Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
APS - Simulação Empresarial

Pré-visualização | Página 1 de 3

Associação Carioca de Ensino Superior
Centro Universitário Carioca
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO – ATIVIDADE SUPERVISIONADA
PROFESSORA ROSA VALIM
	NOME: Jéssica Esteves Barbosa
	MATRÍCULA: 2016103022
	NOME: Matilde Delazeri
	MATRÍCULA: 2015103148
	UNIDADE: Méier 1
	TURMA: 253A
	NOTA: 
	RUBRICA DO PROFESSOR:
INSTRUÇÕES: 
1. Esta atividade supervisionada deve ser entregue uma aula antes da av2
2. Pauta deverá ser assinada no momento da entrega. 
3. Caso o aluno não possa entregar atividade pessoalmente, ela poderá ser entregue por terceiros (nesse caso o entregador deverá assinar a pauta no lugar do aluno).
4. Esta atividade poderá ser realizada individualmente ou em dupla.
5. Em hipótese alguma esta atividade deverá ser entregue por email ou via AVA – ou seja, esta atividade deverá ser entregue em papel impresso.
6. Cada resposta para cada questão deverá ter no mínimo 5 e no máximo 15 linhas.
7. Esta atividade poderá tanto ser realizada a mão (em papel almaço) quanto digitada no computador e impressa.
01 - Joana, contadora, pretende abrir sua prática e iniciar operações no Rio de Janeiro. Ela acredita que fará por mês uns 6 mil reais. Ela está planejando engravidar em dois anos e espera até lá já ter estruturado uma bela prática empresarial. Joana precisa escolher o regime societário mais apropriado para seu intento e uma opção tributária também. Além das informações acima referentes à sua prática, ela acrescenta que pretende adotar tipo societário em que a pessoa física se coloque como titular da empresa (visto que ela não tem sócios e nem deseja ter). Além disso, ela está resignada com o fato de que dado seu pequeno modelo de negócios ela precisará responderá de forma ilimitada pelos débitos do negócio, de maneira que os patrimônios de empresa e dela se misturarão. Quais tipos societários permitiriam a Joana a prática com as características listadas acima – existem 2. E qual deles seria o melhor? Porquê? 
R: O MEI - Microempreendedor individual e Empresário individual. O melhor seria o MEI, pois é constituído por apenas um empresário e pode ter um faturamento de até 81 mil reais por ano, mais próximo do faturamento anual de Joana. Além disso, ela também poderá poder responder de forma ilimitada pelos débitos do negócio. Uma excelente forma de iniciar um negócio, com menos burocracia.
02 - As organizações são instituições capazes de influenciar o desenvolvimento de uma sociedade, pois são responsáveis por estreitar as relações entre os atores que participam do mercado, como governo, bancos, sindicatos, entre outras empresas. Tendo em mente o que tratamos em sala de aula (e o que consta na apostila do curso), procure definir, com suas palavras, uma organização ou empresa?
R: Uma organização ou empresa é definida por um conjunto de indivíduos, ideias e atividades que tem por finalidade o alcance de objetivos comuns. Elas produzem um determinado bem ou oferecem serviços capazes de influenciar o desenvolvimento e atender necessidades da sociedade, podendo ter ou não fins lucrativos. São constituídas pela soma de pessoas, máquinas e equipamentos (parte corpórea), recursos financeiros etc.
03 - Agora que você definiu “organização” ou “empresa”, procure refletir a respeito de quais são os elementos associados ao ambiente interno de uma empresa. Cite-os e elabore a respeito de cada um.
R: No ambiente interno de uma empresa podemos citar 5 elementos: os funcionários, que é a mão de obra em diferentes níveis hierárquicos que garante o funcionamento e desenvolvimento da maior parte das atividades. A estrutura física, que corresponde ao espaço para a realização de atividades específicas. Os recursos, que são os meios ou ativos de que a empresa dispõe para produzir, como as máquinas. As atividades ou processos, que são tarefas distribuídas entre os colaboradores para o alcance dos objetivos e, também, a cultura organizacional, que é o conjunto de valores, crenças e rituais que definem como a empresa conduz seus negócios.
