A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Sociedade e Meio Ambiente Avaliação Individual 1 (GAM08)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:668328) ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	"O Código de Hamurabi protege a propriedade, a família, o trabalho e a vida humana (...). O autor de roubo por arrombamento deveria ser morto e enterrado em frente ao local do fato (...). As penas eram cruéis: jogar no fogo (roubo em um incêndio), cravar em uma estaca (homicídio praticado contra o cônjuge), mutilações corporais, cortar a língua, cortar o seio, cortar a orelha, cortar as mãos, arrancar os olhos e tirar os dentes" (COSTA, 2001, p. 23). Sobre o Código de Hamurabi, analise as sentenças a seguir:
I- O Código de Hamurabi é o terceiro código de lei mais antigo publicado, e um dos exemplos mais bem conservados deste tipo de documento da antiga Mesopotâmia.
II- Estima-se que o Código de Hamurabi tenha sido elaborado por volta de 1700 a. C.
III- Trata-se de uma legislação que está composta por fragmentos, sendo alguns civis, penais e outros referentes ao direito do trabalhador.
IV- Tinha como principal característica fazer com que todo o criminoso fosse punido de uma forma proporcional ao delito cometido.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: COSTA, Álvaro Mayrink da. Criminologia. São Paulo: Forense, 2001.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	2.
	Após a abolição da escravatura, os negros ainda sofriam com discriminações raciais. Os baixos salários, as péssimas condições de trabalho e alimentação e, particularmente, o uso de castigos físicos como punição, ocasionaram revoltas entre os marinheiros negros. Como ficou conhecida a maior dessas revoltas?
	 a)
	Guerra dos Emboabas.
	 b)
	Guerra dos Mascates.
	 c)
	Revolta da Chibata.
	 d)
	Revolta dos Perdidos.
	3.
	A Idade dos Metais imprimiu um novo marco nas relações do homem com a natureza, e várias foram as inovações que conferiram extremo valor ao trabalho humano. Acreditou-se que essa valorização tenha sido a base das primeiras sociedades escravagistas, pois havendo enxadas, arados e espadas, haveriam de existir os braços que os manejassem. Com base nas inovações que conferiram extremo valor ao trabalho humano, analise as sentenças a seguir:
I- A necessidade de se fixar, pois as áreas cultivadas e os rebanhos se tornam maiores, e abandonar a terra significava abandonar o trabalho a ela dedicado.
II- Nas aldeias, há uma crescente diversificação de outros bens, tais como ferramentas para o cultivo da terra, recipientes cerâmicos, fornos, pilões, roupas e assim a necessidade de centros de troca.
III- A fundição de metais e o forjamento das primeiras armas brancas por meio dos arados a enxadas, estendendo a mão humana na criação e descobrimento de novos artefatos decorativos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	4.
	A produção de lixo ou resíduo se dá nas mais simples atividades humanas. Das partes não aproveitáveis dos alimentos aos dejetos humanos, a coleta e a destinação do lixo é uma questão séria acerca da civilização humana desde os seus primórdios. Antigamente, algumas cidades tiveram que ser abandonadas pelas condições geradas pela inadequada destinação dos resíduos. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Entre os casos clássicos que ilustraram a gravidade dos problemas sanitários da época está o surgimento da peste bubônica em Roma, em 150 d.C.
II- A falta de saneamento básico tornou-se um sério problema, ocasionando muitas doenças devido ao fato de que muitas das pessoas apenas jogavam seu lixo nas ruas.
III- A queda do Império Romano no Ocidente, em 476 d.C., trouxe muitos avanços nas condições sanitárias da cidade, com a inovação nos sistemas de canais de distribuição e escoamento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	Durante o processo de fixação das aldeias e comunidades próximas aos locais de cultivo, o ambiente natural sofreu profundas modificações. É nesse período que surgiram também os primeiros aglomerados humanos, que precisava dar vazão ao excedente agrícola produzido. Dentro deste contexto, e com relação às alterações nos ecossistemas naturais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A urbanização ocorreu preferencialmente em terras férteis, próximas a rios e vales. A construção de diques e reservatórios era uma prática comum a este tempo.
(    ) A transformação dos leitos dos rios mudou características essenciais para a manutenção desses ecossistemas. O que antes era um rio de corredeiras, passou a ser lêntico, influenciando sobre a qualidade de água.
(    ) O uso de tecnologias favoreceu a ampliação das populações, e, no que tange à exploração dos recursos hídricos, entende-se que os rios passaram a "trabalhar" para o homem e a comunidade de entorno, mas não foram decisivos para seu estabelecimento.
(    ) O assentamento das cidades, o uso contínuo dos recursos da terra e a utilização de novas tecnologias, foram fatores preponderantes para o esgotamento do meio ambiente a níveis insustentáveis, observado muitos anos depois.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	6.
	Na Revolução Neolítica, o gênero homem mudou radicalmente o seu modo de vida, passando de uma economia baseada na coleta e caça de animais para uma economia que utilizava a terra de maneira intensiva, fixando assim as suas raízes. Portanto, as relações do homem com a natureza e do homem com o próprio homem mudam sobremaneira. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O termo Revolução Agrícola justificou-se pelo impacto desta nova forma de vida na história do homem e do meio ambiente.
(    ) Atribuiu-se ao Crescente Fértil, uma região do Oriente Médio irrigada pelos rios Jordão, Eufrates, Tigre e Nilo, o berço da primeira explosão demográfica humana.
(    ) A prática da agricultura fixou o homem em definitivo ao solo, em um período inicial no qual ela apenas estabelece uma alternância entre períodos de coleta/cultivo e criação de rebanhos/caça.
(    ) Transumância é um termo usado para designar o fenômeno de deslocamento sazonal de rebanhos para áreas com mais recursos.
(    ) Durante algumas centenas de anos, a humanidade desenvolveu-se num regime de seminomadismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F  - V.
	 b)
	F - V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V - V.
	7.
	Após a Revolução Neolítica, adoção do sedentarismo, surgimento das primeiras cidades, evolução da cultura urbana, os impactos para o meio ambiente foram se acentuando. Os muitos ciclos econômicos também contribuíram para a atual degradação que se encontra o meio ambiente brasileiro na atualidade. Com relação à sequência cronológica destes ciclos econômicos, observe os itens a seguir:
I- Ciclo do tráfico de escravos.
II- Ciclo do café.
III- Ciclo do Pau-Brasil.
IV- Ciclo da soja.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - I - II.
	 b)
	I - II - IV - III.
	 c)
	III - I - II - IV.
	 d)
	III - II - IV - I.
	8.
	Com os grandes aglomerados humanos, a relação sociedade e meio ambiente começa a demonstrar suas fragilidades, sendo que a falta de saneamento básico provoca consequências funestas, principalmente na Idade Média. Com relação à peste negra ou peste bubônica, classifique V para as sentenças

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.