A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
prova spas alternativa

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Estefhany 
	
	Disciplina:
	SPAs e Terapias Alternativas (TIP11)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( peso.:1,50)
	Prova:
	29726712
	Nota da Prova:
	8,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
	1.
	A reflexologia podal é uma técnica de massagem que utiliza a pressão em determinados pontos dos pés, que correspondem a regiões e órgãos do corpo humano. De acordo com o grau de desconforto experimentado nos pontos trabalhados, é possível perceber quais partes do corpo registram desequilíbrio. Sobre a aplicação prática desta técnica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Devemos utilizar apenas o polegar da mão dominante, pois é mais forte e de melhor controle dos movimentos.
( ) É necessário um aprofundado conhecimento em anatomia e fisiologia das estruturas que compõem os pés.
( ) Cada ponto nos pés representa um órgão específico do corpo, formando um mapa igual em ambos os pés.
( ) A técnica do "anzol" é um movimento usado na reflexologia podal, em que se utiliza o dedo indicador e polegar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	2.
	A massagem pode ser aplicada a diferentes partes do corpo ou de forma contínua em todo o corpo, para aliviar o estresse e a tensão, diminuir as dores musculares, controlar a dor, eliminar traumas físicos, melhorar a circulação sanguínea e flexibilidade, promover a saúde e o bem-estar e também melhorar a qualidade de vida. Os efeitos mecânicos da massagem dão origem a uma série de efeitos fisiológicos importantes em nosso organismo. Sobre os sistemas em que teremos diferentes benefícios, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sistema muscular.
II- Sistema nervoso.
III- Sistema ósseo.
IV- Sistema tegumentar.
V- Sistema vascular.
( ) Alívio da dor.
( ) Aumento da circulação sanguínea e linfática.
( ) Estimulação das funções autônomas.
( ) Promoção do relaxamento local e geral.
( ) Aumento dos movimentos das articulações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - V - I - III - IV.
	 b)
	I - V - II - IV - III.
	 c)
	III - II - V - I - IV.
	 d)
	II - IV - III - V - I.
	3.
	A teoria do Yin e Yang faz parte dos conceitos que fundamentam a Medicina Tradicional Chinesa. Yin e Yang são energias que podem se modificar dependendo da situação, são termos relativos para expressar que a polaridade não é estática, mas dinâmica e está sempre em constante mutação. Assim, o Yang pode se tornar Yin e o Yin pode se tornar Yang. Sobre essas duas energias, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Yin e Yang são duas forças unidirecionais e complementares. Juntos formam o desequilíbrio que se encontra em todas as manifestações da natureza. A energia Yin é a que vem do dia e a Yang vem da noite.
	 b)
	O Yin e Yang são duas forças bidirecionais e não complementares. Juntos formam o equilíbrio que se encontra em todas as manifestações da natureza. A energia Yin é a que vem da noite e a Yang vem do dia.
	 c)
	O Yin e Yang são duas forças opostas e não complementares. Juntos formam a união que se encontra em todas as manifestações da natureza. A energia Yin é a que vem do dia e a Yang vem da noite.
	 d)
	O Yin e Yang são duas forças opostas e complementares. Juntos formam o equilíbrio que se encontra em todas as manifestações da natureza. A energia Yin é a que vem da noite e a Yang vem do dia.
	4.
	Considerados princípios ativos naturais, os óleos essenciais são provenientes de plantas medicinais e aromáticas. Os princípios ativos são retirados das plantas através de métodos de extração, esses métodos são escolhidos conforme o tipo e região da planta a serem utilizados. Quando empregados de forma correta, os óleos essenciais possuem um potencial que excede a expectativa de aplicação, superando as opções conhecidas como tratamentos convencionais de saúde e beleza. No que diz respeito à utilização dos óleos essências como terapia de beleza e saúde, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os óleos essenciais podem ser aplicados tanto pela via olfativa quanto pela cutânea, podendo ser em quase todas as partes do corpo humano. Possuem uma versatilidade de tratamento, agindo no corpo físico e emocional. 
PORQUE
II- Na pele, alguns óleos essenciais agem como cicatrizantes, estimulando a recuperação em caso de lesão. No sistema nervoso central, podem agir como supressor, acalmando e relaxando o estado emocional ou também como estimulante.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	5.
	Os banhos terapêuticos são conhecidos desde a antiguidade e eram muito utilizados pelos egípcios, gregos e japoneses para alcançar a cura ou mesmo como rituais aquáticos de purificação espiritual. Atualmente, os banhos são amplamente utilizados em spas e clínicas de estética, com o objetivo de promover o equilíbrio e o bem-estar físico e emocional. Os banhos podem ser realizados de diferentes maneiras. Sobre essas maneiras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No banho de imersão são utilizados óleos essenciais, flores, chás ou sais de banho. Muito recomendado para o equilíbrio energético e relaxamento.
( ) Os banhos de ofurô devem ser realizados em banheiras específicas, onde a água geralmente é fria ou gelada. Muito indicado para gestantes e pessoas que possuem edemas crônicos.
( ) O escalda-pés é um tipo de banho terapêutico muito indicado para alívio de cólicas e dores de cabeça, mas é contraindicado para pessoas que possuem micose ou ressecamento dos pés.
( ) Os banhos de imersão podem ser realizados tanto com água fria quanto com água quente. Quando é utilizada água fria, possuem efeitos restauradores e o tempo de permanência é de 2 minutos em média.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	6.
	Os spas são conhecidos como estabelecimentos comerciais que dispõem de um local elegante e com estrutura específica para oferecer aos clientes tratamentos de saúde, beleza e bem-estar. Tradicionalmente, os spas eram estâncias balneares ou hotéis localizados fora das cidades. Eram procurados por pessoas que se hospedavam por um período em busca de descanso e de cuidados com a saúde. Sobre a origem do termo spa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Estudiosos referem à palavra spa a uma cidade na África chamada SPA. Nesta cidade haviam diversas nascentes de água fria, a qual eram amplamente utilizadas pelos povos africanos para promover a saúde e o rejuvenescimento.
	 b)
	O termo spa surgiu na Bélgica e refere-se às iniciais de saúde, paz e água. Na Antiguidade, os povos buscavam paz para a sua alma através de banhos em águas termais.
	 c)
	A palavra spa surgiu em Roma por volta de 1800, quando foi descoberta uma piscina natural de água quente e salgada, a qual era amplamente utilizada pelos povos romanos para promover o relaxamento.
	 d)
	Existe a versão que afirma que a palavra spa vem das iniciais de Salus Per Aquam, que significa saúde pela água. Essa versão surgiu na antiga Roma, cidade rica em termas.
	7.
	Terapia famosa no Japão e popularmente conhecida como massagem oriental, o shiatsu utiliza a técnica manual de pressão nos meridianos energéticos do corpo através dos dedos. O objetivo do shiatsu é verificar em quais pontos do corpo do paciente há acúmulo ou estagnação de energia e, por meio da técnica, é possível balancear esse fluxo energético. Sobre o shiatsu, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Técnica que promove o equilíbrio

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.