Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
simulado fundamentos analises clinicas e biossegurança estacio

Pré-visualização | Página 1 de 2

1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A Organização Mundial de Saúde categoriza os laboratórios em função das barreiras físicas e protocolares aplicadas que obedecem ao gradiente de risco biológico. Os laboratórios que manipulam o vírus do ebola, antes da adoção de medidas profilácticas, devem possuir um nível de segurança definido_______________, pois o vírus é do grupo de risco____________________.
Assinale a alternativa que completa as lacunas de forma correta:
		
	
	NB2 e Risco 4.
	 
	NB4 e Risco 4.
	
	NB1 e Risco 3.
	
	NB3 e Risco 3.
	
	NB4 e Risco 3.
	Respondido em 29/03/2021 13:50:12
	
	Explicação:
A resposta correta é: NB4 e Risco 4.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A classificação de risco biológico relacionada à manipulação de agentes patogênicos contida na Norma Regulamentadora nº 32 da Anvisa leva em consideração os riscos para o manipulador, para a comunidade e para o meio ambiente. O baixo risco individual para o trabalhador e para a coletividade, e com baixa probabilidade de causar doenças nos seres humanos.
Sobre o tipo de risco e da organização laboratorial para a manipulação dos patógenos supracitados, analise as assertivas:
 
I. O laboratório deve ser NB1 e deve apresentar paredes, pisos e tetos impermeáveis e resistentes à desinfecção.
II. A autoclave deve estar próxima do laboratório e deve ter local para armazenar os Equipamento de Proteção Individual (EPIs) de uso exclusivo do laboratório.
III. O laboratório deve ter obrigatoriamente uma cabine de segurança biológica.
IV. O laboratório deve ser NB2 e apresentar o sistema central de ventilação com janelas vedadas.
 
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I, II e III.
	
	III e IV.
	
	II e III.
	
	I e III.
	 
	I e II.
	Respondido em 29/03/2021 13:50:43
	
	Explicação:
A resposta correta é: I e II
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A utilização de cores para prevenção de acidentes é uma medida obrigatória que deve ser adotada pelas instituições a fim de evitar ou minimizar acidentes. Sobre a utilização dessas cores, leia as afirmativas abaixo e marque a opção correta:
		
	
	A vermelha pode ser utilizada quando há necessidade de indicar cuidado e proibição na movimentação e utilização de equipamentos.
	 
	A sinalização através de cores indicadoras objetiva comunicar aos trabalhadores delimitações de áreas, identificações de tubulações e riscos.
	
	Apesar de erem utilizadas para sinalização de prevenção de acidentes, as cores não são de fácil compreensão, necessitando adição de instruções escritas.
	
	Para sinalizar cuidado para situações de risco ou que necessitem de maior atenção, a branca é utilizada.
	
	As cores utilizadas na sinalização de segurança são definidas por um comitê da instituição e aplicada conforme suas regras.
	Respondido em 29/03/2021 13:51:16
	
	Explicação:
A resposta correta é: A sinalização através de cores indicadoras objetiva comunicar aos trabalhadores delimitações de áreas, identificações de tubulações e riscos.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	(CISPAR/PR) De acordo com as normas de biossegurança no trabalho em laboratórios clínicos, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	Algumas normas foram criadas especificamente para providenciar ou recomendar ações que corrijam situações de risco.
	 
	As normas de biossegurança do trabalho em laboratórios de análises clínicas visam principalmente resolver eventos adversos ocorridos devido ao mau uso de equipamentos de proteção individual.
	
	O Ministério da Saúde possui normas que obrigam os trabalhadores de laboratórios clínicos a utilizarem equipamentos de proteção individual.
	
	Existem manuais da Anvisa que estabelecem instruções de uso para equipamentos de proteção individual.
	
