A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Avaliação Online 2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Pré-visualização | Página 1 de 2

Pontuação desta tentativa: 20 de 20
Enviado 12 abr em 13:43
Esta tentativa levou 17 minutos.
 
Pergunta 1
2 / 2 pts
Liderança é um conceito estudado pelos cientistas da área e aplicado no cotidiano empresarial, seja pequena, média ou grande organização. Ser líder envolve diversas nuances, como a capacidade de gestão de projetos, pessoas, ter um perfil ético, além da capacidade de contagiar os liderados em sua organização em busca de metas organizacionais. Diante da importância do tema, escolha a opção que reflete o conceito:
  
Liderança é um conceito no qual o grupo de liderados manda em seu líder.
  
Liderança é um conceito superado nas organizações contemporâneas.
  
Liderança pode ser definida como um processo de influência do líder em seus liderados em busca dos objetivos de uma determinada organização.
  
Liderança é algo que não é possível exercer em momentos de crise econômica e política.
  
Liderança é algo que existe apenas em organizações de países desenvolvidos.
De acordo com Robbins (2011, p. 371), “a liderança é um processo de influência pelo qual os indivíduos, com suas ações, facilitam o movimento de um grupo de pessoas rumo a metas comuns ou compartilhadas”
 
Pergunta 2
2 / 2 pts
Acerca da importância da liderança nas organizações, qual é a alternativa que reflete a posição atual dos principais autores e estudiosos do tema?
  
A liderança, com a globalização, deixou de ser importante com a substituição das máquinas pelos profissionais humanos.
  
Os líderes humanos foram substituídos por robôs, que são automatizados nos países do primeiro mundo.
  
A  relevância da liderança é imensa para a gestão e administração das organizações em todo o mundo. Um líder pode contagiar toda a sua equipe e gerar resultados extraordinários quanto à lucratividade e até mesmo na satisfação dos liderados em trabalhar na organização.
  
A importância do líder é relativa diante da venda excessiva de produtos pelo chamado e-commerce.
  
A importância do líder está cada vez mais reduzida com a presença de movimentos sociais e culturais.
De acordo com Robbins (2011), a importância da liderança é inquestionável – tanto na área de gestão de pessoas quanto nos processos.
De acordo com Chiavenato (2006, p. 18-19), a liderança é de tal importância que “é essencial para todas as funções da administração”.
 
Pergunta 3
2 / 2 pts
A eficácia da liderança é outro tema bastante estudado e analisado nas organizações contemporâneas, ainda mais nesse período de intensa crise econômica e política no Brasil. Sobre a eficácia da liderança, escolha a alternativa correta:
  
A eficácia do líder está baseada somente na capacidade do líder em realizar a eficiente gestão de projetos.
  
A eficácia do líder está baseada na gestão de pessoas e projetos a contento, mas aspectos éticos não precisam ser levados em conta.
  
Temos como requisitos básicos de um líder contemporâneo a comunicação envolvente por parte do líder  com os seus liderados, além de postura ética e competências técnicas adequadas ao cargo.
  
A eficácia do líder envolve aspectos como a gestão de pessoas e ética, e não envolve a parte de gestão de projetos.
  
A eficácia da liderança está baseada somente na capacidade do líder em realizar a correta gestão de pessoas.
De acordo com Robbins (2011), a eficácia da liderança é algo valioso em busca da melhoria do desempenho do grupo de trabalho em busca das metas e objetivos da organização.
 
De acordo com Leadershiop (2017), a eficácia da liderança envolve as seguintes características listadas:
· Caráter e competências pessoais bem desenvolvidas
· Comunicação inspiradora e atraente
· Foco para atingir os resultados
· Inovação e elevada capacidade organizacional
· Inspiração para realizar a gestão dos talentos
· Desenvolvimento de novos líderes
· Competência no negócio da sua organização
 
 
Pergunta 4
2 / 2 pts
Chiavenato (2010) afirma que a liderança é uma forma de poder pessoal e está interconectada com o poder e a autoridade que o líder tem sobre o ambiente interno e externo da organização. Sobre os conceitos de líder e liderança, assinale a alternativa CORRETA.
  
