Buscar

Estudo dirigido- Sistema esquelético

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido
 Sistema Esquelético
1- Quais as funções do sistema esquelético? 
 R: O sistema esquelético tem funções de proteção estruturas vitais, de sustentação do corpo, de base mecânica para movimentos, de produção de células sanguíneas e de armazenamento de minerais, íons e triglicerídeos 
2- Cite os ossos que pertencem ao esqueleto axial e quais pertencem ao esqueleto apendicular. 
R: Os ossos do esqueleto axial são aqueles ossos presentes na cabeça, no pescoço e no tronco. Já os ossos do esqueleto apendicular são os ossos que estão presentes nos membros superiores e nos inferiores. 
3- Explique cada um dos critérios que podem causar variação no número de ossos.
R: O número de ossos no ser humano varia pois alguns anatomistas não consideram os ossículos da orelha como componentes destes. Ademais, a quantidade de ossos em um ser humano infantil é diferente de um ser humano adulto, haja vista que alguns dos ossos do crânio se fundem com o passar do tempo.
4- Cite três exemplos de ossos longos, curtos, pneumáticos, laminares e irregulares.
Ossos longos: úmero, rádio e metacarpo
Ossos curtos: ossos do tarso, do carpo e 
Ossos pneumáticos: esfenoide, maxilar e etmoide 
Ossos laminares: pariental, frontal e escapulas 
Ossos irregulares: vértebras, calcâneo e sacro
5- Quais são as características encontradas nos ossos longos.
R: Os ossos longos se caracterizam por apresentar comprimento maior que sua largura e sua espessura. Eles atuam como alavancas e tem papel importante no movimento do corpo. Os ossos longos têm diáfises (corpos) formados por tecido ósseo compactado e apresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso nas suas epífises (extremidades). Além de apresentarem canal medular, periósteo e endósteo.
6- Descreva tecido ósseo compacto e esponjoso. 
R: Tecido ósseo compactado, também chamado de osso denso ou cortical, é composto de unidades estruturais repetidas chamadas de ósteons ou sistemas de Hanvers. Cada ósteons consiste em lamelas dispostas concentricamente em torno de um canal central. Essas lamelas são laminas circulares de matriz extracelular, dessa forma não apresentam cavidades. Já o tecido ósseo esponjoso, também chamado de reticular ou trabecular, consiste em lamelas que estão dispostas em um padrão irregular de colunas delgadas chamadas de trabéculas. Entres elas, encontram-se espaços visíveis a olho nu e esses espaços são preenchidos com medula óssea vermelha nos ossos que produzem eritrócitos e medula óssea amarela nos outros ossos.
7- Defina periósteo. Como ele está dividido? Quais suas funções? 
R: O periósteo é uma membrana de tecido conjuntivo denso, muito fibroso, que reveste o superfície externa da diáfise. Ele é dividido em duas partes, uma lâmina fibrosa externa de tecido conjuntivo denso não modelado e uma lâmina osteogênica interna que consiste em células. O periósteo tem a função de proteger o osso, auxilia no reparo de fraturas, ajuda na nutrição do tecido ósseo e atua como um ponto de fixação para ligamentos e tendões. 
8- Defina medula óssea amarela e medula óssea vermelha. Onde elas estão localizadas? 
R: A medula óssea vermelha é rica em hemácias e é responsável pela produção de células sanguíneas. Medula óssea amarela caracteriza-se pela grande presença de células adiposas, o que lhe confere a coloração amarelada, e não produz células sanguíneas. Ambas são encontradas no canal medular dos ossos longos e nas cavidades dos ossos esponjosos.
9- Defina disco epifisário ou cartilagem epifisial. Qual sua função? 
R: O disco epifisário é um disco de cartilagem hialina situado entre a epífise e a diáfise, que não foi penetrado por tecido ósseo durante a ossificação. Ele é responsável pelo crescimento longitudinal dos ossos longos E depois quando a pessoa se torna adulta (18/20 anos) desaparece.

Outros materiais