A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
SPAs e Terapias Alternativas (TIP11) PROVA 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	SPAs e Terapias Alternativas (TIP11)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:657889) ( peso.:1,50)
	Prova:
	23430736
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A massagem pode ser realizada de uma forma geral ou em alguma região específica do corpo. De uma forma específica, podemos citar a massagem nos pés, conhecida como reflexologia podal, massagens no couro cabeludo, massagem facial, entre outras. Sobre os tipos de massagem específica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A massagem capilar utiliza técnicas da massagem clássica, como também realiza pressão em pontos específicos, sendo que esses pontos podem ser reflexos de energia.
(    ) A massagem facial é uma técnica capaz de trabalhar a musculatura do rosto e ainda suavizar as marcas de expressão. São utilizados movimentos vigorosos e desajustados, utilizando apenas as pontas dos dedos.
(    ) Técnica indicada para pessoas que possuem fragilidade capilar e cabelos mais oleosos e quebradiços, a massagem capilar é realizada com manobras fortes e vigorosas.
(    ) Na técnica de reflexologia podal, é possível perceber quais partes do corpo registram algum desequilíbrio quando o cliente sente certo desconforto nos pontos trabalhados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	2.
	A massagem clássica está descrita como tratamento em registros antigos e, desde a Pré-história, já havia indícios de que os homens utilizavam este recurso. Uma vertente da massagem clássica é a massagem terapêutica. O que diferencia as duas técnicas são algumas particularidades da massagem terapêutica. Sobre essa técnica, analise as sentenças a seguir:
I- Para atingir articulações, regiões miofasciais e gordura, a massagem terapêutica utiliza tanto recursos eletroterápicos como também técnicas manuais.  
II- Além dos recursos manuais utilizados também na massagem clássica, a massagem terapêutica realiza técnicas de alongamento muscular, como pompagens e quiropraxia.
III- A massagem terapêutica é indicada para dor ou encurtamento muscular, como também para quem tem dificuldade de extensão de movimento.
IV- Entre as contraindicações para a realização da técnica de massagem terapêutica estão os casos de carcinoma, trombose venosa profunda, inflamações ou infecções.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	3.
	Chama-se de estresse um estado de tensão que causa uma ruptura no equilíbrio interno do organismo. O corpo todo deve funcionar em sintonia, porém quando ocorrem momentos de desafios, o coração bate rápido demais, o estômago não consegue digerir a refeição, a insônia aparece, resultando no rompimento do equilíbrio do organismo e não há mais entrosamento entre os vários órgãos do corpo. Sobre esse estado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A prática de exercícios físicos faz com que os níveis de endorfinas decaiam, podendo, dessa forma, aumentar o risco do surgimento do estresse.
	 b)
	O que causa o estresse pode ser chamado de estressor ou esgotador, que é um acontecimento que exige uma adaptação do indivíduo referente à nova situação.
	 c)
	O estresse intenso pode afetar de várias maneiras o organismo de um indivíduo, porém dificilmente atingirá o sistema imunológico.
	 d)
	Tratando somente as manifestações físicas do estresse no corpo, o médico dará oportunidade ao paciente de se proteger de futuros episódios de estresse.
	4.
	Um dos fatores relevantes para a percepção de Qualidade de Vida é o ambiente onde estamos inseridos. A qualidade do ar e os níveis de poluição sonora e visual influenciam em nosso bem-estar diário. Quando estamos numa sessão de massagem, não desejamos a influência destes fatores. Com relação ao ambiente, analise as sentenças a seguir:
I- Tudo que está demais, mesmo sendo algo agradável, pode se tornar ruim e enjoativo.
II- Para que haja relaxamento total, o ambiente deverá estar em completo silêncio.
III- Outros clientes podem influenciar o ambiente, tornando-o agradável ou desagradável.
IV- A iluminação deverá ser levada em conta, pois ambientes muito claros dificultam o relaxamento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	O estresse é um componente que está cada vez mais presente na vida moderna, muitas vezes está ligado com a superação de desafios, correria do dia a dia, excesso de tarefas, quando não controlado, o estresse pode causar danos importantes para a saúde física e mental. Alguns fatores podem se tornar decisivos para prevenir e/ou eliminar o estresse, como as terapias de contato. No que diz respeito ao efeito da massagem relaxante no organismo do indivíduo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A massagem relaxante é a técnica utilizada para aliviar tensões, sejam elas físicas ou emocionais. Essas tensões são adquiridas conforme os hábitos de vida e de como se lida com os obstáculos do dia a dia. É uma técnica indicada para pessoas que sofrem de estresse, fadiga, contraturas musculares, dores no corpo.  
PORQUE
II- Existe uma relação muito íntima entre a pele e o sistema nervoso, feita através de receptores sensoriais e de neurotransmissores. A massagem relaxante ativa os neurotransmissores, que são substâncias químicas liberadas no corpo, que quando estimuladas, excretam hormônios que promovem o bem-estar, aliviando dores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	6.
	Massagem é definida como uma atividade que consiste em friccionar, pressionar ou palpar com certo ritmo, velocidade, uma determinada intensidade e direção diversas partes do corpo, tendo finalidades relaxantes, terapêuticas, estéticas ou desportivas. Dependendo do tipo da massagem, determina-se a duração e a frequência com que será realizada. Sobre os componentes da massagem clássica, analise as afirmativas a seguir:
I- A direção deve ser centrípeta, ou seja, ser sempre no sentido do coração, favorecendo o retorno da circulação.
II- As manobras lentas possuem efeito sedante e de analgesia. São manobras mais rápidas desintoxicam e são mais estimulantes.
III- A frequência da massagem depende da área a ser tratada, do tipo de massagem, dos efeitos buscados, da idade e condições físicas do cliente.
IV- A duração do tratamento deverá ser aumentada à medida que sua aplicação for obtendo os resultados desejados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	7.
	Além de ajudar a combater o estresse e o cansaço, a massagem do couro cabeludo aumenta a circulação sanguínea local, promovendo uma vasodilatação, alivia tensões e regulariza o sono. No entanto, é muito importante o profissional aplicar a técnica correta para que todos os benefícios sejam alcançados. Com relação à aplicação dessa técnica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A massagem no couro cabeludo pode ser associada com pressopuntura, onde serão realizados movimentos de deslizamento com a palma das mãos
	 b)
	Deitado na maca em decúbito ventral, o cliente receberá a massagem com a ponta dos dedos e leve deslizamento

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.