Buscar

AS's Gestao ambiental[

Prévia do material em texto

ASI
Pergunta 1 
1. Os acidentes industriais que aconteceram causaram muitas mortes e danos ambientais. Podemos citar alguns exemplos de acidentes que tiveram grande impacto ambiental.
Assinale a alternativa que descreva um acidente grave ambiental acontecido recentemente no Brasil, considerado a maior catástrofe ambiental da história do país: 
	
	a.
	Rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG).
	
	b.
	Acidente com a usina nuclear de Angra dos Reis.
	
	c.
	Incêndio na reserva da Mata Atlântica (Bahia).
	
	d.
	Acidente no aterro Mantovani em Campinas (SP).
	
	e.
	Contaminação na Baia de Guanabara com derramamento de petróleo (Rio de janeiro).
Pergunta 2 
1. Durante milhares de anos, esse processo de alteração do ambiente natural foi se desenvolvendo e se intensificando e a mais ou menos 8.000 anos os homens aprenderam a domesticar os animais e a plantar sementes, permitindo maiores e melhores colheitas.
Analise as assertivas quando à veracidade; V para Verdadeiro e F para Falso: 
( ) Quando o homem conseguiu domesticar animais e plantar sementes, provocou uma revolução na história na Humanidade, pois possibilitou a fixação de pessoas em determinadas regiões e o aparecimento das primeiras vilas e cidades. 
( ) A partir do momento em que o homem conseguiu produzir um excedente de alimentos, a melhoria da qualidade de vida se dava concomitantemente à proteção ao meio ambiente. 
( ) Com o domínio da agricultura, consolida-se a relação do homem com a natureza, pois a agricultura demanda a criação de um meio artificial para o cultivo de plantas e a criação do gado. 
( ) A abundância de comida gera o declínio da população, que acaba ocupando cada vez menos espaços e melhorando o ambiente natural. 
Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA. 
	
	a.
	F, F, V, V.
	
	b.
	V, F, V, F.
	
	c.
	F, V, F, V.
	
	d.
	V, V, F. F.
	
	e.
	V, F, F, V.
Pergunta 3 
1. O uso desmedido dos recursos que ocorreu entre os anos de 1950 e 2000 gerou diversos problemas ambientais, tais como:
Assinale a alternativa INCORRETA: 
	
	a.
	O aumento da população e a diminuição da área agrícola.
	
	b.
	A alta concentração populacional.
	
	c.
	A contaminação do ar, do solo e das águas.
	
	d.
	O consumo exacerbado de recursos naturais, alguns não renováveis, como petróleo e carvão mineral.
	
	e.
	A devastação das florestas, extinguindo espécies da fauna e da flora.
Pergunta 4 
1. De acordo com as afirmações, marque a alternativa CORRETA.
I – O século XX foi, sem dúvida, o mais devastador para a questão ambiental. Nesse período, as cidades cresceram consideravelmente em decorrência da industrialização e, concomitantemente, as fábricas passaram a poluir os locais em que se instalavam. 
II – Grandes acidentes industriais chamaram a atenção da opinião pública sobre os perigos da poluição, como a contaminação do ar gerando a chuva ácida, as alterações climáticas, a contaminação dos lençóis freáticos e do solo com metais pesados e resíduos tóxicos. 
III – A criação do automóvel movido a motor de combustão de derivados de petróleo contribuiu para reduzir os efeitos nocivos ao meio ambiente. 
	
	a.
	Apenas a alternativa II está correta.
	
	b.
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	c.
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	d.
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	e.
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
ASII
Pergunta 1 
1. Leia atentamente as informações contidas nas colunas A e B sobre as dimensões da sustentabilidade para, em seguida, assinalar a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as informações nestas contidas.
Coluna A: 
I Econômica. 
II Social. 
III Ambiental. 
Coluna B:
1 A organização deve se alinhar à ecoeficiência de seus processos produtivos, procurar adotar uma produção mais limpa, dar condições ao desenvolvimento de uma cultura organizacional ambiental, ter uma postura de responsabilidade ambiental, não contaminando o ambiente natural. 
2 A empresa deve atender aos requisitos de proporcionar aos seus funcionários as melhores condições de trabalho, contemplando as diversidades culturais existentes no local onde atua. 
3 A sustentabilidade indica que as empresas devem ser economicamente viáveis, o papel na sociedade deve ser atendido considerando a sua rentabilidade, ou seja, dar retorno ao investimento realizado pelo capital privado. 
A sequência CORRETA desta associação é
	
	a.
	 I-3; II-2; III-1.
	
