Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
APS - Simulação Empresarial

Pré-visualização | Página 3 de 3

de poder no processo decisório. Por outro lado, a descentralização ocorre quando o poder é mais bem distribuído entre as pessoas, considerando os níveis hierárquicos da empresa. Cite e comente sobre vantagens e desvantagens associadas à centralização e à descentralização.
R: Centralização - vantagens: estrutura hierárquica mais enxuta, economia no uso de recursos, mais facilidade de planejamento, execução e controle e decisões estratégicas tomadas com mais agilidade. Desvantagens: distância dos fatos, desestímulo à criatividade, as linhas de comunicação provocam demora e maior custo operacional, alta dependência da cúpula.
Descentralização - vantagens: menor tempo de espera nas informações e na tomada de decisão, contribui para a motivação, desenvolvimento e produtividade da equipe, as decisões são feitas próximas dos problemas e beneficia o processo de inovação da empresa. Desvantagens: pode ocorrer falta de informação entre os departamentos envolvidos, maior custo de treinamento e capacitação dos colaboradores e maior dificuldade de controle e avaliação.
17 - O principal objetivo da gestão de pessoas é contribuir para que a empresa atinja suas metas e objetivos e, consequentemente, realize a missão.  O papel da gestão de pessoas dentro da empresa é dar apoio ao gestor no planejamento, organização, execução e controle. Além disso, a gestão de pessoas tem como principais processos a seleção e o treinamento de pessoal, os planos de cargos e salários, a coordenação da cultura organizacional e o acompanhamento das atividades. Dentro da perspectiva de inovação, a atuação dos profissionais passa a ser definida por papéis, a fim de gerar vantagem competitiva. Então, além de atuarem nos processos mencionados, destacam-se os seguintes papéis (de acordo com Chiavenato): Estratégico, Processos, Pessoas e Transformação e mudanças. Comente brevemente sobre cada um deles.
R: Papel estratégico - realizar a gestão estratégica das pessoas.
Processos - contribuir para redução de custos e aumentar valor ao produto/serviço.
Pessoas - atuar no desenvolvimento e capacitação de pessoas.
Transformação e mudanças - contribuir para a realização de mudanças e resolução de problemas.
18 - Gestores podem e devem valer-se de certas ferramentas para tomada de decisão. Estas ferramentas não fornecem respostas necessariamente, mas permitem que o gestor visualize informações e variáveis de maneiras distintas e perceba aspectos que eventualmente havia negligenciado. Dentre as ferramentas mais utilizadas destacam-se a Análise SWOT, a análise das CINCO FORÇAS DE PORTER, a ANÁLISE DE CENÁRIOS e a ÁRVORE DE DECISÕES. 
A - Elabore sobre aspectos inerentes à análise SWOT.
R: A análise SWOT é uma abreviação que significa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, respectivamente. A ferramenta tem como função avaliar os ambientes interno e externo a uma organização buscando otimizar seu desempenho no mercado. A empresa avalia internamente quais são seus pontos fortes e fracos e externamente quais são as oportunidades e ameaças que a impede de criar valor em seu produto/serviço e ser mais competitiva no mercado.
B - As forças competitivas em uma indústria, segundo o modelo proposto por Michael Porter, são cinco. Cite e elabore sobre elas.
R: Novos entrantes - determina o nível de dificuldade para novos players iniciarem seus próprios negócios no mesmo setor e quais são as barreiras de entrada para que isso não aconteça.
Ameaça de produtos substitutos - buscar determinar se existem novos produtos ou serviços que tornem a solução da organização ultrapassada.
Poder de barganha dos clientes - indica que quanto maior o nível de competição no mercado, maior será o controle dos clientes sobre o processo de venda.
Poder de barganha dos fornecedores - tem por objetivo determinar quanto a posição da organização no mercado fica nas mãos de quem fornece matéria-prima, ou seja, quantos fornecedores existem no setor.
Rivalidade entre os concorrentes - indica qual o grau de competição existente no setor e se os concorrentes competem por preço ou por outros diferenciais.
19 - A missão, a visão e os valores da organização procuram considerar seus Stakeholders. Quem são os Stakeholders? Reflita a respeito do que cada stakeholder deseja da organização e a respeito do que cada stakeholder oferece.
R: Os stakeholders são pessoas ou grupos que têm interesse em uma organização. São os fornecedores, consumidores, colaboradores, o governo, a comunidade do entorno e os acionistas. Eles são classificados em: dormentes, que têm pouca ou nenhuma interação com a organização, mas que têm poder. Discricionários, que não têm poder para influenciar a organização nem demandas urgentes. Exigentes, que geralmente levam suas demandas, mas, enquanto não conseguem outro desses elementos, não têm grande relevância. Os dominantes, que formam aliança na organização e suas reivindicações importam. Os dependentes, que não têm poder e por isso dependem dos outros. Os perigosos, que podem usar de poder coercitivo e afetar a organização. E, por último, os definitivos, que são indivíduos influentes já que possuem os três elementos (poder, legitimidade e urgência) e, portanto, recebem maior prioridade nas tomadas de decisão. 
20 - Para haver êxito em um diagnóstico empresarial, é importante ter disciplina. Caso contrário, tudo pode sair diferente do planejado. Para a realização do diagnóstico, algumas ferramentas podem ser utilizadas. A MATRIZ GUT é uma delas. Elabore sobre esta ferramenta e sobre as peculiaridades associadas às suas variáveis.
R: A Matriz GUT é uma ferramenta que auxilia na priorização de resolução de problemas. Com o sistema GUT é possível classificar o problema de acordo com sua gravidade, urgência e tendência. Além da resolução de problemas, a matriz GUT também pode ser utilizada para desenvolvimento de projetos, situações estratégicas, tomadas de decisão etc. Suas variáveis são:
Gravidade - trata do impacto que o problema gerará nos envolvidos. Suas variáveis são “sem gravidade”, “pouco grave”, “grave”, “muito grave” e “os prejuízos ou dificuldades são extremamente graves”, de 1 a 5 respectivamente.
Urgência - é o prazo para a resolução do problema. Suas variáveis são: “não tem pressa”, “pode esperar um pouco”, “o mais cedo possível”, “com alguma urgência” e “é necessário uma ação imediata”, de 1 a 5 respectivamente.
Tendência - trata da probabilidade que o problema tem de crescer. Suas variáveis são: “não vai piorar e pode até melhorar”, “vai piorar a longo prazo”, “vai piorar a médio prazo”, “vai piorar a curto prazo” e “se nada for feito, o agravamento será imediato”, de 1 a 5 respectivamente.
21 - O emprego adequado dos recursos humanos cada vez mais se torna um diferencial no ambiente competitivo. As organizações são organismos vivos que têm como característica principal a interatividade entre pessoas. Atualmente, têm sido uma preocupação contratar colaboradores com habilidade para resolver situações mais complexas e lhes são delegados poderes para que trabalhem em equipe e tomem decisões. É dentro deste contexto que surge a palavra “empowerment” ou empoderamento. Aprofunde reflexões a respeito de aspectos inerentes a este termo.
R: O empowerment é um conceito que visa a participação direta dos colaboradores nas decisões, é a atribuição das responsabilidades pelo alcance de metas e resultados, com a liberdade para que escolham métodos e processos de trabalho, a atividade em equipe e a avaliação da performance. O objetivo da delegação de poderes é ter trabalhadores mais motivados e envolvidos nas decisões da empresa. Ao sentirem que possuem mais responsabilidades, procuram soluções e tornam-se mais criativos porque sentem que pertencem de fato à organização.
Página123