Buscar

AOL 04 EMPREENDEDORISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1ª AVALIAÇÃO - 5 NA
Prof. Ana Larissa Andrade Disciplina: Execução e cumprimento de sentença Valor da avaliação: 8,0 (oito pontos)
Obrigatória
1.Juliana e Luiza, residentes em Salvador/BA, decidiram, com base na autonomia da vontade que lhes é possibilitada pelo direito contratual, criar um novo contrato não previsto em lei. Neste contrato, definiram que estaria dispensada a assinatura de duas testemunhas para que o acordo tivesse força executiva, que o foro seria a cidade de Brasília/DF e que as obrigações seriam desproporcionais entre as partes, cabendo mais deveres a Luiza que a Juliana. Sobre a exequibilidade do título, assinale a alternativa correta.Requer resposta. Opção única.
(1 Ponto)
O título executivo é exequível, ensejando, na hipótese, processo de execução autônomo, no qual o devedor, caso deseje, poderá opor embargos à execução.
O título é inexequível, em razão da ausência de exigibilidade, já que o foro de eleição não admite a indicação de local diverso da residência dos contratantes.
O título é inexequível, em razão do princípio da tipicidade dos títulos executivos, segundo o qual o elenco de títulos executivos previstos em lei constitui numerus clausus, não podendo as partes dispensarem o requisito essencial da assinatura das testemunhas.
O título é inexequível, em razão da impossibilidade de submeter contrato atípico ao crivo do Judiciário, devendo as partes se dirigirem ao juízo arbitral.
2.Analise as alternativas abaixo e assinale a correta:Requer resposta. Opção única.
(1 Ponto)
O fiador, quando executado, tem o direito de exigir que primeiro sejam executados os bens do devedor, situados na mesma comarca, desde que livres e mesmo que embargados.
O processo de execução, cujo objetivo consiste em dar efetividade a um provimento judicial de mérito, é uma espécie do gênero processo de conhecimento.
Como resultado da liberdade de contratar protegida pelo direito, não há impedimento para que particulares criem título executivo extrajudicial não previsto em lei.
Para a configuração da fraude de execução, é indispensável a citação válida, inclusive na hipótese de alienação ou oneração de bens efetuada após a averbação da penhora na matrícula do imóvel.
Os bens do fiador ficarão sujeitos à execução, se os do devedor forem insuficientes à satisfação do direito do credor, podendo o fiador que pagar a dívida reaver o valor pago tão somente através do meio próprio, que é a ação regressiva contra o afiançado.
3.Marcela e Raul possuem um contrato de locação de imóvel e em razão dele, Raul possui o crédito, documentalmente comprovado, decorrente de aluguel de imóvel que Marcela deixou de pagar. Raul lhe procura como advogando desejando iniciar um processo de conhecimento para obter o pagamento da quantia devida por Marcela. Com base na situação relatada, assinale a alternativa correta.Requer resposta. Opção única.
(1 Ponto)
De acordo com o CPC, o remédio jurídico proposto por Raul não é possível, tendo em vista que ele possui um título executivo e, portanto, deve utilizar uma execução para perseguir o crédito.
Raul poderá optar pelo processo de conhecimento para obter a quantia devida por Marcela.
Raul não tem legitimidade para perseguir o crédito decorrente do contrato de locação de imóvel, a menos que apresente fiador.
Raul não possui título executivo, devendo, necessariamente, ingressar com uma ação de conhecimento.
4.A empresa Soluções Integradas dispõe de serviços em diversas áreas do conhecimento e está adquirindo livros para sua nova biblioteca. No intuito de adquirir os melhores livros do mercado, procurou a Editora Pegasus e firmou negócio jurídico. As partes pactuaram a entrega imediata dos livros, com o pagamento futuro do preço, acordado em R$ 15.000,00 (quinze mil reais). Toda a mercadoria foi entregue e nenhum documento foi assinado em nenhum momento da transação. A negociação foi presenciada por Juliana. Na data fixada para pagamento do preço, a empresa Soluções Integradas se negou a repassar a quantia e, apesar das tentativas de solução amigável, o problema persistiu. A Editora Pegasus procura você como advogado para propor execução. Explique ao seu cliente se o remédio jurídico-processual proposto é cabível, baseando-se na legislação, doutrina e jurisprudência pertinentes.Requer resposta. Opção única.