	b.
	 I-1; II-3; III-2.
	
	c.
	 I-2; II-1; III-3.
	
	d.
	 III-2; I-3; II-1.
	
	e.
	 I-2; II-3; III-1.
Pergunta 2 
1. Leia atentamente as seguintes afirmações:
I O documento sobre desenvolvimento sustentável voltado ao meio empresarial e intitulado “Mudando o rumo: uma perspectiva global do empresariado para o desenvolvimento e o meio ambiente”, defende que o progresso em direção ao desenvolvimento sustentável é um bom negócio, pois cria vantagens competitivas e novas oportunidades.
II O conceito de desenvolvimento sustentável, no meio empresarial, foi muito bem recebido e hoje todas as organizações assumiram essa forma mais eficiente de gestão.
III Nas organizações, o desenvolvimento sustentável é apresentado sob três dimensões: social, ambiental e econômica.
É VERDADEIRO o que se afirma em
	
	a.
	 II, apenas.
	
	b.
	 II e III, apenas.
	
	c.
	 I e III, apenas.
	
	d.
	 I, II e III.
	
	e.
	 I, apenas.
Pergunta 3 
1. Considerando o conceito de desenvolvimento sustentável, leia atentamente as seguintes afirmações, assinalando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
I A expressão “desenvolvimento sustentável” ainda é pouco empregada e restrita ao meio científico.
II Na vinculação entre o desenvolvimento e o meio ambiente é que faz surgir um novo conceito denominado desenvolvimento sustentável.
III Embora haja um crescimento perceptível na direção da sustentabilidade, está ainda muito focada no ambiente interno das organizações, voltada principalmente a processos e produtos.
IV Do ponto de vista da sustentabilidade, as empresas devem deixar de lado a parte econômica, de modo que o único foco deve ser o meio ambiente e a responsabilidade social.
As afirmações I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
Assinale uma das alternativas abaixo:
	
	a.
	V, F, F, V.
	
	b.
	 V, F, V, F.
	
	c.
	 F, F, V, V.
	
	d.
	F, V, V, F.
	
	e.
	V, V, F, F.
Pergunta 4 
1. Foi um dos acontecimentos mais importantes sobre a questão ambiental e o desenvolvimento, vinculando estreitamente a economia e ecologia e estabelecendo o eixo em torno do qual se deve discutir o desenvolvimento, formalizando o conceito de desenvolvimento sustentável.
Trata-se
	
	a.
	 do Relatório do Painel das Mudanças Climáticas, de 2007.
	
	b.
	 da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CMMAD), formada em 1983.
	
	c.
	 da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, ou Cúpula da Terra, ocorrida em 1992.
	
	d.
	da publicação do livro Os limites do crescimento, de 1972.
	
	e.
	 do informe Brundtland, da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CMMAD), ou Nosso futuro comum, de 1987.
ASIII
Pergunta 1 
1. Muitas vantagens as empresas obtêm quando reduzem os resíduos e adotam mecanismos de controle da poluição. Entre esses benefícios, destacamos:
Assinale a INCORRETA: 
	
	a.
	Diminuição dos riscos para funcionários e meio ambiente e, portanto, menores despesas.
	
	b.
	Aumento das complicações legais e pagamento de multas ambientais.
	
	c.
	Menores gastos com matéria-prima, energia e disposição de resíduos.
	
	d.
	Custos menores de operação e manutenção.
	
