Buscar

Estudo Transversal

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Gina Amaral 
	
	Disciplina:
	Estudo Transversal I (17579)
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line 
	
	
	
	
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Há um contraste entre a reciclagem dos diferentes resíduos no Brasil. Se, por um lado, o país é campeão mundial em reciclagem de alumínio, com mais de 98% de reciclagem desse resíduo, o plástico apresenta um índice de reciclagem muito baixo, cerca de 1%, o que significa que há um grande volume de plásticos depositados em aterros e dispersos na natureza. Para melhorar esse cenário, cada cidadão brasileiro precisa fazer a sua parte para reduzir o consumo de plástico e reciclar o que já está em circulação. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.wwf.org.br/?70222/Brasil-e-o-4-pais-do-mundo-que-mais-gera-lixo-plastico. Acesso em: 25 jul. 2019.
	 a)
	O consumidor brasileiro, ao desperdiçar comida e não separar os resíduos em casa, contribui para os baixos índices de reciclagem do plástico e do alumínio.
	 b)
	O plástico é um produto utilizado em larga escala na indústria, no comércio e nas residências de um modo geral, o que aumenta os índices de reciclagem.
	 c)
	O consumidor pode mudar seus hábitos, repensando, recusando, reduzindo, reutilizando e reciclando os produtos com componentes plásticos.
	 d)
	O uso excessivo do plástico, especialmente os descartáveis, contribui para Brasil ser líder mundial na reciclagem deste resíduo.
	2.
	Quando escolhemos um produto, por exemplo, na prateleira de um supermercado, espera-se que as informações constantes no rótulo sejam suficientes para tomar a decisão entre uma opção e outra. Esse direito à informação está previsto na Política Nacional de Relações de Consumo. Onde consta esta política?
	 a)
	Código de Defesa do Trabalhador.
	 b)
	Código de Defesa do Consumidor.
	 c)
	Código de Defesa do Idoso.
	 d)
	Código de Defesa do Meio Ambiente.
	3.
	A possibilidade de o consumidor escolher o alimento que consome, de acordo com critérios próprios de preferência, qualidade, segurança alimentar, princípios e valores, depende de informações que devem constar no rótulo dos produtos. Sobre a rotulagem dos transgênicos, o documento que exige esta informação é a(o):
	
