Buscar

A1 - Simulação e Modelos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
	 
	STEAM
 
	Disciplina:
	Simulação e Modelos
	Curso:
	Engenharia de Produção
	Turma: I
	2020.2
	Professor (a):
	Vaner do Prado
	Aluno (a):
	 
	Matrícula:
	 
	Valor total da avaliação:
	AVALIAÇÃO A1
	20/10/2020
	 
	 
	 
	 
	 
 
1. LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES E OBSERVAÇÕES
1. Após receber a avaliação o (s) estudante (s) deverá (ão) ler as instruções com muita atenção.
2. A avaliação poderá ser realizada de forma individual, em dupla, em trio, em equipe de quatro ou em equipe de cinco pessoas.
3. Assim que receber o texto e o roteiro de questões o (s) estudante (s) deve (m) preencher a folha de respostas contendo o (s) nome (s) completos de todos os componentes das equipes, realizando a postagem no sistema BlackBoard até o dia 27/10/2020 (19h).
 
1.  As soluções e/ou respostas das questões devem ser digitadas e enviadas em arquivo PDF, para que possa ser dado a devolutiva de correção.
1. Em caso de o estudante utilizar textos publicados, para justificar as respostas, as fontes devem referenciadas, conforme normas da ABNT;
1. As respostas das questões devem ser construídas com base nos textos disponibilizado, nas discussões feitas durante as aulas, nas consultas a materiais disponíveis (desde que sigam a orientação do item 4) e pelo background do (s) estudante (s).
1. As respostas devem atender de forma direta a lógica solicitada no enunciado, podendo ser construídas sob a forma de pergunta e resposta, bem como, sob a forma dissertativa, sempre seguindo a estrutura do enunciado que foi solicitado.
1. Critérios de Avaliação: as questões abertas possuem peso/valor (2,5 pontos) cada questão. Para fins de correção, será levado em conta a identificação e utilização dos conceitos de forma coerente e adequada; o desenvolvimento do raciocínio e da fundamentação das questões, de forma lógica e clara com relação ao solicitado; a manutenção da coerência entre pergunta e resposta, tendo como balizador o conteúdo trabalhado na sala de aula e o referencial bibliográfico contido no programa e distribuído aos estudantes ou explicitado na questão e; observação dos aspectos de ortografia e gramática em suas respostas;
Glossário de Ações Para as Respostas:
Explicar - Verbo transitivo direto.  Fazer com que fique claro e compreensível; descomplicar uma ambiguidade: explicar um mistério, fenômeno ou fato. Podem ser utilizados referencias ou seus próprios argumentos.
Caracterizar - Verbo transitivo direto e pronominal. Destacar as características de algo (fato, fenômeno, mistério), de alguém ou de si próprio; colocar em relevo. Podem ser utilizados referencias ou seus próprios argumentos.
Justificar - Verbo transitivo direto e pronominal. Demonstrar, provar, posicionar-se. Justificar o procedimento, fato ou fenômeno.  Fazer ver que uma coisa não é falsa ou infundada. Precisa ser pessoal com os próprios argumentos.
Exemplificar - Verbo transitivo direto e bitransitivo. Fazer com que algo se torne compreensível ou claro; elucidar ou explicar através da utilização de exemplos práticos.
Relacionar - Verbo transitivo direto. Demonstrar uma relação, conexão, entre uma coisa e outra (fatos, fenômenos, mistérios, eventos): relacionou a tragédia com a pobreza; relacionava as melhorias à informação.
BOA SORTE!
 
Questões
Texto Base Para Resposta 1 (peso 3)
Um estudo clássico em pesquisa operacional, conforme TAHA (l982) e WAGNER (1986), possui etapas claras que precisam ser realizadas, quando de sua condução:  a) Formulação do Problema; b) Construção do Modelo; c) Solução do Modelo; d) Validação do modelo e; e) Avaliação final.
 
O trabalho de PIDD (Modelagem Empresarial – ferramentas para tomada de decisão) apresenta a dimensão e alcance desse ferramental, para as áreas de gestão.  “O princípio básico é simples. Analistas constroem modelos do sistema de interesse, escrevem programas destes modelos e utilizam um computador para inicializar o comportamento do sistema e submetê-lo a diversas políticas operacionais. A melhor política deve ser selecionada.”
(Pidd, 2000, p. 36).
 
Com base na citação de Pidd (2000) e utilizando as etapas de um estudo tradicional em Pesquisa Operacional, Conceituar, Explicar e Exemplificar os termos modelagem e simulação, como elementos de um processo completo de simulação, destacando também suas interações.
 
Texto Base Para Resposta 2 (peso 3)
 
Ao utilizar o texto de Manuel Castells, observa-se que a sociedade, integrada pela comunicação, passou a viver o que se denomina de aldeia global.
 
A sociedade em rede se espalha seletivamente por todo o planeta, funcionando em locais, culturas, organizações e instituições preexistentes que ainda compreendem a maior parte do ambiente material da vida das pessoas. A estrutura é global (Castells, 2017, p. 74).
 
As corporações empresariais passaram a utilizar os recursos da comunicação, para lançar novos negócios (produtos e serviços), integrar operações, racionalizar processos dentre muitas outras. Para Cruz (2014), um Sistema de Informação Gerencial é conjunto de tecnologias que disponibiliza os meios necessários à operação do processo decisório em qualquer organização, por meio do tratamento dos dados disponíveis. Já para Kelton et al. (1998), simulação é uma gama variada de métodos e aplicações que reproduzem o comportamento de sistemas reais, usualmente utilizando-se de ferramentas computacionais, com o intuito específico de apoiar a tomada de decisão em determinado ponto (processo) organizacional.
 
Assim, com base nas definições vistas pelos autores e com os trabalhos desenvolvidos em sala de aula, por meio de seminários e apresentações de casos reais, desenvolver as seguintes questões:
a. Estabelecer as diferenças entre sistemas de informações genéricos e sistemas computacionais;
b. Explicar a utilização de cada um desses sistemas pelo mundo empresarial;
c. Exemplificar (com base nos processos e resultados a serem obtidos) cada um desses sistemas;
 
Texto Base Para Resposta 3 (peso 3)
 
Conceituar, Explicar e exemplificar os três tipos mais comuns Simulação Computacional: a) Simulação Estática ou de Monte Carlo; b) Simulação de Sistemas Contínuos e :c) Simulação de Eventos Discretos.
 
Texto Base Para Resposta 4 (peso 1)
Com base nos que foi até aqui discutido nas aulas, textos, estudos de casos e seminários, descreva suscintamente, como está sendo recebido o conteúdo de simulação, qual a sua percepção do grau de apreensão deste conteúdo, qual a importância que você atribui a este conteúdo e como espera poder fazer uso dele em sua carreira profissional.
 
Boa Sorte!

Outros materiais