	e.
	Diminuição ou eliminação dos futuros custos com processos de descontaminação de resíduos.
Pergunta 2 
1. Existem diversos estímulos externos e internos para que uma Empresa adote um sistema de gestão ambiental, em relação aos estímulos internos. Assinale a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as informações nelas contidas:
Coluna A 
I – Redução de Custos 
II – Responsabilidade Social 
III – Inovação 
Coluna B 
1 – Benefícios imediatos coma redução de material por unidade produzida, utilização mais eficiente de recursos como energia e água. Em médio e longo prazo, benefícios com a redução de resíduos com menores custos futuros para o manejo e disposição desses dejetos. 
2 – Gestores das empresas nos seus diversos níveis se sentem cada vez mais responsáveis em relação à comunidade, pois já compreendem o papel da Empresa na poluição ambiental. 
3 – O sistema de gestão ambiental acaba incorporando a inovação como componente fundamental e permanente na estrutura da Organização. 
	
	a.
	III – 2; I – 3; II – 1.
	
	b.
	I – 1; II – 2; III – 3.
	
	c.
	I – 2; II – 1; III – 3.
	
	d.
	I – 2; II – 3; III – 1.
	
	e.
	I – 3; II – 2; III – 1.
Pergunta 3 
1. Utilizando o conceito Empresa e meio ambiente, analise as assertivas a seguir quanto à veracidade:
( ) É na natureza que as organizações obtêm os insumos que são utilizados para a produção de bens utilizados pelos seres humanos. 
( ) Os dados estatísticos apontam que já são muitas as empresas que realmente se empenham em cuidar do meio ambiente e tornar seus processos produtivos mais eficientes ecologicamente. 
( ) A iniciativa das empresas em cuidar do meio ambiente é normalmente uma resposta a exigências legais e não vem de uma postura de responsabilidade social e ambiental. 
( ) Embora haja crescimento perceptível na direção da sustentabilidade, ainda está muito focada no ambiente interno das organizações, voltada principalmente para processos e produtos. 
Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA: 
	
	a.
	V F V F.
	
	b.
	V F V V.
	
	c.
	F F V V.
	
	d.
	F V V F.
	
	e.
	V V F F.
Pergunta 4 
1. De acordo com as afirmações, marque a resposta CORRETA.
I – Órgãos ambientais, juntamente com a legislação ambiental, são importantes ferramentas para limitar a liberdade das empresas para contaminar. O Estado usa esses instrumentos legais com o intuito de preservar o ambiente, a saúde e o bem comum. 
II – As comunidades que se localizam próximas às empresas cada vez mais se apresentam como fundamentais em relação à pressão aos problemas ambientais, porque são as primeiras a sofrerem as consequências da poluição dessas organizações e, por conta disso, tem uma capacidade de resposta mais rápida, afetando diretamente as decisões da Empresa no controle ambiental. 
III – As empresas comumente atuam em diversos mercados, tanto locais como globais; com o aumento da consciência ambiental, os mercados consomem cada vez mais produtos de empresas que são ecologicamente responsáveis. 
	
	a.
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	b.
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	c.
	Apenas a alternativa II e III estão corretas.
	
	d.
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	e.
	Apenas a alternativa II está correta.
ASIV
Pergunta 1 
1. Em relação aos instrumentos de Políticas Públicas Ambientais de controle, assinale a alternativa que reúne às correspondências CORRETAS entre as informações contidas nas Colunas A e B.
Coluna A 
I – Padrões de qualidade ambiental 
II – Padrões de emissão 
III – Padrões de Estágio Tecnológico 
Coluna B 
1 – Referem-se aos lançamentos de poluentes individualizados por fontes, que podem ser fixas ou móveis. Como exemplo das fontes fixas podemos citar os estabelecimentos de fábrica e das fontes móveis os automóveis, caminhões etc. 
2 – Referem-se aos níveis máximos para os poluentes constantes no meio ambiente, normalmente, relacionados ao solo, à água e ao ar. Os níveis são estabelecidos, normalmente, como médias aritméticas ou geométricas de concentração. 
3 – Podem ser os que estabelecem o controle da poluição das fontes. Esses termos podem abranger máquinas, ferramentas, instalações, materiais, avaliações de fornecedores, roteiro de produção, método de inspeção, treinamento e planejamento da manutenção. 
	
	a.
	I – 2; II – 3; III – 1.
	
	b.
	I – 1; II – 2; III – 3.
	
