Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
64 pág.
ACREDITAÇÃO HOSPITALAR e Auditoria

Pré-visualização | Página 1 de 14

isciplina(s):
Acreditação Hospitalar
	Data de início:
	24/03/2021 08:18
	Prazo máximo entrega:
	-
	Data de entrega:
	24/03/2021 08:18
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/10 - Acreditação Hospitalar
A seção de segurança do paciente do Manual da ONA envolve processos relativos à assistência prestada aos pacientes/cliente, estabelecendo relações entre as etapas necessárias e fundamentais para a prática clínica transdisciplinar, realizadas por meio de padrões de qualidade adequados à redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado à atenção à saúde; Considerando essa seção analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Envolve desde o primeiro atendimento ao paciente na recepção, admissão, internamento e todas as orientações conforme o grau de complexidade e especialização que a organização de saúde dispõe;
II- Os Cuidados intensivos, Atendimento emergencial, Assistência Nutricional, Assistência Oncológica e Terapia Antineoplásica são subseções da seção de segurança do paciente;
III- Na subseção Internação, nos requisitos do padrão do nível 1 se identifica o perfil assistencial, dimensiona recursos humanos, tecnológicos e insumos conforme necessidade do serviço, dispõe profissionais competentes e capacitados para o serviço, cumpre critérios para identificação de pacientes/clientes e fluxo de atendimento às urgências e emergências e estabelece plano terapêutico individualizado.
IV – Na subseção Internação, nos requisitos do padrão do nível 2 está contemplado o atendimento a pacientes/clientes vítimas de agressão física, moral, psicológica, abandono e tentativa de suicídio.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as proposições I, II e III estão corretas;
	
	B
	Apenas as proposições II e IV estão corretas;
	
	C
	Apenas as proposições II, III e IV estão corretas;
	
	D
	Todas as proposições estão corretas.
R. D – Material de apoio aula 5
Questão 2/10 - Acreditação Hospitalar
A auditoria está pautada em alguns princípios, como: confiabilidade, eficácia, apoio a gestão e controles, por meio do fornecimento de informações com a finalidade de que a instituição possa agir para a melhora de seu desempenho. Considerando alguns dos princípios essenciais do auditor, conforme orientação da Norma ISO 19011:2002 (ABNT, 2002), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Conduta ética – Independência - Abordagem baseada em evidências
R. A  – Material de apoio - Aula 04
	
	B
	Apresentação justa - Parcialidade – Conduta ética
	
	C
	Independência – Relatórios Imprecisos - Cuidado profissional
	
	D
	Cuidado profissional – Independência – Parcialidade
Questão 3/10 - Acreditação Hospitalar
O manual da Organização Nacional de Acreditação – ONA apresenta a seguinte estrutura: seções, subseções, padrões, requisitos do padrão e notas orientadoras. Leia as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso e assinale a sequência correta:
( ) Seções: Estão agrupados os processos com características e fundamentos semelhantes e que possuem afinidades entre si.
(   ) Subseções:Para cada subseção existem padrões interdependentes que devem ser integralmente atendidos.
( ) Padrão:  São elaborados com base na existência de três níveis, sempre do mais complexo para o mais simples.
(  ) Requisitos: são os itens a serem cumpridos pela organização separados conforme o nível a ser alcançado, baseados na essência do padrão.
Nota: 0.0
	
	A
	V,V,F e V
R. A – Aula 05 – Material de apoio
	
	B
	V, F, F, e V
	
	C
	F, V, V, e V
	
	D
	V, F, V e V
Questão 4/10 - Acreditação Hospitalar
A auditoria está pautada em alguns princípios, como: confiabilidade, eficácia, apoio a gestão e controles, por meio do fornecimento de informações com a finalidade de que a instituição possa agir para a melhora de seu desempenho. Considerando alguns dos princípios essenciais do auditor, relacione as colunas a seguir e assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	3-5-1-4-2
	
	B
	2-4-3-5-1
	
	C
	4-1-5-3-2
R. C – Material de apoio – Aula 04
	
	D
	5-3-1-2-4
Questão 5/10 - Acreditação Hospitalar
Uma das grandes sessões que compõem o Manual da ONA é a Gestão Organizacional que está relacionada à qualidade e aos processos de gestão, à cultura organizacional, chegando à gestão sistêmica organizacional, compliance e governança coorporativa. Considerando as subseções que compõem a Gestão Organizacional analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Gestão do acesso ao cuidado – Gestão Administrativa e Finanças – Gestão de Pessoas – Gestão da Informação e Comunicação – Gestão de Assistência Farmacêutica;
	
	B
	Gestão de Assistência Farmacêutica – Gestão da Informação e Comunicação – Gestão de Serviços de Apoio – Gestão Processamento de materiais e esterilização - Gestão de Equipamentos e Tecnologia Médico-Hospitalar;
	
	C
	Gestão da qualidade e segurança – Gestão de Suprimentos e Logistica – Gestão de Pessoas – Gestão da Infraestrutura Patrimonial – Liderança Organizacional;
R. C  – Aula 05- Material de apoio.
	
	D
	Gestão de Segurança Patrimonial – Gestão da Infraestrutura Patrimonial - Gestão de Pessoas – Gestão de Custos – Gestão de Atendimento ambulatorial;
Questão 6/10 - Acreditação Hospitalar
Conforme o Instituto Brasileiro de Coaching (Marques, 2018) para alcançar bons resultados é necessário planejar, ter disciplina e elaborar plano de ação, que se define como uma forma de separar as etapas de elaboração da execução, obtendo estudos detalhados de todas as atividades necessárias e envolvidas. Não é diferente com o processo de acreditação. Considerando as ações que devem ser realizadas na “Etapa de Ação I”, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Conscientizar e mobilizar os profissionais do hospital quanto à implantação de acreditação;
II- Formar e capacitar Comitê de condução da adequação da gestão aos requisitos de acreditação;
III- Documentar os riscos críticos como registros de notificação, protocolos de gestão;
IV- Capacitar e educar os profissionais do hospital quanto aos conceitos, valores, requisitos e diretrizes da acreditação;
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as proposições I, II e III estão corretas;
	
	B
	Apenas as proposições II, III e IV estão corretas;
	
	C
	Apenas as proposições I, II e IV estão corretas;
R. C – Material de apoio aula 6
	
	D
	Todas as proposições estão corretas.
Questão 7/10 - Acreditação Hospitalar
A ONA determina que sejam seguidos e cumpridos os requisitos de padrão de seu manual, porém não recomenda e nem sugere ferramentas, processos ou técnicas específicas para a implantação da Acreditação. O manual ONA está organizado em 4 grandes seções, quais são elas?
Nota: 0.0
	
	A
	Gestão Organizacional - Segurança do Paciente – Diagnóstico e Terapêutica – Gestão de Apoio
R. A – Material de apoio – Aula 05
	
	B
	Gestão Administrativa – Gestão de Serviços – Gestão da Informação – Gestão de Apoio
	
	C
	Segurança do Paciente – Diagnóstico e Terapêutica – Assistência à Saúde – Higienização
	
	D
	Gestão de Apoio – Gestão de Serviços – Gestão de Equipamentos – Gestão da Assistência
Questão 8/10 - Acreditação Hospitalar
A acreditação hospitalar consiste em um processo de avaliação voluntário, periódico e reservado, cujo objetivo é garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente aceitos, conforme a metodologia oferecida pela ONA. Porém, isso não garante que as instituições não sofram impactos positivos e/ou negativos no decorrer do processo ou mesmo quando alcançam a acreditação. Considerando os impactos positivos da acreditação analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta:
Página123456789...14