A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Aap4 - Microeconomia

Pré-visualização|Página 1 de 1

Aap4 - Microeconomia


1)Texto base:

A definição dos mercados passa pelas características que se os distinguem: número de empresas que integram o mercado; tipos de produtos que ofertam, podendo ser idênticos ou diferenciados; bem como se há ou não barreiras para a entrada de novas empresas no mercado. Essas características listadas, quando combinadas, determinam:

Alternativas:

  • a)A estrutura de mercado;


2)Texto base:

Assinale com F para falsa e V para verdadeira as asserções abaixo que indicam as características do mercado em concorrência perfeita:

( ) Mercado sem transparência de informações, pois os empreendedores procuram não divulgar os seus custos e lucros.

( ) Mercado com livre mobilidade de empresas, o que caracteriza a inexistência de barreiras à entrada de novos participantes.

( ) Mercado que transaciona produtos homogêneos.

Alternativas:

d)F, V, V.


3)Texto base:Em um mercado de concorrência perfeita, não existe a possibilidade de um lucro extraordinário permanecer ao longo do tempo, pois:

I – A transparência das informações, em caso de ocorrer um lucro extraordinário, vai fazer com que novas empresas entrem nesse mercado, o que consequentemente elevará a oferta do bem/serviço.

II – A curva da oferta do mercado será deslocada para a direita, com a entrada de novos participantes, o que diminuirá o preço de equilíbrio.

III – As regras estipuladas pelo mercado, seguindo as normativas do Estado, não permitem que haja lucro extraordinário, para que todas as pessoas dessa sociedade tenham acesso a esses bens.

Alternativas:

  • b)As alternativas I e II estão corretas.


4)Texto base:

Um fator que predomina na estrutura de mercado de concorrência perfeita é o fato de não haver intervenção do governo, deixando os participantes, por si só, como responsáveis pelo andamento do mercado. Qual teoria estudada na seção 1.3 defende o liberalismo econômico?

Alternativas:

e)Teoria clássica