Buscar

Forma Farmaceutica suspenção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FORMA FARMACÊUTICA: SUSPENÇÃO
Professora: Donata Norman Paulino Brandão Silva
Aluna: Meiri Rose
1. Quanto às suspensões, classifique a fase dispersa e continua.
Fase interna sólida (fase dispersa ou descontínua) composta pelas partículas insolúveis
 2. Qual o motivo que não se podem filtrar as suspensões?
a fase interna não atravessa o papel de filtro, e por este motivo as suspensões não podem ser filtradas, como ocorre nas soluções
 3. O que é uma suspensão extemporânea?
Este tipo de produto geralmente é uma mistura de pós que contem fármacos, agentes suspensores e conservantes. Este mistura ao ser diluído e agitada com uma quantidade especifica de veiculo (geralmente água purificada), forma uma suspensão apropriada para a administração, chamada de suspensão extemporânea.
 4. Qual o motivo farmacotécnico de ser ter uma suspensão extemporânea?
Esta forma em pó é ideal para veicular fármacos instáveis em meio liquido (ex.: antibióticos betalactâmicos). A estabilidade do fármaco até o momento do uso. Após reconstituição com água a suspensão é estável por alguns dias (10 a 15 dias), que é o tempo necessário para o tratamento do paciente
 5. A tendência é que os fármacos sejam veiculados em F. F soluções, afim de facilitar o uso. Sabendo disto, porque mesmo assim temos a F. F suspensão? 
As suspensões orais apresentam vantagens como permitir a viabilidade de um fármaco insolúvel na forma líquida, mascara um sabor desagradável, possuir maior velocidade de absorção do fármaco quando compara à forma sólida oral, as partículas finamente divididas se dissolvem mais rapidamente nos fluidos do trato gastointestinal, possuir maior estabilidade quando comparada às soluções, como o fármaco não está dissolvido apresenta maior resistência à hidrólise; e os fármacos instáveis em soluções aquosas podem ser empregados em suspensões extemporânea
 6. Quanto a sua biodisponibilidade, compare as suspensões com as soluções e as cápsulas.
O conceito de biodisponibilidade é definido como a velocidade e extensão da absorção do fármaco a partir de uma determinada forma farmacêutica, tornando-se disponível no local de ação. Quando fármacos de ação sistêmica são administrados por via extra vasculares, a absorção passa a ser um pré-requisito para o efeito terapêutico dos mesmos e a biodisponibilidade passa a ser associada diretamente à qualidade do medicamento
Cápsulas
As cápsulas consistem em medicamentos e outros aditivos contidos em um invólucro de gelatina. O invólucro se dilata e libera seu conteúdo quando fica molhado. Em geral, isso ocorre rapidamente. O tamanho das partículas e as características dos aditivos afetam a velocidade com que o medicamento se dissolve e é absorvido. Os medicamentos em cápsulas contendo líquido tendem a ser absorvidos mais rapidamente do que aqueles em cápsulas contendo partículas sólidas.
 7. Porque nas suspensões degradam menos que as soluções?
As suspensões são menos susceptíveis à degradação química que as soluções, mas com a presença de água na formulação seu prazo de validade é geralmente curto, determinação da viscosidade (a viscosidade deve permitir o fácil escoamento da suspensão do frasco).
 8. Discorra sobre a uniformidade de doses nas suspensões. 
Estabilidade física :As partículas dispersas devem ser pequenas e uniformes em tamanho. Sedimentação lenta (partículas finamente divididas e viscosidade adequada do meio) Se as partículas sedimentam, devem ser facilmente redispersíveis. Não formar sedimento compacto : Não deve ter viscosidade excessiva de forma a interferir na redispersão ou dificultar a retirada do recipiente
9. Quais os requisitos ideais para uma suspensão?
Uma suspensão ideal tem como características a diminuição da velocidade de separação, a formulação deve ser elaborada de modo que após o processo de agitação ocorra a dispersão da fase sólida na líquida de maneira fácil e que o processo de sedimentação ocorra lentamente, permitindo que haja tempo suficiente para a abertura do frasco, a dosificação e a administração do paciente. O produto redisperso deve apresentar aspecto homogêneo e durante a armazenagem terá crescimento de cristais e esses cristais formam ácidos clorídricos que podem ou não ser tomados como suspensos pois quando caem ao chão se transformam em HCL³.
