.
	
	b) Este processo, denominado sistema cascata, foi muito criticado pelos que afirmam que a escola esconde seu fracasso ao segregar os alunos com deficiências mais severas e aceitar apenas os alunos que não põem à prova a sua competência.
	
	c) Na prática, o que aconteceu é que os alunos que estavam em escolas especiais, conseguiam se transferir normalmente para as escolas regulares, como também às classes regulares.
	
	d) A exigência de que a pessoa com deficiência fosse modificada para conviver com os demais resultou numa concepção segundo a qual ela era um ser diferente e defasado que viveria dentro das salas regulares, entre outros supostamente iguais.
	 
	 
	3.
	O homem era visto como naturalmente bom e partia-se da suposição de que todos nascem iguais e são corrompidos pela sociedade. É a partir dessa linha de pensamento que se criaram mecanismos para defender as pessoas das arbitrariedades vividas na Idade Média. Sobre o incentivo às pesquisas nas universidades europeias, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Pesquisas científicas sobre os diversos tipos de doenças das crianças deficientes.
	
	b) Pesquisas econômicas sobre as condições sociais dos deficientes.
	
	c) Pesquisas científicas que acabaram por separar a fé da razão, o que ocasionou mudanças nos modos de agir, pensar e sentir do homem.
	
	d) Pesquisas sociais que evidenciavam o sistema capitalista vigente.
	 
	 
	4.
	O sistema educacional brasileiro passou por grandes mudanças nos últimos anos e tem buscado cada vez mais respeitar a diversidade, para garantir a convivência e a aprendizagem de todos os alunos, considerando as suas necessidades. Quanto às ações e às práticas educacionais, no que concerne a gestão da sala de aula, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O papel do aluno com deficiência é realizar as atividades que ainda não tem autonomia para desenvolver em grupo, ajudando os outros estudantes a se sentirem capazes de realizá-las.
	
	b) Na sala de aula inclusiva, considera-se que os conteúdos escolares são objetos da aprendizagem, aos alunos cabe atribuir significados e construir conhecimentos e o professor assume a função central neste processo.
	
	c) O projeto pedagógico da escola direciona as ações do professor, que deve assumir o compromisso com a diversidade e com a equalização de oportunidades, privilegiando a colaboração e a cooperação.
	
	d) O professor, como organizador da sala de aula, guia e orienta as atividades dos alunos somente no início do processo de aprendizagem para aquisição dos saberes e competências.
	 
	 
	5.
	Eugenia é um termo criado em 1883 por Francis Galton (1822-1911), que significa"bem-nascido". Galton definiu eugenia como "o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações, seja física ou mentalmente". Eugenia foi um dos princípios fundadores do nazismo. Sobre o início do século XX, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As pessoas consideradas fora do padrão de normalidade eram segregadas em instituições na tentativa de reunir alunos em grupos homogêneos.
(    ) O estudo e a divulgação de ideias de regeneração física e psíquica visava à homogeneização e uniformização da população.
(    ) O interesse dos médicos pela educação era de encontrar perspectivas educacionais para casos de deficiências severas.
(    ) Havia uma preocupação eugênica no trabalho dos médicos com os deficientes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V.
	
	b) F - F - F - V.
	
	c) V - V - V - V.
	
	d) V - V - F - F.
	 
	 
	6.
	A concepção para as pessoas com deficiência em algumas culturas eram relacionados ao mal e, em outras, eram tidos como favorecidos por uma proteção divina. Dessa maneira, o tratamento dado aos deficientes nesta época é fruto da visão do homem e das necessidades militares que possuíam para manter a existência de suas cidades e cuja justificativa era a sobrevivência de toda a sociedade. Sobre o tratamento dado aos deficientes na Antiguidade, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Em Roma, na Antiguidade, os padres tinham consentimento para sacrificar crianças que nascessem deficientes, que eram tidas como amaldiçoadas pelos deuses.
	
	b) Era proibido aos pais deixar as crianças em locais em que famílias plebeias pudessem cuidar da criança.
	
	c) Os deficientes eram expostos como mestres da corte para divertir os nobres e seus convidados em eventos e festas.
	
	d) Em Esparta, na Antiguidade, os deficientes eram lançados de precipícios.
	 
