A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Avaliação Final

Pré-visualização | Página 1 de 2

cadêmico:
	Janaina Vieira Costa (2592639)
	
	Disciplina:
	Técnicas de conservação, preservação e gestão de documentos (BIB104)
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O tipo de material de um objeto influencia o seu estado de conservação. Para realizar um diagnóstico confiável e assim atingir um padrão de conservação preventiva aceitável a essa materialidade, é preciso que uma equipe qualificada reconheça os agentes deteriorantes que podem afetá-la. Sobre os agentes deteriorantes, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Agentes humanos.
II- Agentes biológicos.
III- Agentes ambientais.
(    ) Danos provocados por macro ou microrganismos.
(    ) Danos provocados por negligência, omissões, vandalismo, guerras etc.
(    ) Danos atuantes na resistência dos materiais, como temperatura, luz, umidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	II - III - I.
	2.
	A UNESCO - Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura - publicou um documento intitulado Memória do Mundo: diretrizes para a salvaguarda do patrimônio documental. Nesse documento, define-se patrimônio documental como a memória coletiva documentada de uma nação ou dos povos. Os documentos são, assim, parte da identidade de uma sociedade e exercem um papel de "patrimônio cidadão". Preservar esse patrimônio é função de uma equipe multidisciplinar e é essencial para a difusão da história e cultura, através de uma educação patrimonial. Sobre a preservação de documentos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A preservação documental é fundamental para a análise da história.
PORQUE
II- O patrimônio documental contém informações administrativas, históricas e culturais, fundamentais, estas que devem estar acessíveis por longo período para estudo e pesquisa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: mowlac.files.wordpress.com/2012/07/diretrizes-para-a-salvaguarda-do-patrimc3b4nio-documental.pdf. Acesso em: 14 mar. 2020.
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	 b)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	3.
	A conservação preventiva em museus é desenvolvida a partir do enfoque sistemático de esforços, a fim de garantir a integridade dos bens e das pessoas. Assim, o conhecimento e a informação sobre os processos e procedimentos com o acervo podem ser considerados medidas de preservação e conservação. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As condições deteriorantes ambientais, biológicas e humanas não precisam de observação, pois estão claras na sua manifestação nos acervos.
(    ) Conhecer a predisposição de finitude das coisas é conhecer os fatores que transformam e aceleram o seu processo final.
(    ) Os objetos em sua materialidade, substância, altura, comprimento, peso e largura tem caráter de inextinguibilidade.
(    ) Cabe ao profissional dos museus analisar a situação de riscos que sondam os ambientes museológicos, e adotar o uso de invólucros, materiais e ações dedicadas a proteger os artefatos das coleções.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	As técnicas em conservação são desenvolvidas em um processo sequencial, exigindo o cumprimento de etapas para melhores resultados. Cada fase comporta diferentes atividades que, segundo Costa (2003), se classificam em sucessão de ações. Sobre a sequência das etapas de conservação, analise as opções a seguir:
I- Diagnóstico - Reparos - Armazenamento - Monitoramento ambiental.
II- Diagnóstico - Monitoramento ambiental - Vistoria - Reparos.
III- Acondicionamento - Higienização - Encadernação - Armazenamento.
IV- Plano de Salvamento - Diagnóstico - Acondicionamento - Encadernação.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: COSTA, M. F. Noções básicas de conservação preventiva de documentos. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2003.
	 a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 b)
	As opções I e II estão corretas.
	 c)
	As opções I e III estão corretas.
	 d)
	As opções III e IV estão corretas.
	5.
	A legislação federal que rege os museus define que, entre outras atribuições, a conservação dos acervos museológicos é parte de sua função social. No interior da instituição, os cuidados com o acervo devem ser pensados por uma equipe interdisciplinar. No que se refere aos cuidados pessoais com a equipe que trata do acervo, analise as sentenças a seguir:
I- O uso de guarda-pós, aventais, máscaras e luvas são equipamentos imprescindíveis.
II- A preservação refere-se à proteção, isto é, proteger o patrimônio museológico e seus agentes externos.
III- Evitar de ingerir alimentos em áreas que contenham peças é medida que evita a ação de microrganismos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	6.
	O programa Memória do Mundo, vinculado à Unesco, definiu patrimônio documental como a memória coletiva documentada de uma nação ou dos povos. Os documentos são, assim, parte da identidade de uma sociedade, e exercem um papel de "patrimônio cidadão". Eles visam facilitar a preservação do patrimônio documental humano, facilitar o seu acesso e conscientizar de sua relevância. Sobre o tema, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A respeito desse programa de preservação documental, é possível reconstruir fatos, identificar a memória e a identidade de uma nação.
PORQUE
II- A consciência sobre a importância dos documentos para essa sociedade, utilizando como ferramenta de conscientização a educação patrimonial, ainda não é suficiente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 d)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	7.
	A conservação interrompe a degradação de documentos em diferentes suportes materiais. Higienizar sujidades, reparar danos e acondicionar os materiais são medidas que contribuem para a estabilidade dos documentos, especialmente de arquivos. De acordo com Cassares (2000), a respeito dos conceitos relevantes à arquivologia e suas denominações, associe os itens, utilizando o código a seguir::
I- Conjunto de ações conjuntas visando estabelecer um ambiente salutar aos documentos.
II- Medidas estabilizadoras visando a reversão dos danos.
III- Estratégias de ordem administrativa.
(    ) Preservação.
(    ) Conservação.
(    ) Restauração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CASSARES, N. C. Política de preservação de documentos arquivísticos. São Paulo: Arquivo do estado, 2000.
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	III - I - II.
	8.
	Conhecer as características do tipo de papel é uma maneira de auxiliar na identificação de problemas, assim como na escolha dos procedimentos e materiais adequados para seu tratamento. O papel se deteriora muito facilmente, mesmo já tendo sido higienizado e reparado. Considerando a restauração de livros, sobre as causas mais comuns de deterioração do papel, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GIORDANO, P. A. de. A restauração de livros raros: procedimentos e critérios a serem seguidos. In: GIORDANO, P. A. de; CASSARES, N. C.; MOTTA, G. C. (Orgs.) Diálogos: conservação de acervos de bibliotecas. São Paulo: USP,