A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Aap2 - Análise de Custos - A

Pré-visualização|Página 1 de 1

Aap2 - Análise de Custos - A


1)Na contabilidade de custos, o departamento se caracteriza como uma unidade mínima na estrutura organizacional das empresas. Estas unidades poderão estar representadas por função, processo, equipamentos, produtos ou serviços, projetos, além de simplesmente classificar por áreas, como departamento de produção ou departamento de serviços, dentre outros (MARTINS, 2010).

Neste contexto, considerando organizações que atuam como confecção de roupas, podemos entender que os departamentos de serviços serão basicamente:

a)Marketing, vendas e administração.


2)Texto base:

O processo decisório sobre o desempenho dos custos é importante para o gestor, pois há o monitoramento de cada etapa do processo de produção ou elaboração do produto para que não venha ocorrer o desregramento quanto ao orçamento estipulado para a atividade.

Dessa forma, podemos considerar que o sucesso deste trabalho dependerá de um conjunto de elementos que são:

c)Coleta, classificação e organização dos dados sobre os custos.


3)Texto base:

O sistema de acumulação dos custos traduz como os custos deverão ser acumulados, ou seja, como deverão ser apurados ao longo do processo de elaboração do produto ou serviço. Isso significa dizer que independente da atividade, esta valoração pode ser através de uma atividade ou um conjunto de atividades, por produto, por departamento, entre outros.

Nesse contexto, independente do sistema de trabalho da empresa, as formas de acumulação podem ser dadas por:

a)Encomenda e processo.


4)Texto base:

Considere que a atividade da empresa Puma Eventos é a de promover congressos e feiras. A operação da empresa consiste em assessorar os clientes na promoção dos seus produtos e da marca, cujas etapas pressupõem o Briefing com o cliente, a organização e o acompanhamento no dia do evento. Para isso é preciso que se faça uma mobilização quanto a estrutura do local em que irá ocorrer o evento, como por exemplo: contratar o palestrante, verificar os equipamentos necessários de áudio e vídeo, contratar profissionais para montagem, entre outros, que só ocorrerá com a assinatura do contrato. O critério de custeio é feito de forma predeterminada.

Assim, podemos caracterizar que o sistema de acumulação de custos se dará por:

a)Encomenda