	c.
	I – 3; II – 2; III – 1.
	
	d.
	I – 2; II – 1; III – 3.
	
	e.
	I – 3; II – 1; III – 2
Pergunta 2 
1. Os tributos ambientais transferem recursos dos agentes privados para o Setor Público em decorrência de algum problema ambiental. Como a União Europeia denomina esses tributos?
Assinale a alternativa CORRETA: 
	
	a.
	Impostos e encargos ambientais.
	
	b.
	Ecotaxas.
	
	c.
	Poluidor-pagador.
	
	d.
	Selo verde.
	
	e.
	Subsídio ambiental
Pergunta 3 
1. Os instrumentos tecnológicos podem reverter situações críticas em relação à degradação ambiental. Algumas dessas ferramentas são:
Assinale a alternativa INCORRETA: 
	
	a.
	Instrumentos fiscais e de mercado.
	
	b.
	Equipamentos para controle de poluição.
	
	c.
	Processos alternativos menos poluentes.
	
	d.
	Métodos de planejamento.
	
	e.
	Modelos matemáticos.
Pergunta 4 
1. Em relação às Políticas Públicas Ambientais:
( ) A Gestão Ambiental Pública é a ação do Poder Público conduzida segundo uma Política Pública Ambiental. 
( ) São os instrumentos de políticas públicas ambientais com as quais o Poder Público pode contar para evitar mais problemas ambientais e também eliminar ou minimizar os já existentes. 
( ) Os instrumentos de Políticas Públicas são apenas explícitos, criados para atingir aspectos ambientais específicos. 
( ) Entende-se por Política Pública Ambiental o conjunto de objetivos, diretrizes e instrumentos de ação que o Poder Público dispõe para produzir efeitos desejáveis sobre o meio ambiente. 
Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA: 
	
	a.
	V F V F.
	
	b.
	V F V V.
	
	c.
	V V F V.
	
	d.
	F V V F.
	
	e.
	F F V V.
ASV
Pergunta 1 
1. Os princípios de sustentabilidade só conseguem agregar valor para as empresas se colocados de maneira integrada a um conjunto de estratégias que envolvam as diversas dimensões da sustentabilidade. Quais as diversas dimensões da sustentabilidade?
Assinale a alternativa INCORRETA. 
	
	a.
	Saúde.
	
	b.
	Ambiental.
	
	c.
	Econômica.
	
	d.
	Cultural.
	
	e.
	Social.
Pergunta 2 
1. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I – A empresa que se interessa em se colocar no mercado como uma organização sustentável deve acrescentar em seus objetivos a constante melhoria de sua imagem institucional e a qualidade de seus serviços. 
II – O gerenciamento estratégico voltado para a gestão com enfoque na sustentabilidade da empresa combina o desempenho econômico e o desempenho ambiental, criando e promovendo valores com menor impacto sobre o meio ambiente, e isso se chama Ecoeficiência. 
III – A ecoeficiência se alcança com foco no processo produtivo e econômico com produtos a preços competitivos que satisfaçam as necessidades da empresa, independentemente dos seus impactos ecológicos. 
	
	a.
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	b.
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	c.
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	d.
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	e.
	Apenas a afirmativa I está corret
Pergunta 3 
1. Em relação ao novo paradigma para o desenvolvimento do planeta, analise as assertivas a seguir quanto à sua veracidade (V para VERDADEIRA e F para FALSA).
I. A nova proposta de desenvolvimento envolve de forma abrangente as dimensões ambiental, social, política, cultural, tecnológica e econômica para um novo patamar da sociedade planetária. 
II. A transição do modelo de desenvolvimento atual rumo à sustentabilidade tem sido, portanto, o grande desafio enfrentado pelos principais segmentos da sociedade: empresas, governos e sociedade civil organizada. 
III. O paradigma da sustentabilidade é holístico e sistêmico, onde o meio ambiente é entendido como um conjunto de sistemas inter-relacionados, de modo que o todo seja formado pela soma das partes e de suas interações, e os seres humanos sejam vistos como sendo inseparáveis dos ecossistemas. 
IV. No mundo empresarial ainda não existe um movimento por parte das organizações na direção de implementar mudanças em seus paradigmas e modelos gerenciais, de modo a atender a esses desafios, para a construção de um desenvolvimento sustentável global. 
Asassertivas I, II, III e IV são RESPECTIVAMENTE: 
	
	a.
	V, F, F, V.
	
