Buscar

Rede de Computadores

Prévia do material em texto

1. Os meios de transmissão em redes de computadores podem ser classificados em meios guiados e não guiados. Os meios não guiados são comumente chamados de sem fio (wireless) enquanto os meios guiados são compostos por estruturas tangíveis, ou seja, são compostos por fios de cobre ou fibra óptica. Analise as afirmações a seguir e marque a alternativa que aborda corretamente o tema meio guiado por fios par trançado.
Resposta: É um dos meios de transmissão mais antigos e ainda mais comuns. Consiste em dois fios de cobre encapados, que em geral tem cerca de 1 mm de espessura. Os fios são enrolados de forma helicoidal formando uma antena simples.
2. A palavra criptografia é originada do grego que significa “escrita secreta” e possui uma história de milhares de anos. Entretanto, técnicas modernas de criptografia são baseadas em progressos feitos nos últimos 30 anos. Avalie as afirmações a seguir e marque a alternativa que apresenta uma definição correta sobre o tema.
Resposta: Técnicas criptográficas permitem que um remetente disfarce os dados de modo que um intruso não consiga obter nenhuma informação dos dados interceptados. O destinatário, é claro, deve estar habilitado a recuperar os dados originais a partir dos dados disfarçados.
3. A Gigabit Ethernet é uma extensão dos padrões 10 Mbits/s e 100 Mbits/s que oferece uma velocidade de 1.000 Mbits/s, mantendo a compatibilidade com todos os equipamentos Ethernet. O padrão para a Gigabit Ethernet é formalmente conhecido como IEEE 802.3z.
Analise as afirmações e, após, faça o que se pede:
Usa o formato-padrão do quadro Ethernet (Figura 5.20) e é compatível com as tecnologias 10BASE-T e 100BASE-T.
Permite enlaces ponto a ponto, bem como canais de difusão compartilhados.
Utiliza CSMA/CD para canais de difusão compartilhados.
Permite operação full-duplex a 1.000 Mbits/s em ambas as direções para canais ponto a ponto.
Estabelece conexão fim a fim com garantia e confiabilidade na entrega dos quadros.
É correto o que se afirma em:
Resposta: I, II e III e IV apenas.
4. De acordo com Kurose e Ross em seu livro Redes de computadores e a Internet. Uma abordagem top-down. 6a edição, a pilha de protocolos da arquitetura TCP/IP possui cinco camadas, analise as afirmações a seguir que pretendem definir cada camada.
A camada de aplicação é onde residem as aplicações de rede e seus protocolos.
A camada de Transporte carrega mensagens da camada de aplicação entre os lados do cliente e do servidor de uma aplicação. Há dois protocolos nesta camada: o TCP e o UDP.
A camada de Rede movimenta bits individuais que estão dentro do quadro de um nó para o seguinte.
A camada de Enlace recebe um datagrama que o entrega ao logo da rota, ao nó seguinte. Os serviços prestados por ela dependem do protocolo específico empregado no enlace. Sua tarefa é movimentar quadros de um elemento da rede até um elemento adjacente.
A camada Física é responsável pela movimentação de um hospedeiro para outro. Ela roteia um datagrama por uma série de roteadores entre a origem e o destino. Esta camada possui o famoso protocolo IP.
É correto o que se afirma em:
Resposta: I, II e IV, apenas.
5. Um pacote na camada de rede é denominado datagrama e ele possui um tamanho de 32 bits divididos em vários campos, cada um com uma informação importante para os roteadores e demais equipamentos de rede. Dentre esses campos existe o TTL (time to live). Analise as afirmações a seguir e marque a que apresentar a definição correta para o campo TTL de um datagrama IPv4.
Resposta: É incluído para garantir que datagramas não fiquem circulando para sempre na rede. Esse campo é decrementado de uma unidade cada vez que o datagrama é processado por um roteador. Se o campo TTL chegar a 0, o datagrama deve ser descartado.