	 a)
	Lei de Biossegurança.
	 b)
	Código de Defesa do Consumidor.
	 c)
	Política Nacional das Relações de Consumo.
	 d)
	Política Nacional de Resíduos Sólidos.
	4.
	Quantos planetas Terra precisaríamos ter, para viver e consumir conforme os padrões médios atuais de cada continente? Dados apontam que pela média de consumo dos países da América do Norte seriam necessários 5,22 planetas; Europa 2,66; América Latina 1,11; Ásia Oriental e Oceania 0,72; e, África 0,61. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.inpe.br/noticias/arquivos/pdf/RIO+20-web.pdf. Acesso em: 12 set. 2019 (adaptado).
	 a)
	Na América Latin, os padrões de consumo estão no limite de capacidade de o planeta suportar a exploração, enquanto na África esse limiar já foi ultrapassado.
	 b)
	A sustentabilidade do planeta Terra depende dos padrões médios de consumo da humanidade, e se todas as pessoas consumissem como os africanos o planeta estaria condenado à exaustão.
	 c)
	As nações que mais consomem recursos naturais estão concentradas no hemisfério norte e se os seus hábitos de consumo fossem universalizados, a vida no planeta seria insustentável.
	 d)
	Os países ricos do hemisfério norte são exemplos de sustentabilidade para os países pobres do hemisfério sul.
	5.
	A poluição por materiais plásticos é um grave problema ambiental e requer, para seu enfrentamento, três abordagens complementares: a drástica redução do uso, a substituição por novos materiais (com características similares ao plástico sintético) facilmente degradáveis e a destinação adequada dos resíduos, via coleta e reciclagem. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://revistapesquisa.fapesp.br/2019/07/08/planeta-plastico/. Acesso em: 24 jul. 2019 (adaptado).
	 a)
	A internet é uma rede de comunicação mundial que contribui para a disseminação de informações sobre a poluição por plásticos, o que gera melhoria ambiental direta.
	 b)
	O cidadão pode contribuir com a redução do consumo de plásticos a partir de atitudes simples do dia a dia, como evitar o uso de materiais descartáveis, priorizar o reaproveitamento e a reciclagem.
	 c)
	A pessoa é responsável por aquilo que consome e gera de resíduos, bem como pela poluição por materiais plásticos, os quais são facilmente degradáveis e adequadamente coletados e reciclados.
	 d)
	O consumidor é quem manda no mercado, suas escolhas influenciam as políticas ambientais e a produção de plásticos tende a aumentar com o reaproveitamento de embalagens usadas.
	6.
	O conhecido documentário "A História Secreta da Obsolescência Programada" denuncia a estratégia de muitas empresas de tecnologia para reduzir a durabilidade de seus produtos, especialmente de suas funcionalidades, com vistas a convencer o consumidor de adquirir uma "nova versão" do produto, que seria mais aprimorada que a anterior, mesmo que o produto ainda estivesse em boas condições de uso. Um dos exemplos citados no documentário é o da lâmpada incandescente, que originalmente foi desenvolvida para durar muitos anos (mais de 2.500 horas acesas), mas por decisão de um grupo com interesses econômicos ficou "estabelecido" que a duração de uma lâmpada deveria ser de até 1.000 horas acesas. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A invenção da obsolescência programada visa contribuir para a sustentabilidade do planeta, pois proporciona maior vida útil aos produtos.
	 b)
	O uso de lâmpadas incandescentes é altamente incentivado no mundo atual, tanto pela sua durabilidade quanto pela sua eficiência no consumo de energia.
	 c)
	A obsolescência programada surgiu ao mesmo tempo que a produção em massa e a sociedade de consumo, comprometendo a sustentabilidade do planeta.
	 d)
	Apesar de a lâmpada ser um símbolo de ideias inovadoras, é o principal exemplo de sustentabilidade devido a sua durabilidade prolongada.
	7.
	Atualmente, muito se fala em sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, tanto no meio acadêmico quanto no ramo empresarial, político e social. Sobre o comportamento do cidadão que é considerado sustentável, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Reflete sobre seus atos com responsabilidade, evita o desperdício de recursos naturais e sabe a importância do seu papel na natureza.
	 b)
	Reutiliza ao máximo os produtos que consome, prolongando a vida deles, possibilitando adquirir cada vez mais produtos tecnológicos conforme são lançados no mercado.
	 c)
	Repensa suas escolhas de consumo e age de modo a esbanjar dos produtos industrializados que beneficiam o seu bem-estar, adquirindo novos produtos tecnológicos sempre que surge uma novidade.
	 d)
	Recicla os resíduos após separação em sua residência, na coleta seletiva, e encaminha os materiais perigosos, como pilhas e baterias ao aterro sanitário.
	8.
	Uma pesquisa com mais de 2.631 executivos, gerentes e formadores de opinião de todo o mundo e de uma gama variada de indústrias revelou que a reformulação no modelo de negócio das empresas se dá conforme os resultados apresentados na figura a seguir. Com base no texto e na figura, quem mais influencia as empresas a implantarem estratégias de sustentabilidade?
FONTE: http://pagina22.com.br/2013/04/08/mais-empresas-lucram-com-sustentabilidade/. Acesso em: 25 jul. 2019 (adaptado).
	
	 a)
	Pressões políticas e regulatórias.
	 b)
	Consumidores.
	 c)
	Concorrentes.
	 d)
	Recursos naturais escassos.
	9.
	O conceito de resiliência pode ser entendido como a capacidade de se recuperar após sofrer um dano. Neste sentido, com relação à resiliência de nosso planeta, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O consumidor consciente pode evitar que a resiliência do planeta seja afetada pelo homem e assim promovera desigualdade.
	 b)
	Quem consome de modo sustentável reduz a resiliência do planeta Terra.
	 c)
	O desmatamento, a contaminação dos rios e mares, o acúmulo de lixo e resíduos diversos são exemplos que aumentam a resiliência do planeta.
	 d)
	O consumismo está afetando negativamente os limites de resiliência da Terra.
	10.
	Os meios de comunicação que veiculam propagandas diversas, contribuem para o aumento do consumo do desnecessário. A figura anexa apresenta um exemplo de estratégia utilizada pela mídia para convencer o consumidor. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: encurtador.com.br/boxRX. Acesso em: 12 set. 2019.
	
	 a)
	Mesmo com o aumento do consumo de celulares, a Logística Reversa garante o reaproveitamento de todos os resíduos, como já ocorre em todo território brasileiro.
	 b)
	Há uma incoerência entre a busca pela sustentabilidade global e as propagandas divulgadas nos meios de comunicação de massa.
	 c)
	A Política Nacional das Relações de Consumo visa contribuir para a divulgação de propagandas que estimulem o consumo de celulares.
	 d)
	O Código de Defesa do Consumidor prevê a proibição de propagandas que estimulem o consumo de produtos inovadores.

Continue navegando