	O laboratório deve fornecer os equipamentos de proteção individual aos seus colaboradores.
	Respondido em 29/03/2021 13:51:35
	
	Explicação:
A resposta correta é: As normas de biossegurança do trabalho em laboratórios de análises clínicas visam principalmente resolver eventos adversos ocorridos devido ao mau uso de equipamentos de proteção individual.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	A estufa é um equipamento designado para oferecer o crescimento microbiano, com controle de temperatura e em alguns modelos controle da umidade e atmosfera. Também há estufas com sistemas de refrigeração que permite a obtenção de temperaturas inferiores à do ambiente. A escolha da estufa deve ser pautada no objetivo do laboratório e nos tipos de microrganismos que se pretende cultivar. Por exemplo, os microrganismos psicrófilos crescem em baixa temperaturas, normalmente com crescimento ótimo na faixa de 10°-15°C. Em contrapartida, os termófilos são microrganismo que vivem e se desenvolvem em temperaturas elevadas, acima de 45°C. Ainda há os mesófilos, que se caracterizam por crescer em temperatura mediana (20 ¿ 40°C).  
Com base no texto, leia as afirmações a seguir: 
 
I. Para o cultivo de microrganismos termófilos o ideal é que este seja incubado em forno Pasteur que é capaz de atingir temperaturas acima de 300°C.
II. A estufa, que compreende desde a temperatura ambiente até 75°C, atende os requisitos para incubação dos três tipos de microrganismos citados (psicrófilos, mesófilos e termófilos). 
III. A estufa só pode ser usada para o cultivo de pscicrófilos e mesófilos, já que os termófilos precisam de temperaturas superiores a 45°C. 
​​​​​​​IV. A estufa para o cultivo microbiano atende os requisitos de incubação dos três tipos de microrganismos citados (psicrófilos, mesófilos e termófilos), desde que tenha um sistema de refrigeração que permita atingir temperaturas abaixo da do ambiente. 
V. Microrganismos pscicrófilos e termófilos devem ser incubados em estufas especiais, especificamente projetadas para eles. Já os mesófilos são facilmente incubados na estufa comum. 
 
É correto o que se afirma em: 
		
	 
	I e IV, apenas 
	
	V, apenas 
	
	 I, II e V 
	 
	IV, apenas 
	
	II e III, apenas 
	Respondido em 29/03/2021 13:51:45
	
	Explicação:
A resposta correta é: IV, apenas 
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Com o reconhecimento da importância da balança, a partir do final do século XIX deu-se início um avanço no desenvolvimento deste equipamento. Com o intuito de obter análises mais exatas, menos susceptíveis à ação do operador e mais rápidas, a tradicional balança de dois pratos começou a dar lugar aos modelos de um só prato, que por sua vez foram substituídos pelas balanças eletrônicas. ( Fonte: texto adaptado de AFONSO, J. C.; SILVA, R. M. Da. A evolução da balança analítica. Química Nova, 2004. v. 27, n. 6, p. 1021-1027)
 
No processo de instalação de uma balança de precisão em um laboratório clínico, é necessário que sejam tomados alguns cuidados para que não ocorra interferência nas pesagens. Marque a alternativa que descreve corretamente as precauções que precisam ser tomadas. 
		
	
	O correto é instalar a balança em locais arejados, porém sem a incidência direta da luz solar. Importante ficar em local de fácil acesso para que todos os operadores possam levá-la para qualquer lugar, caso necessário.
	 
	A balança deve ficar em bancada fixa e rígida para minimizar as vibrações. Além disso deve ficar longe da incidência direta dos raios solares e de locais onde haja forte corrente de ar como próximo a ventiladores, ar condicionados e portas. 
	
	Deve ficar próximo ao ar condicionado ou ventilador e longe da incidência solar. 
	
	A precaução mais importante a ser tomada quando da instalação de uma balança é colocá-la em uma bancada fixa e rígida, para evitar vibrações, independentemente se o local tem correntes de ar e luz solar direta sobre o equipamento.   
	
	A instalação deve ocorrer em local de fácil acesso, longe de fontes de calor. O ideal é que fique próxima a porta para evitar o aquecimento durante o uso. 
	Respondido em 29/03/2021 13:52:05
	
	Explicação:
A resposta correta é: A balança deve
Página12