6. NIC – Network Interface Card (Placa de rede) é o dispositivo que estabelece a interface entre o equipamento de rede e o enlace. A placa de rede, como também é conhecida, oferece comunicação com a rede podendo tanto enviar quanto receber informações o que a torna o dispositivo fundamental para o funcionamento da rede. Analise as afirmações a seguir que pretendem tratar sobre as tecnologias de placas de rede existentes.
As placas de rede possuem um endereçamento único conhecido como MAC (Media Access Control), o objetivo deste endereço é a identificação exclusiva de cada equipamento.
Uma placa de rede com o padrão RJ45 pode atuar em redes com velocidade de dez, cem, mil e dez mil megabits por segundo.
Placas de rede são circuitos impressos que podem ser soldados à placa-mãe ou encaixadas em um slot da placa-mãe.
Utilizando o sinal de radiofrequência para o transporte de dados e comunicação, uma placa de rede sem fio (Wireless) pode se comunicar com qualquer outra placa sem fio indiferentemente da velocidade com que ambas estejam trabalhando.
É correto o que se afirma em:
Resposta: I, II, III e IV.
7. De acordo com as quatro etapas pelas quais um hospedeiro recém-chegado a uma rede tem que passar para obter um endereço IP, analise as afirmações a seguir:
Descoberta do servidor DHCP. Solicitação de hospedeiro recém-chegado via broadcast por endereço IP na sua rede usando um pacote DHCP de descoberta.
Oferta do servidor DHCP. Quando o servidor recebe a solicitação, ele aloca um endereço IP livre e o envia ao hospedeiro em um pacote DHCP Oferta
Solicitação DHCP. O cliente recém-chegado responderá à oferta com uma mensagem de solicitação DHCP, repetindo os parâmetros de configuração e usando um pacote DHCP de requisição.
DHCP ACK. O servidor responde a mensagem de requisição DHCP com uma mensagem DHCP ACK, confirmando os parâmetros requisitados.
É correto o que se afirma em:
Resposta: I, II, III e IV.
8. Uma característica interessante do endereço físico (ou endereço MAC - Media Access Control) de um equipamento de rede é que ele é globalmente exclusivo, atribuído de forma centralizada pelo IEEE para garantir que dois equipamentos de rede em qualquer lugar do mundo nunca tenham o mesmo endereço. Assinale a alternativa que descreve corretamente o Endereço MAC.
Resposta: É um endereço da camada de enlace também denominado endereço de LAN. Ele tem uma estrutura linear (oposta à estrutura hierárquica do endereço IP) e nunca muda. Este endereço não pertence ao equipamento de rede mas sim ao adaptador de rede (placa de rede).
9. A figura 1 representa uma máscara de sub-rede IPv4. Analise esta figura e em seguida considere as afirmações I e II sobre máscaras de sub-rede.
Figura: Representação de uma máscara de sub-rede. Fonte: Tanenbaum e Wetherall (2011)
O endereço IPv4 é dividido em duas partes e tem a forma decimal com pontos de separação a.b.c.d/x, em que x indica o número de bits da primeira parte do endereço.
Por exemplo:
O endereço IP 128.208.0.0/24 está representado na forma decimal e o /24 representa seu prefixo de rede indicando que os 24 primeiros bits mais significativos deste endereço constituem a parcela da rede do endereço IP. Os demais bits constituem a parcela do host deste mesmo endereço.
A respeito dessas afirmações, assinale a opção correta:
Resposta: As afirmações I e II são proposições verdadeiras, e a II é um exemplo correto da I.
10. Considerando o protocolo DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) marque a alternativa que descreve corretamente os serviços prestados por este protocolo a um hospedeiro que acabou de ingressar em uma rede.
Resposta: Obtenção de um endereço IP automaticamente, informação da máscara de sub-rede, indicação do endereço do primeiro roteador na rede e o endereço do servidor DNS da rede local.

Outros materiais

Materiais recentes