(1 Ponto)
Recomenda-se ao cliente ingressar com uma ação de conhecimento, tendo em vista a necessidade de submeter títulos extrajudiciais ao Poder Judiciário para que adquiram força executiva.
Não é possível promover a execução imediata, uma vez que sequer há título executivo na hipótese, pois o instrumento particular não contém a assinatura do devedor e de duas testemunhas, sendo possível, no entanto, ajuizar ação de conhecimento para obter título judicial.
É possível ingressar com ação de execução baseada em título executivo extrajudicial, pois a assinatura da segunda testemunha é dispensável à caracterização do título e pode ser suprida em juízo pela lavratura de auto de penhora.
Considerando que nenhum documento foi assinado, somente restaria à Editora Pegasus perseguir o crédito através da via extrajudicial, não podendo, portanto, ajuizar execução.
5.Sobre a execução civil, assinale a alternativa correta.Requer resposta. Opção única.
(1 Ponto)
É lícito ao autor cumular várias execuções fundadas em títulos diferentes, sendo necessário, para tanto, apenas que o juízo competente seja o mesmo.
O compromisso de ajustamento só tem eficácia se submetido à homologação judicial.
Considera-se em fraude à execução a alienação ou oneração de bens quando, ao tempo da alienação ou oneração, corria contra o devedor demanda capaz de reduzi-lo à insolvência.
Quando o juiz decidir relação jurídica sujeita a condição ou termo, o credor poderá executar a sentença sem provar que se realizou a condição ou que ocorreu o termo.
Observados os requisitos legais, o credor tem a faculdade de desistir de toda a execução, mas lhe é vedado desistir de apenas algumas medidas executivas.
6.Nome completo do aluno:Requer resposta. Texto de linha única.
7.Sobre a execução civil, assinale a alternativa correta:Requer resposta. Opção única.
(1 Ponto)
a execução civil não pode recair sobre patrimônio que não o do devedor, indicado no título executivo, único que possui legitimidade ordinária primária para compor o polo passivo da execução.
é lícito ao exequente cumular execuções, ainda que fundada em títulos diferentes e em procedimentos diferentes.
admite-se a intervenção de terceiros na execução, a exemplo da utilização do incidente de desconsideração da personalidade jurídica, da denunciação à lide e da assistência.
em razão de fato superveniente à formação do título, Maria obteve a legitimação ordinária secundária para compor o polo ativo da execução, hipótese na qual deverá provar o ato/fato que lhe conferiu legitimidade.
estão sujeitos à execução todos os bens do executado, vez que a responsabilidade patrimonial é considerada ilimitada pelo CPC/15.
8.Sobre os títulos executivos extrajudiciais, assinale a alternativa que indica corretamente um deles:Requer resposta. Opção única.
(1 Ponto)
o contrato de seguro de vida
o documento particular assinado pelo devedor e uma testemunha
a escritura pública, desde que assinada pelo devedor
a certidão de dívida ativa da Fazenda Pública da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, correspondente aos créditos inscritos na forma da lei
o instrumento de transação referendado pelo Ministério Público e homologado pelo juiz competente
9.Matrícula:Requer resposta. Texto de linha única.
10.A respeito da liquidação de sentença, analise as assertivas abaixo e assinale a correta.Requer resposta. Opção única.
(1 Ponto)
se a sentença contiver parte líquida e outra ilíquida, deverá o credor promover a liquidação desta, para, depois, promover a execução da totalidade do crédito.
as decisões interlocutórias proferidas nessa fase do processo são irrecorríveis, inclusive para fins de esclarecer obscuridade ou contradição.
a instauração dessafase do procedimento só pode ser requerida pelo devedor, vez que possui direito subjetivo à se desonerar da obrigação.
na liquidação é possível discutir amplamente a lide, inclusive modificando a sentença que a julgou ou requerendo a produção de provas por todos os meios em direito admitidos.
se a determinação do valor exato da condenação decorrente de sentença judicial depender apenas de cálculos aritméticos, será dispensada a fase de liquidação de sentença, sendo lícito ao credor propor diretamente o cumprimento da sentença instruído de demonstrativo discriminado e atualizado do crédito

Outros materiais