A liderança se restringe à alta administração da organização.
 
  
A liderança não se aplica a todos os tipos de organização humana.
 
  
Liderança e autoridade formal significam a mesma coisa.
 
  
Habilidades e competências gerenciais podem ser desenvolvidas nos indivíduos.
 
  
Os líderes já nascem prontos.
 
 
Pergunta 5
2 / 2 pts
Paulo é gestor de uma das filiais do Grupo KLJ e verificou a necessidade de implantar um programa voltado para a saúde mental dos seus colaboradores. Entretanto, esbarrou na receptividade dos executivos quanto à sua necessidade e importância.  Nesse aspecto, aponte a resposta que melhor atenderia a esta questão, tendo como  base os estudos da unidade Saúde Mental no ambiente de trabalho.
  
Importante e necessário investimento que terá retorno em satisfação e bem-estar dos colaboradores e na diminuição de gastos, tais como: baixa produtividade e afastamentos.
  
Trata-se de um modismo, apontado por teóricos e estudiosos, mas que não conhecem a realidade das organizações.
  
Um mal necessário, quando falamos em custos e despesas, a ser implantado quando se trata de produtividade e baixa nos lucros.
  
Busca somente atender as demandas solicitadas pelos colaboradores, mas que posteriormente serão reduzidas de modo considerável.
  
Parte dos programas do governo e que devem ser reconhecidos e bancados pelo Estado.
A resposta está correta, pois a estratégia de criar programas voltados para a saúde mental corresponde à preocupação em estabelecer um ambiente no qual é possível promover saúde, bem-estar aos colaboradores e satisfação dos mesmos tendo como retorno alta produtividade.
 
Pergunta 6
2 / 2 pts
O comportamento organizacional oferece importantes indicadores para que os gestores avaliem as necessidades da própria organização e o grau de satisfação dos colaboradores diante de suas atividades e suas necessidades pessoais. Assim, atentar para o ambiente organizacional como fator que pode ocasionar estresse no colaborador é essencial para produzir um ambiente saudável. Indique a alternativa que apresente este fator:
  
A comunicação entre os colaboradores é ineficiente e confusa.
  
A recessão do país tem deixado os colaboradores apreensivos quanto à segurança dos seus postos de trabalho e desemprego.
  
O setor de logística tem acumulado tarefas e atuado em setores que não correspondem às suas atividades profissionais.
  
A gerente deve sempre atender as demandas de seu setor, mas não foi instruída adequadamente como fazê-las.
  
Os colaboradores transferem suas emoções e problemas pessoais para o trabalho.
A resposta está correta, pois os fatores ambientais correspondem ás questões de mudanças tecnológicas, políticas e econômicas – correspondentes ao fator apresentado: recesso e desemprego.
 
Pergunta 7
2 / 2 pts
Você foi chamado como gestor de uma organização que apresenta um grande quantitativo de atestados, faltas e afastamentos por ordem de saúde. Assim, ao estudar sobre o tema de saúde e saúde mental no trabalho, você se depara com os fatores psicossociais presentes no ambiente e organização do trabalho que afetam a saúde mental do trabalhador. Com isso, conseguiu identificar o seguinte item:
  
Segurança laboral.
  
Participação dos colaboradores nas decisões.
  
Comunicação eficaz.
  
Carga de trabalho de 8 horas.
  
Assédio psicológico nas relações entre subordinado e líderes.
A resposta está correta, pois a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho aponta o assédio psicológico como um dos principais riscos que afetam a saúde mental e mostram como isso pode afetar o emocional, a produtividade e o respeito à condição humana de trabalho.
 
Pergunta 8
2 / 2 pts
Nem todos os gestores nascem com habilidades para uma comunicação eficaz. Quais são as habilidades que o gestor pode desenvolver ao longo de sua carreira em busca de uma comunicação eficaz?
  
O gestor ou nasce com essa habilidade ou não é possível