Buscar

Análise de sensibilidade financeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Análise de sensibilidade financeira
Análise de sensibilidade consiste em avaliar o quanto é a sensibilidade de um cálculo de VPL em relação às variações de informações complementares, que podem ser o tamanho e participação de mercado da empresa analisada, além dos preços dos produtos comercializados, dentre outras variáveis. A ideia central é realizar uma análise do valor presente líquido VPL.
VPL é uma técnica superior de análise econômica de investimentos. Ela considera os fluxos de caixa ao invés de lucros, descontando corretamente esse fluxo utilizando a taxa apropriada. Para que possamos potencializar o uso da técnica VPL, utilizamos a análise de sensibilidade, conforme ensinam Ross, Westerfield e Jaffe (2015).
Dentre os métodos de análise econômica de investimentos, temos as técnicas sofisticadas e as não sofisticadas. Identifique as técnicas sofisticadas de análise econômica de investimentos:
II – Taxa média. 
III – VAL e TIR. 
c) O item III está correto
Ao realizar estudos de análises econômicas de projetos de investimento, existe a possibilidade de se realizar a análise de sensibilidade. Qual alternativa apresenta um conceito de analise de sensibilidade?
I – Consiste em avaliar o quanto é a sensibilidade de um cálculo de VPL em relação às variações de informações complementares. 
II – Consiste em avaliar o quanto é a sensibilidade de um cálculo de VPL em relação às variações de informações principais. 
III – Consiste em avaliar o quanto é a sensibilidade de um cálculo de VPL em relação às variações de informações principais e complementares. 
a) O item I está correto.
O valor presente líquido VPL é uma técnica de análise econômica de investimento considerada teoricamente robusta; como já vimos, ela considera os fluxos de caixa ao invés de lucros, usa todos os fluxos de caixa do projeto e desconta este corretamente, utilizando a taxa apropriada. Para que possamos potencializar o uso da técnica VPL, utilizamos a análise de sensibilidade. Qual alternativa apresenta as características de robustez do VPL?
I – Considera os fluxos de caixa ao invés de lucros. 
II – Usa todos os fluxos de caixa do projeto. 
III – Desconta corretamente o fluxo de caixa, utilizando a taxa apropriada. 
d) Os itens I, II e III estão corretos.
	
Referência: Análise de investimentos e fontes de financiamento - Mauro Stopatto

Outros materiais