	 
	7.
	Entre os séculos XVIII e XIX, os deficientes eram destinados à segregação mediante a reclusão em asilos-escolas, nos quais eram oferecidos cuidados médicos, alimentação e caridade. Já em épocas anteriores, a institucionalização visava separar o deficiente do contato com a sociedade em geral, pois a segregação protegia e cuidava do deficiente, mas ao mesmo tempo isentava a sociedade de ter que conviver com as diferenças. Quanto ao processo de exclusão do deficiente da sociedade, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Os deficientes foram rejeitados, explorados, perseguidos ou eliminados na Antiguidade e na Idade Moderna.
	
	b) Se vivenciava a total exclusão dos deficientes do contexto educativo e até mesmo do convívio social, muitas vezes eram mortos.
	
	c) Os deficientes estudavam em escolas regulares, mas a sociedade não queria saber de seu futuro, excluindo-os das atividades com os alunos sem deficiência.
	
	d) As sociedades na Antiguidade eram determinadas por concepções biológicas a respeito das causas das deficiências, viam o deficiente como uma ameaça à sobrevivência da coletividade.
	 
	 
	8.
	A necessidade em encontrar perspectivas educacionais para casos de deficiências severas, levou os médicos ao interesse pela educação. No entanto, mostrama preocupação com o estudo e a divulgação de ideias de regeneração física e psíquica visando à homogeneização e à uniformização da população. A figura mostra cada criança olhando um espelho. Sobre o motivo dessa atividade, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: <http://psisurdos.blogspot.com/2012/11/historia-da-surdez-registros.html>. Acesso em: 30 ago. 2018.
	
	
	a) Mostra a metodologia pedagógica empregada nesta época conhecida como ortopedia mental, cujo nome já remete ao vocabulário médico, e que tinha como principal objetivo a correção das faculdades intelectuais como a atenção, memória, percepção, juízo e vontade.
	
	b) Ao serem observadas, as crianças que tinham deficiências, faziam uma autoavaliação e por consequência de questões físicas ou mentais, deveriam ser curadas ou reabilitadas com o objetivo de lhes devolver as condições de normalidade.
	
	c) Retrata o processo de Eugenia, que é um termo criado em 1883 por Francis Galton, que significa a pessoa bem-nascida com qualidades físicas e mentais, visando ao controle social das qualidades raciais das futuras gerações.
	
	d) Evidencia um grupo de crianças surdas do Colégio Anatólia em 1900, que era a única escola para crianças surdas do Império Otomano e que tinham lições de discurso. As crianças aperfeiçoavam a articulação da fala, com a ajuda de um espelho e de uma professora.
	 
	 
	9.
	Após a Idade Média, o pensamento que teve seu ápice no século XVIII, chamado de Iluminismo, levou as concepções culturais iniciadas pelo Renascimento à sua plenitude. É neste período que Rousseau publica seu livro Emílio ou Da educação (1762). Nesta obra, o autor inverte tanto a teoria quanto a prática educativa destinada à criança. Quanto ao conteúdo deste livro escrito por Rousseau, analise as afirmativas a seguir:
I- O homem era visto como naturalmente bom e partia-se da suposição de que todos nascem iguais e são corrompidos pela sociedade. 
II- Trata-se de levar em consideração os interesses da criança e não apenas os do mundo adulto, como era anteriormente. 
III- A obra analisa a educação e a criança que não pode mais ser entendida como um adulto em miniatura.
IV- Mostra os mecanismos para defender as pessoas das arbitrariedades vividas na Idade Média. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a afirmativa II está correta.
	
	b) Somente a afirmativa IV está correta.
	
	c) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	d) Somente a afirmativa I está correta.
	 
	 
	10.
	O número de instituições destinadas ao atendimento de deficientes começou a crescer a partir da década de 1920. Este crescimento teve um caráter positivo, pois antes da criação dessas entidades os deficientes eram colocados em instituições psiquiátricas. Sobre vivenciar este crescimento, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Influência dos filósofos na educação e atuação direta nas instituições, tanto no contato com os alunos quanto na orientação aos educadores, e com a produção de tratados teóricos e pedagógicos que forneciam as diretrizes para a abordagem destes alunos.
	
	b) Abertura de Classes Especiais Públicas na década de 1930,  destinadas a separar os alunos normais dos anormais. Na década de 1940, ocorreu a criação do primeiro atendimento educacional especializado às pessoas com superdotação na Sociedade Pestalozzi.
	
	c) Difusão e implantação das medidas eugênicas que relacionavam a deficiência física, com problema básico de saúde e como causa de doenças a sífilis, a tuberculose e as doenças venéreas.
	
	d) Segregação dos deficientes, esterilização de anormais e criminosos, educação eugênica obrigatória nas escolas, testes mentais em crianças de oito a 14 anos e seleção racial de pessoas da Região Nordeste.
	 
	 
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.

Outros materiais