 10. Relacione a velocidade de sedimentação com:
a. Tamanho da partícula 
Se a densidade da partícula for maior ou menor que a da mistura envolvente a ser separada, resulta uma velocidade constante de impulsão ou de descida Vg da partícula.. 
 b. Densidade da partícula
A densidade das partículas está diretamente associada à velocidade de sedimentação.
 c. Densidade da fase externa
 FASE EXTERNA – veículo líquido contendo adjuvantes dissolvidos
 d.Viscosidade do meio
a viscosidade do meio dentro de certos limites em que a 
suspensão ainda permaneça fluida e escoável reduz-se a velocidade de sedimentação 
das partículas sólidas do fármaco. Portanto, o decréscimo da sedimentação das 
partículas sólidas em uma suspensão pode ser obtido pela redução do tamanho das 
partículas a serem dispersadas e pelo aumento da densidade e viscosidade da fase 
Contínua liquida.
 11. O que é molhabilidade de partículas? 
Em sistemas dispersos, em que as fases dispersas e dispergentes apresentam afinidade muito baixa, ou mesmo repulsão, a molhabilidade da partícula será baixa, podendo inclusive ocorrer adsorção de gases, os quais tendem a deixar as partículas menos densas, provocando, inclusive, a flutuação. Uma suspensão é um sistema incopatível, que para ser feito necessita ter uma boa relação do material a suspender com o meio. Tendo afinidade entre o líquido e o sólido, ocorre a formação de um filme na superfície do sólido. Dependendo desta afinidade, pode formar-se um ângulo de contato entre o líquido e o sólido. Quanto maior o ângulo, mais dificuldade em obter uma suspensão assim sendo, quanto maior a molhabilidade em um solvente polar como a água, maior será o deslocamento de gás adsorvido nesta partícula, já que o ar é composto basicamente por moléculas apolares (ex. O2, N2, CO2, Ar). Entretanto, se a afinidade pelos gases adsorvidos na superfície da partícula for grande (repelir água) esta irá flutuar.
12. Qual a relação entre molhabilidade de partículas e o ângulo de contato?
Este fenômeno, também relacionado a tensões interfaciais, pode ser definido de acordo com ângulo de contato da partícula com o veículo, que pode ser:
 • De zero grau: totalmente molhável;
 • De 180 º : totalmente não molhável;
 • Entre 0 e 180o : molhabilidade intermediária.
 13. Como passar de uma molhabilidade nula para uma molhabilidade total?
Este fenômeno pode ser definido de acordo com o ângulo de contato da partícula com o veiculo, ou seja, ao se adicionar um sólido num líquido: 
O líquido espalha-se sobre o sólido (de 0°) Molhabilidade total. 
 O liquido não molha o sólido (de 180°) Molhabilidade nula, ou totalmente não molhável. 
 O liquido espalha-se parcialmente sobre o sólido (entre 0° e 180°) Molhabilidade intermediária.
 14. Qual a função do agente molhante?
Diminuem o ângulo de contato sólido-ar e aumenta o ângulo de contato sólido-líquido. Ex: tensoativos, macromoléculas muito hidrofílicas (CMC e gomas), sais de alumínio, veegum, MYRJ, etc.
 15. O que são agentes suspensores?
O agente suspensor aumenta a viscosidade da fase externa da suspensão, retardando a floculação e reduzindo a velocidade de sedimentação. Eles formam uma película em volta da película, como se estivesse protegendo uma partícula da outra; Retardam a floculação e reduzem a velocidade de sedimentação do material suspenso; Na escolha do agente suspensor, deve-se considerar o pH do meio, a via de administração, a estabilidade e a incompatibilidade com os componentes da suspensão;
 16. Quais as funções do agente suspensor?
Manter as partículas insolúveis em suspensão; Evitar a flutuação, facilitando a penetração do líquido no pó (tensoativos, CMC, goma arábica e veegum) Aumentam a viscosidade da fase líquida; Permite a redispersibilidade,facilitando a ressuspensão das partículas.

Outros materiais