	b.
	V, V, F, F.
	
	c.
	F, F, V, V.
	
	d.
	V, F, V, F.
	
	e.
	V, V, V, F.
Pergunta 4 
1. São definidas como sendo aquelas que baseiam suas práticas e premissas gerenciais de modo a atender os critérios de serem economicamente viáveis, mantendo-se competitivas no mercado, atendendo prioritariamente aos conceitos de Ética, de Responsabilidade Social, de Transparência e de Governança Corporativa. Quais organizações são essas?
Assinale a CORRETA. 
	
	a.
	Organizações multinacionais.
	
	b.
	Organizações responsáveis.
	
	c.
	Organizações brasileiras.
	
	d.
	Organizações sustentáveis.
	
	e.
	Microempresas.
ASVI
Pergunta 1 
1. Em relação à Responsabilidade Social Empresarial (RSE), assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA.
( ) O conceito de RSE é que promove um comportamento empresarial que integra elementos sociais e ambientais que devem necessariamente estar contidos na legislação 
( ) Podemos mencionar três tipos principais de responsabilidade social :responsabilidade social corporativa, responsabilidade social empresarial e responsabilidade social e ambiental. 
( ) O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social foi criado, em 1998, por um grupo de empresários, da iniciativa privada, cujo objetivo é, a partir de troca de experiências e sistematização de conhecimentos, desenvolver ferramentas para auxílio na análise de práticas voltadas à gestão e ao compromisso com a responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. 
( ) Diversos fatores que originaram o conceito de responsabilidade social, no contexto mais globalizado das mudanças nas organizações, surgiram preocupações e expectativas dos cidadãos, dos consumidores, das autoridades públicas e dos investidores em relação às organizações. 
	
	a.
	V V F F
	
	b.
	V F V F
	
	c.
	F F V V
	
	d.
	V F F V
	
	e.
	F V V V
Pergunta 2 
1. Assinale a alternativa que reúne as correspondências corretas entre as informações nelas contidas.
Normas: 
Coluna A 
I – ISO 14.000 
II – ISO 26.0000 
III – AS 8.0000 
Coluna B 
1- Foi publicada em novembro de 2010 e lançada a versão em português, em dezembro de 2010 , a qual concede Diretrizes sobre a Responsabilidade Social. 
2 - É uma norma internacional de avaliação da responsabilidade social, e parte do princípio que as empresas devem cumprir as leis relativas aos empregados e terceirizados, adotando as disposições das convenções da Organização Internacional do Trabalho. 
3 – Norma Relativa ao Sistemas de Gestão Ambiental – Esta série estabelece diretrizes para um sistema de gestão ambiental. 
	
	a.
	I -1 ; II – 3 ; III – 2
	
	b.
	I – 3 ; II – 1 ; III – 2
	
	c.
	III – 3 ; II – 2; I – 1
	
	d.
	I – 2; II – 1 ;III – 3
	
	e.
	I – 2 ; II – 3 ; III – 1
Pergunta 3 
1. Elaborada no Rio de Janeiro, em 1992, é um plano de ação para alcançar objetivos do desenvolvimento sustentável.
Assinale a correta 
	
	a.
	Carta da Terra
	
	b.
	Metas do Milênio
	
	c.
	Agenda 21
	
	d.
	Pacto Global
	
	e.
	Declaração Universal dos Direitos do Homem
Pergunta 4 
1. Vários princípios diretivos impulsionaram a criação de normas de gestão e outras ferramentas e instrumentos de gestão para as práticas de gestão da responsabilidade social. Assinale a alternativa que não contenha um princípio diretivo.
	
	a.
	Metas do Milênio
	
	b.
	Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948)
	
	c.
	ISO 26.000
	
	d.
	Carta da Terra
	
	e.
	Agenda 21

Outros materiais