04 - Administradores precisam saber a diferença entre missão, visão e valores, pois tais conceitos ajudam o empreendedor a elaborar as bases de seu negócio. Defina missão, visão e valores.
R: A missão é a razão de ser da organização, define seu foco de atuação. Já a visão organizacional descreve o futuro almejado pela empresa, refletindo sobre o que deve ser procurado pela equipe em seus esforços individuais ou em grupo. E os valores representam os princípios, crenças e convicções que servem de guia de comportamentos, atitudes e decisões da equipe de trabalho, informando a base ética e moral da empresa em busca dos seus objetivos.
05 - A estrutura organizacional revela a anatomia da organização. Para o controle da estrutura organizacional são utilizados modelos de estruturas baseados em aspectos particulares de cada instituição, na intenção de otimizar a gestão de processos e a divisão das atividades. Cite e elabore a respeito dos benefícios potenciais associados a uma estrutura organizacional bem desenvolvida. 
R: A estrutura organizacional influencia os agrupamentos e processos do comportamento organizacional, que afetam a eficiência, flexibilidade e a interação. Os benefícios potenciais associados a uma estrutura organizacional bem desenvolvida são o aumento da produtividade, maior estabilidade, melhor planejamento e controle, aumento da motivação dos indivíduos, melhor disponibilização de recursos, funções e atividades bem delineadas e nível de informação e comunicação de acordo com os objetivos traçados no planejamento.
06 - Para Chiavenato (2014), os aspectos da Cultura Organizacional (CO) são análogos a um iceberg, pois existem os aspectos formais (a parte visível, que são os métodos, estrutura organizacional, tecnologia adotada etc.) e os aspectos informais (a parte inferior, que fica submersa, compreende os valores, crenças, sentimentos, atitudes, normas grupais). Elabore sobre aspectos inerentes a cultura organizacional.
R: A cultura organizacional é o modo de vida de uma organização, já que isso depende das pessoas que nela fazem parte e das relações existentes. Os perfis e identidade fazem parte dos elementos da cultura organizacional, que proveem as características básicas da relação entre os membros da empresa. Os elementos da cultura são os padrões de comportamento, as normas, os valores (princípios da organização), as crenças e pressupostos, as habilidades, os hábitos, os ritos e rituais, os símbolos, os heróis (pessoas que têm representatividade dentro da organização), as estórias e mitos, os tabus, o clima organizacional e a comunicação entre os colaboradores, que versa formal e informal dentro dos setores.
07 - Em sala estudamos a respeito de vários aspectos da estrutura organizacional. Tendo em mente o que estudamos, cite e elabore a respeito dos dois tipos de estrutura existentes que são responsáveis por delinear o comportamento e as interações entre os membros de uma empresa.
R: A estrutura formal é reconhecida pela organização e formalidade, representada em organogramas. Indica as autoridades hierárquicas e suas responsabilidades. Já a estrutura informal é caracterizada pelas relações interpessoais, onde não tem formalidade e surgem da espontaneidade. São relações não documentadas que surgem em decorrência das necessidades pessoais dos funcionários. É instável e não tem controle.
08 - A estrutura organizacional está sujeita aos objetivos e estratégias, ao fator ambiental da empresa, à tecnologia e aos recursos humanos. Ao analisarmos, especificamente, os recursos humanos, podemos dizer que as pessoas têm a função e a responsabilidade de avaliar e construir uma empresa capaz de atingir os resultados esperados. Perceba que a responsabilidade da gestão está relacionada à estrutura organizacional que, de acordo com Chiavenato, pode ser subdividida em três tipos: (I) estrutura funcional, (II) linear e (III) linha-staff. Elabore sobre as peculiaridades inerentes a estas subdivisões.
R: Estrutura
Página123